terça-feira, 21 de setembro de 2010

Por Uma Política Cultural Para a Grande Natal


Durante esta Segunda-feira, dia 20 de Setembro aconteceu o evento organizado pelo grupo Locau! "Por Uma Política Pública Para a Grande Natal" no auditório da IFRN- Liceu das Artes, na Av.Rio Branco, 743. Eu estive presente no Local e Locau! representando a ABAS- República dos Quadrinhos e fazendo o registro de todo o evento.


A mesa de debate com os ilustres convidados para discutir Uma Política Pública para Grande Natal

O evento teve início pela manhã com uma mesa de debate sobre o tema "Por Uma Política Pública Para a Grande Natal". A mesa de debates foi composta por diversos profissionais de áreas diferentes: Pablo Capistrano( Escritor/Professor de Filosofia), Josenilton Tavares(Consultor/SEBRAE), Tatiana Fernandes (Produtora Cultural), Alex Medeiros(Jornalista) entre outros convidados. Cada um dos convidados da mesa fez uma pequena apresentação sobre quem são e o que fazem, cada um deles procurou apresentar o seu ponto de vista em relação a política pública na grande Natal.


Senta que lá vem história...

Em um segundo momento, a mesa de discussão foi aberta a todos os presentes, onde foram feitos questionamentos pertinentes ao tema, observações, provocações e questionamentos aos convidados da mesa. Dentre os temas discutidos estavam a criação de um conselho de cultura, formação de público e algumas situações desagradáveis sofridas pela classe artística causadas por nossos queridos gestores foram expostas na mesa. Toda a discussão foi gravada por Lula Borges (ACASA) e os encaminhamentos e sugestões devem ser encaminhados por meio de uma agenda de ações urgentes para o grupo Locau! A mesa de debate foi bastante objetiva e teve êxito por manter o foco nos encaminhamentos com soluções práticas fugindo daquelas mesas de debate tediosas, onde todo mundo só se reúne para reclamar.






Dentre os presentes, estiveram representantes da área de Cinema...









Representantes da área de Artes Visuais...









Representantes da área de Teatro...










Representantes da área de Música...







...E representantes da área de Dança em um rico debate




Durante o início da tarde houve uma plenária para discutir 12 Diretrizes para a Área Cultural de Natal. Cada um dos representantes das áreas culturais já havia lido as 12 diretrizes anteriormente. Isto facilitou bastante a plenária, onde o texto foi discutido e redigido de forma mais definitiva. As 12 Diretizes foram discutidas uma por uma, e ao longo das discussões o texto foi alterado conforme necessário para ficar mais claro e objetivo.

Este documento diz que o Bátima é viado! Ops, contém as 12 Diretrizes para a Área Cultural de Natal!

Ao final de toda discussão foi unânime que boa parte das diretrizes são urgentes e devem ser encaminhadas aos gestores assim que terminar o período de eleições. Outra mudança significativa foi o acréscimo de uma nova e importante diretriz, aumentando o número de diretrizes para 13 (número da sorte).

Discussão das 13 Diretrizes

Com as 13 Diretrizes bem definidas, resta agora encaminhar elas aos lugares certos e as pessoas certas para que possam se concretizar. O texto com as 13 Diretrizes para a Área Cultural Potiguar está disponível para download neste endereço eletrônico: http://www.4shared.com/file/prpfYx-2/Treze_Diretrizes_p_a_Cultura_P.html.

Nelson Marques (Cineclube Natal) fez a leitura das 13 Diretrizes

Ao final da tarde os artistas se prepararam para a última ação desenvolvida no dia 20 de Setembro: A intervenção artística com a entrega da Carta ao Respeitável Público.

Paguem o Aluguel!!! (que coisa feia! ainda não pagaram aos artistas vencedores do Prêmio Moacy Cirne)










O Ilustre Falcão (aka Bruno Saga) esteve presente em carne e osso











Um linda bailarina












Dois péssimos jogadores de futebol!











Quantas cartas!











Performance Circense











Poesia? Esso rock hoje baby!











Malabarismo











Hehehehehehe











Hahahahaha











Hihihihihihihi











Hohohoho



Música

E aí todo mundo pronto?

Calma aí! Eu tenho um documento muito importante!

Aqui diz que o Bátima é viado!

