quarta-feira, 15 de abril de 2009

DOGMA 2009

Gostei muito deste artigo escrito por Eduardo Nasi na coluna Cada um no seu quadrinho para o site Universo HQ. Estou postando os itens contidos no DOGMA 2009 e deixando o link para o artigo cumprindo assim o item 10. Achei bastante divertido e bem humorado o artigo e logo abaixo deixo minha opnião sobre os itens do DOGMA 2009, que foi inspirado no DOGMA 95 que tinha como objetivo melhorar a indústria do cinema e a qualidade dos filmes.

Site do Universo HQ onde você encontra o artigo do jornalista Eduardo Nasi sobre o DOGMA 2009: http://www.universohq.com.br/ .

Os itens do DOGMA 2009 (Façam seus votos) :

1) A pluralidade é fundamental. Tendo isso em mente, todo o participante do Dogma deve ler mensalmente quadrinhos de cinco nacionalidades diferentes e de cinco gêneros diferentes. A regra apenas não se aplica a quem ler menos de cinco edições por mês. Nesse caso, ainda assim, não se pode repetir nem nacionalidades nem gêneros.

2) É proibida a leitura de quadrinhos em que personagens ranjam os dentes para expressar raiva ou furor, simplesmente porque essa não é uma reação humana. Humanos gritam, choram, fazem beiço e demonstram emoções.

Quem range dente sofre de bruxismo, e somente personagens com bruxismo declarado poderão ranger sua arcada dentária. Este item, que pode soar ingênuo e despropositado, não deve ser menosprezado, pois resolve aproximadamente 78% dos problemas do mercado de HQs.

3) Como os quadrinhos foram dominados por homens ao longo de sua história, a misoginia não poderia ser vetada de forma alguma. Mas deve-se rejeitar HQs misóginas toscas, de autores que claramente passam a impressão de nunca terem passado a noite com uma mulher de verdade na vida. Em caso de dúvida, o quadrinhista Robert Crumb pode ser considerado um cânone para a avaliação do que é boa misoginia.

4) O uso de saco plástico para proteger os quadrinhos não é aceitável. Bons quadrinhos precisam de oxigênio. Por consequência, veta-se o uso de pinças, luvas ou de qualquer outro tipo de frescura para armazená-los e manuseá-los.

5) O apego ao mundo material, na forma do colecionismo obcecado, tem causado grande mal aos quadrinhos e precisa ser desestimulado. Bons quadrinhos devem circular. Empreste-os ou, preferencialmente, doe-os para que outros possam lê-los.

6) A expressão "É cofre" para designar compra obrigatória de uma HQ está abolida. A aquisição de quadrinhos não pode ser vista como um comportamento ansioso ou desesperado, nem mesmo como um investimento. Além do mais, a ideia de "cofre" implicita a restrição à circulação dos quadrinhos, contrariando o item 5.

7) A publicação de quadrinhos na internet é profundamente incentivada pelo Dogma, desde que as obras sigam o que está estabelecido nele.

8) O Dogma nada tem a dizer a respeito da moralidade envolvida na prática de pirataria digital, que vai da consciência e da postura de cada leitor, bem como da decisão particular de obediência ou não das leis.

Contudo, o Dogma acredita que os autores e editores dos bons quadrinhos devem ser sempre recompensados pelo seu trabalho. Os participantes do Dogma devem ser informados que essa recompensa costuma ser um incentivo para que o trabalho tenha continuidade.

9) As tiras diárias publicadas na imprensa são consideradas um veículo poderoso de catequização do público não especializado. Portanto, todo participante do Dogma é estimulado a entrar em contato com jornais e revistas a que tem acesso para pleitear melhorias na seção de tiras das publicações. Na oportunidade, pode-se solicitar também uma cobertura melhor e mais crítica do setor de quadrinhos.

10) Cada participante do Dogma deverá repassar o texto para outros três leitores de quadrinhos.

Fonte: Universo HQ

Nerd Power!

Meus comentários sobre os intens do DOGMA 2009:

1) Concordo quem só lê um tipo de HQ está perdendo ótimas leituras de outros gêneros e etnias.

2) Ranger os dentes também é uma ação humana, mas virou clichê, é sempre recomendável dar uma olhadinha na arte interna da revista, e não julgar uma hq pela capa (a maior parte das capas com rangedores de dentes apresentam histórias ruins).

3) Não curto muito misoginia, gosto de autoras de hq como Maitena, Jill Thompson ou Ai Yazawa.

4) Hummm conservar revistas é um problema...

5) Fiz uma tirinha sobre este item:


6) concordo e quando vejo esta expressão do cofre só me lembro de uma hq dos Simpson em que o Homer Simpson, colecionador de quadrinhos cheio de mimimi, fica trancado dentro de um cofre com suas revistas. Por conta de problemas com temperatura ele queima todas as revistas pra sobreviver.


7) De acordo bons quadrinhos tem que surgir em outras mídias.

8) A única coisa legal dos Scans é encontar materiais raros ou difíceis de ser publicados por aqui(sim é legal mas ilegal). Existe mais uma rede de compartilhamentos de quadrinhos de forma ilegal que pirataria propriamente dita já que ninguém cobra nada pelos scans. Enfim, para que a indústria de quadrinhos cresça é necessário que as pessoas consumam o produto isso é vital, sem falar que ter as hqs na mão é mais acessível que o scan já que você pode ler a hora em que quiser e onde quiser sem depender de uma máquina ligada à Skynet.

9) Acho que para existir uma crítica especializada é necessária a existência delas nos jornais. Aqui a maior parte está limitada a Charges e olhe lá, as vezes nem isso tem.

10) Ao ler estas informações, repasse a quem se interessar pelo assunto.

4 comentários:

Renan Ribeiro Adão disse...

Gostei o seu blog , só hoje tive tempo de dar uma conferida!


vou adicionar em meus favoritos e venhos mais vezes , gostei das ilustraçoes!

e eu tambem ja emprestei gibis , mas poucos consegui recuperar!

hoje vou postar o seu desenho no meu blog , mais uma vez , ficou bem bacana!

Olive Tree disse...

Hi, it's a very great blog.
I could tell how much efforts you've taken on it.
Keep doing!

Joseniz disse...

Legal que tenha curtido minhas ilustrações e a ilustração de seu personagem que te enviei Renan! vou continuar fazendo desenhos e aprimorando meu trabalho. Aguardo mais visitas suas, Namastê!

Joseniz disse...

Thanks Olive! I will continue working on the blog.

Namastê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...