sábado, 4 de setembro de 2010

Defendor


Este com certeza é um dos melhores filmes sobre heróis que assisti e infelizmente não foi no cinema (também, nem Kick-Ass passou nos cinemas por aqui). O filme saiu por aqui em DVD com o nome de Defensor e vendido como se fosse uma daquelas comédias "super-engraçadas" (ao estilo Super-herói- o filme e genéricos), mas o filme não é uma comédia. O filme tem seus momentos engraçados, mas é mais drama que comédia. Até o nome do filme está errado! Até parece que os caras que ficaram responsáveis pala divulgação não assistiram o filme. O nome do herói é DEFENDOR e não defensor! Nem o protagonista da história curte este nome. O básico que vocês precisam saber sobre o filme é o seguinte: O filme é foda! Vou escrever um pouco aqui minhas impressões sobre o filme, mas recomendo que assistam e depois leiam o que escrevi(isto vale para quase todas minhas resenhas, costumo atirar Spoilers sem aviso prévio hehehe).

Mais um puta dia de trabalho!

Armas são para covardes! Use bolinhas de gude (aka biloca) e um estilingue! (baladeira)

O filme conta a história de Arthur Poppington, um homem que trabalha durante o dia e que sai fantasiado a noite para combater o crime. Ele usa como armas um estilingue, bilocas, vespas e um bastão de basebol como cassetete! Ele patrulha as cidades salvando vidas e combatendo o crime de malfeitores como o Capitão Indústria (na história é revelado quem é o Capitão Indústria). A narrativa do filme mostra Poppington preso narrando acontecimentos anteriores a sua prisão até certo momento, depois o filme segue de forma linear. O filme mostra em sua abordagem sobre super-heróis no mundo real, um herói tido como doido por fazer o que acha certo (e pela avaliação psiquiátrica também) e como vilão, um mundo violento com policiais corruptos, drogas, pedofilia, prostituição, com várias pessoas sofrendo por causa disto. É um belo filme que trabalha de forma muito bem conduzida a temática sobre heróis e sua importância em nossa sociedade.

Defendor!

Puta paga? Como pode uma porra destas Defendor?

O filme tem algumas citações diretas e indiretas aos quadrinhos do gênero super-herói. Estou citando algumas, mas tenho certeza que assistindo ao filme vocês podem encontrar outras. Que tal começar pela prostituta Katerina Debrofkowitz? Em um certo momento fo filme, Defendor leva uma senhora surra e salvo pela prostituta. Ele a chama de mamãe e relembra seu passado. Isto é Cavaleiro das Trevas de Frank Miller puro! Ou não lembram do momento em que Bruce Wayne é salvo por uma garota e a chama de Robin? Se não lembram, releiam a revista! Em outro momento do filme Katerina é chamada de Lois Lane por Defendor que diz que ela deveria arrumar uma máquina de escrever e elaborar matérias ao invés de se prostituir e usar Crack. Defendor tem seu próprio Comissário Gordon, aquele policial honesto em que pode confiar e desaparece que nem o Batman quando as pessoas estão distraídas. E daí tem várias citações e ligações com outros quadrinhos no filme é só descobrir!

Que herói heim?

O filme aborda o que há de melhor nas histórias de super-heróis: o lado humano. Ele mostra que as pessoas não precisam de poderes para fazer a diferença e tornar este mundo melhor. Fala que podemos inspirar as pessoas a nossa volta e causar grandes mudanças em suas vidas com as nossas ações. E isto é mostrado através das ações Arthur, Katerina, Paul e sua família além de outros personagens que aparecem na história. Em resumo: O filme mostra o que é ser um herói de verdade. Woody Harrelson e Kat Dennings fazem uma bela dupla dinâmica neste filme com ótimas interpretações dramáticas. Petter Stebbings fez um filme memorável sobre heróis em sua estréia nos cinemas e espero que seus próximos filmes mantenham ou superem o nível deste filme que é bastante alto.

Fight Back!

Defendor é o Senhor Incrível?

Vi em algums lugares várias comparações com Kick-Ass dizendo que Defendor é uma cópia. Isto se deve ao período curto de lançamento entre os dois filmes quase no mesma data, a abordagem mostrando pessoas que resolvem agir como super-heróis fantasiados e os cartazes que são idênticos. Quanto ao lançamento dos filmes, tanto Kick Ass quanto Defendor, conseguiram seus financiamentos por mérito dos escritores que souberam como conseguir captar recursos para seus filmes independentes e os filmes, apesar de tratar do mesmo tema são diferentes entre si na abordagem seguindo narrativas diferentes escritas em períodos diferentes curtos entre si. Quanto a abordagem: não é de hoje que existem abordagens de super-heróis no mundo real já tinha isso nos anos 80 com Alan Moore e Frank Miller. Antes disso, também já tinham histórias seguindo esta linha em décadas anteriores. Quanto aos cartazes e outras similaridades, ao meu ver Millar pode ter sido safado e copiado uma ou outra coisa do filme ou Petter Stebblings pode ter copiado uma ou outra coisa da HQ de Millar. Mas um filme não anula o outro porque eles foram escritos em períodos diferentes, seguem abordagens diferentes no modo como são mostrados os acontecimentos. Eu diria até que os dois filmes se complementam somando-se a filmes como Mirageman, Corpo Fechado e Um Homem que era o Super-Homem! Aproveitando o slogan de Kick-Ass: "Defendor pode não ser um filme como Kick-Ass, mas também é foda!"

Defendor
Ano: 2009
Diretor: Peter Stebbings


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...