Ahh este documento só prova que o Coringa é um filho da puta! Vamos embora!

E lá vamos nós!

Abaixo o texto presente na Carta ao Respeitável Público:

"A CLASSE ARTÍSTICA DE NATAL VEM SENDO HISTORICAMENTE SISTEMATICAMENTE DESRESPEITADA PELAS INSTITUIÇÕES QUE JUSTAMENTE FORAM CRIADAS E SÃO MANTIDAS PARA APOIAR O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DESSES SETORES TODOS DA ARTE: O TEATRO, A MÚSICA, A DANÇA, A LITERATURA, O CIRCO, AS ARTES VISUAIS ETC.

APESAR DESSAS INSTITUIÇÕES JUSTIFICAREM A CONSECUÇÃO DE SUAS VERBAS GARANTINDO INVESTIMENTOS NA ÁREA, A REALIDADE DOS ARTISTAS LOCAIS E DEMAIS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM PRESTANDO SERVIÇO PRO MUNICÍPIO E ESTADO É ULTRAJANTE E CONTRADITÓRIA, MUITAS VEZES SUBMETENDO OS MESMOS A SITUAÇÕES DE VEXAME NAS SUAS APRESENTAÇÕES, DESTRATANDO OS ACERTOS TÉCNICOS E ATRASANDO OS REPASSES FINANCEIROS, COM CACHÊS ABAIXO DA MÉDIA E ABSURDAMENTE MENORES AOS PAGOS EM CONTRATOS NACIONAIS; SEM CONTAR COM A FALTA DE UMA POLÍTICA CULTURAL ESTRUTURANTE QUE POSSA GARANTIR A FORMAÇÃO DE NOVAS PLATÉIAS, A CONTINUIDADE DAS AÇÕES INDEPENDENTEMENTE DA TROCA DOS GESTORES, A TRANSVERSALIDADE DOS EIXOS EDUCATIVOPEDAGÓGICO-CULTURAL ETC.

ESSA POSTURA DAS NOSSAS AUTORIDADES FRENTE A ESSAS QUESTÕES VEM TRANSTORNANDO A VIDA DE CENTENAS DE PESSOAS QUE SOBREVIVEM DE SUAS ATIVIDADES E QUE INCLUSIVE CONTRIBUEM ECONOMICAMENTE PARA A CADEIA PRODUTIVA DOS SEGMENTOS AQUI RELACIONADOS.

REAFIRMAMOS ATRAVÉS DESSE TEXTO A IMPORTÂNCIA DA ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE, SEJA ELA QUAL FOR, E PEDIMOS A SUA ATENÇÃO PARA APOIAR AS POTENCIALIDADES ARTÍSTICAS DE NOSSA LOCALIDADE."

A Carta ao Respeitável Público foi assinada por diversas entidades artísticas locais, incluindo a República dos Quadrinhos. Ela é a forma dos artistas se dirigirem ao seu público e relatar o que está acontecendo em nossa cidade Natal o texto chama a atenção do público para a produção local ao mesmo tempo em que cobra dos poderes oficiais melhores parâmetros e maiores cuidados para o acervo nativo das nossas riquezas artísticas. Como diz aquela música de Milton Nascimento mesmo? "Todo artista tem que ir até onde o público está", e neste dia os artistas foram de encontro ao público. Cada artista ao seu modo encontrou a sua forma de protestar e entregar a carta ao respeitável público no percusso até a praça Padre João Maria. Foi um belo dia em que artistas de diversas áreas se uniram para um bem em comum.

Saindo da IFRN

Seguindo o ritmo

E vamo que vamo!

A linda amiga/artista Hilca estava no percurso

Estamos onde o povo está!










Equilíbrio











E para encerrar o ato público...



...Música enquanto as últimas cartas são entregues ao público

Último contrato.. ops, contato com o público!

Agradeço ao Esso (fundador e membro do grupo local) e a todos os artistas e entidades envolvidas neste evento. A lista de nomes é grande, mas nada disso seria possível sem a ação conjunta de todos. As eleições devem acabar em breve, espero que a cada dia o grupo Locau! crie força suficiente para transformar a nossa realidade cultural de nossa terra Natal em algo que tenhamos orgulho. Não vai ser fácil, mas é possível.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...