sábado, 25 de julho de 2009

Mestre Verequete e Patativa do Assaré


O Cineclube Natal em parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes e a livraria Siciliano exibiu dois documentários sobre Cultura Popular: Chama Verequete e Patativa do Assaré: Ave Poesia. Quando cheuguei o local já estava lotado (felizmente ao contrário dos shoppings é bom quando está assim) e o primeiro filme já estava começando a ser exibido. O que posso dizer? ambiente agradável, pessoas agradáveis e dois filmes lindos para assistir? O que mais eu posso querer? Logo após a exibição dos dois filmes teve um ótimo debate sobre o trabalho de Patativa e ainda uma inesperda apresentação musical (Não sei se teve isto na exibição nos outros cineclubes, mas no de Natal teve e fechou com chave de ouro a noite, que foi muito agradável). Para conhecer mais sobre o Cineclube natal e conhecer sua programação de filmes em exibição, visite o blog oficial: http://cineclubenatal.blogspot.com/. Em outro momento falo mais sobre cineclubes, tenho muito o que falar sobre iste assunto mas, vou deixar para o momento certo. Para fechar este post, vou falar sobre os filmes que assisti, e um pouco do trabalho destes dois grandes mestres que são Verequete e Patativa do Assaré:

Mestre Verequete, ou Augusto Gomes Rodrigues foi compositor, cantor, poeta e considerado o Rei do Carimbó no Pará. Com 12 discos gravados entre outras coisas, Verequete foi o maior divulgador do Carimbó pelo país. O carimbó é um ritmo do Pará com raízes afro-indígenas, cantado e tocado com instrumentos feitos de pau e corda.

O filme além de apresentar a história de Verequete mostrando sua transição de campo para a cidade após a morte da mãe, mostra uma transição cultural da terra de origem para a capital urbana através da expressão do Carimbó. O curta faz um paralelo entre a vida de Verequete(explicando inclusive a origem deste nome) e a origem de suas músicas como"pontos", "sereia" e "no balanço do mar" ao ritmo manifestado pelo Carimbó. Uma das cenas que considero mais representativas e icônicas do filme, que simboliza quem é Verequete, é a cena mostra o Mestre Verequete cantando Carimbó elegantemente sentado em um trono. O filme recebeu um prêmio em gramado em 2002 de melhor música, que foi elaborada pelo próprio Verequete, além de receber uma menção honrosa no festival de Curitiba no mesmo ano.

Chama Verequete
Ano: 2002
Diretores: Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira



Patativa do Assaré, ou Antônio Gonçalves da Silva, foi um grande poeta, compositor, cantor, improvisador e sobretudo um grande ser humano nascido em terras brasileiras. Seu trabalho é estudado e tido como referência literária tanto no Brasil como na Europa. Suas poesias tocam profundamente a alma do ser humano, falam a linguagem do povo brasileiro e são mais cultas do que as de muitos poetas que fizeram universidade.Recebeu diversos prêmios e homenagens nacionais e internacionais e mesmo após sua morte não deixou de ser lembrado e continua recebendo prêmios e homenagens.

O documentário histórico sobre Patativa do Assaré foi uma das coisas mais fascinantes que assisti este ano. O filme narra a história dos 93 anos de vida e poesia de Patativa.Uma das melhores coisas do filme é que ele conseguiu unir de forma magistral a vida e obra de patativa, com acontecimentos históricos e políticos do Brasil. Sobretudo os acontecimentos políticos, cada escolha feita pelo diretor seja nas imagens ou na música foram usadas como crítica social da mesma forma que a poesia de Patativa. A parte que narra a vida de Patativa é comovente e inspiradora, misturando vários momentos que vão da alegria à tristeza, e o interessante é que desde o início tudo está unido não se separa a vida de patativa de sua poesia e de seu contexto social e político. O filme é maravilhoso, e deveria estar circulando por todos os cinemas do país para que mais pessoas conhecessem a história deste grande mestre. As filmagens de Patativa foram feitas ao longo dos anos de amizade com o cineasta Rosemberg Cariry, que registrou mais de 100 horas de Patativa e elaborou este filme sobre o amigo. Nas palavras do diretor: "O resultado é um filme onde Patativa fala e mostra-se em suas dimensões poética, humana e política.Não procurei fazer um grande exercício de linguagem. Não tem nada de inovador na produção. Fiz este filme para o velho mestre, para que as pessoas vejam e compreendam a grandeza de Patativa do Assaré. Espero que este filme esteja à altura do poeta." A melhor definição de Patativa (e ela surgiu durante o debate) é a de que Patativa é: "Um imenso rio de poesia que banha o sertão do nordeste". Acredito que este filme esta à altura do mestre, o que falta é que ele seja melhor distribuído para que mais pessoas tenham acesso a ele.

Patativa do Assaré: Ave Poesia
Ano: 2009
Diretor: Rosemberg Cariry


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...