quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Prêmio Moacy Cirne- Resultado


Enfim saiu o resultado do Prêmio Moacy Cirne! Foi uma longa espera de seis meses... O resultado deste concurso já estava virando lenda urbana e só acreditei que o resultado saiu quando eu vi. Quase toda a semana do final de dezembro ao início de Janeiro eu escutava que tinha saído o resultado ia olhar e nada dele na internet. Mas desta vez foi diferente e finalmente durante esta semana o resultado saiu. Foi muito difícil encontar o link para o resultado e felizmente o quadrinhista Marcos Guerra (também conhecido como Jesus) fez uma intervenção Deus Ex- Máquina e o encontrou nas profundezas da internet. Como podem ter percebido, não cheguei a ganhar nada, mas enfim vou poder publicar as histórias que inscrevi neste concurso (e que me diverti muito fazendo) neste Blog infame e no blog da República dos Quadrinhos. Desejo meus parabéns aos vencedores e que o Moacy Cirne tenha vida longa (tanto o autor quanto o prêmio). Considero esta uma das melhores iniciativas do ano passado porque incentivou a produção de quadrinhos no RN tanto de artistas que já estão na ativa há bastante tempo como jovens que estão iniciando agora.


Claro que teve seus problemas, como por exemplo: além da longa espera, nada foi mencionado sobre as Menções Honrosas (segundo o edital quando isto ocorre, a comissão não achou pertinente. Se foi isso então tá explicado), boa parte dos artistas não sabe nem sequer se seu trabalho chegou a ser avaliado ou foi eliminado logo de cara porque isto não foi divulgado da maneira como deveria ser. Quando as coisas são bem explicadas, organizadas e divulgadas não há muita margem para reclamação. Adorei a iniciativa e por isto mesmo, não quero que os problemas se repitam. Acredito que a melhor maneira de fazer com que iniciativa melhore não é dar tapas nas costas e elogiar tudo cegamente, é indicar os problemas para que sejam criadas soluções para os mesmos (afinal ninguém trabalha problemas, trabalha soluções). Quanto aos artistas, não fiquem acomodados como certas pessoas de teatro que conheço que passam o ano inteiro sem fazer nada e só aparecem no final do ano para tentar participar do Auto de Natal. Produzam! Vocês tem potencial para fazer muito mais se não ficarem dependentes e acomodados. Eu vou continuar participando deste concurso enquanto puder, mas não vou deixar de produzir meus trabalhos individuais e em parceria (como é maravilhoso trabalhar com as pessoas certas). Abaixo deixo a lista com as categorias do concurso e os respectivos vencedores em cada uma delas:

Histórico

O Julgamento, por Luiz Elson Dantas
O RN na rota de Cabral, por Luiz Antônio Dias Borges

Infantil

A Jornada de Júlia, por Gabriel Andrade da Silva Júnior
Molecada, por Jorge Wagner Bezerra de Freitas

Aventura, Ficção e Humor

Quixaba, por João Antônio de Medeiros Neto
Saudades e lembranças de um sertão de nunca mais, por Luiz Elson Dantas

Tema Livre

Remorsos, por Carlos Alberto de Oliveira
O lápis, o traço, o pincel e a cor, por Laércio Eugenio Cavalcanti

Jovens Artistas

Lição de Vida, por Gilyan Medeiros
Emoção em alta velocidade, por Kelton Flauber Ribeiro da Costa

Fonte: Diário Oficial do Rio Grande do Norte

Além da premiação em dinheiro, os artistas terão suas histórias publicadas e uma exposição com a mostra de seus trabalhos. O ano passado não foi um ano legal para os artistas natalenses de qualquer área. Tiveram vários problemas em todas as àreas que surgiram da política cultural desta província que eu chamo de: "Política 4F: Falta de interesse em fazer as coisas acontecerem, falta de organização, falta de informação e falta de respeito com os artistas locais". Os 4F estiveram em todas as áreas e, felizmente ninguém ficou passivo e aceitou tudo numa boa. Espero que os problemas não se repitam este ano e que as coisas melhorem no cenário artístico cultural natalense. E que os artistas continuem com atitude, determinação e levando seu trabalho a sério porque se deixarem, os donos das capitanias hereditárias irão continuar permanecendo nos mesmos erros ou fazendo coisa pior nesta província. E a tendência sempre é piorar!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...