sábado, 12 de março de 2011

Tetsuo: O Homem Bala


Tetsuo: O Homem Bala é o terceiro filme de uma trilogia cyberpunk feita por Shinya Tsukamoto, Os dois filmes anteriores foram Tetsuo II: Bodyhamer(1992) e Tetsuo: The Iron Man (1989). O filme que encerra a trilogia foi filmado quase 20 anos depois do segundo e, no idioma inglês(o que tem tudo a ver com o contexto da história) e exibido nos festivais de Veneza e Tribeka além da presença na Comic Con de San Diego no ano passado.

Quer dizer que tudo o que eu sabia sobre minha vida era mentira?

A trama mostra a vida de Anthony (filho de um cientista americano com uma japonesa), um cara normal, com o seu emprego normal e a sua família normal. Até que um dia Tom, filho de Anthony, é atropelado por um motorista FDP que fez isto só pra fazer o mal. As coisas pra dizer a verdade, não estavam indo bem e o atropelamento do filho foi o gatilho que foi disparado para o surgimento do Homem Bala. Ao tentar buscar respostas e, depois de invetigar toda uma conspiração ciêntífica, Antony acaba descobrindo que ele não é exatamente humano e sim um experimento de seu pai e sua mãe cientistas que o transformaram em uma mechabioarmamutantecompoderdestrutivodok-ray!

Acha que é só tomar um tiro na cabeça que o filme acaba Anthony? Só acaba quando o diretor disser que acabou!!!

O drama familiar da história é apresentado juntamente com a origem do Tetsuo: O Homem Bala. é um dos maiores pontos fortes do roteiro e foi o que me motivou a acompanhar o filme até o final mesmo ficando com vertigens (boa parte devido ao fato de assistir o filme doente). Yuriko, a esposa de Anthony é uma pessoa que se sente vazia e sozinha e o único elo forte que tem é com o seu marido Anthony e com o seu filho Tom(o elo chega a ser tão forte que ela tem sonhos premonitórios com o filho). Com a morte de Tom, o vazio aumenta e o único modo deste vazio ser preenchido é com a vingança! Mas a ira não é o principal sentimento desta história e sim o amor. O amor de uma mãe que sempre cantou para que seu filho Anthony mantivesse a calma desde criança. O amor que fez com que o pai de Anthony escondesse a cruel verdade sobre ele ser uma mechabioarmamutantecompoderdestrutivodok-ray! e principalmente o amor entre Yuriko e Anthony que faz com que os dois compreendam um ao outro e tenham um motivo melhor para viver sem o desejo de vingança.

Quem balar levará mexe!

O vilão do filme com tendências suicidas (provocar a fúria do Anthony é pedir pra morrer) interpretado pelo diretor é um grande FDP. Ele só está no filme para fazer o mal e a cada ação deixar o Anthony emputecido. E quanto mais raiva Hulk... Anthony tem mais forte ele fica!!! Ele é mais mau que o Pica-Pau! É ele quem atropela o filho do Anthony no início do filme, ele quem mata o pai do Anthony, ele quem revela toda a verdade sobre o que o Anthony é na realidade destruindo tudo o que ele pensava sobre sua vida, e é ele que usa a chantagem mais cruel que poderia se imaginar(isto envolve a Yuriko) para que o Anthony fique emputecido ao máximo e liberar toda a sua capacidade destrutiva. E a capacidade destrutiva do Homem Bala é uma das coisas mais fuderosas que já vi! Acredito que o vilão também deve ter sido um grande FDP nos dois filmes anteriores(tenho que ver estes filmes). O desfecho da história deixa bem claro quem é verdadeiro vilão e mostra que o amor também faz enxergar a verdade além de cegar. E aí vocês me perguntam: O que motivou que os dois desistissem da vingança? O vilão FDP morreu com a fúria do Homem Bala? O casal Anthony e Yuriko tiveram um final feliz? Quem é o verdadeiro vilão da história? sobre isto... digo apenas que se respoderem qual é o maior perigo desta história e chegarem a conclusão de como deter este perigo chegarão a todas as suas respostas. E o maior perigo desta história não é o vilão FDP!

O vilão do filme é o diretor Shinya Tsukamoto

A câmera acelerada do filme me deixou com vertigens(não recomendo assistir este filme depois que você teve febre, uma dor de cabeça e tontura) e a sonoplastia é instigante e um dos maiores pontos positivos do filme. Se vocês odiaram o vilão desta história é um bom sinal! Sinal de que o diretor Shinya Tsukamono continua sendo um bom ator e ainda assim ser capaz de dirigir com competência os seus filmes. Eu saba que já tinha visto o rosto de diretor em algum lugar e ao olhar sua biografia eu lembrei! Ele estava presente em filmes do diretor Takashi Miike, simplesmente um dos diretores de filmes de terror mais fuderosos em atividade. As temáticas abordadas no filme me lembraram na hora do Hulk (apesar do Homem Bala lembrar o Duas Caras e as mudanças dele me lembrarem aqueles simbiontes escrotos de Homem-Aranha) e as referências que o criaram como Frankenstein e o Médico e o Monstro. Se tirar um pouco do sexo e violência presentes no filme, Tetsuo: O Homem Bala poderia muito bem ser mais um seriado Tokusatsu ou filme de super-herói e não é a toa que ele foi levado para a comic-con juntamente com a divulgação da Action figure do personagem. A escolha do idioma inglês também foi acertada tanto para fins de divulgação como dentro do contexto da história que envolve os EUA e o Japão. Repito: se odiaram o vilão é porque o diretor é mesmo competente e se este filme foi legal de assistir, todos os méritos são do diretor que acertou bem em suas escolhas.

Alguém aí me compra um destes?

Achei o filme muito foda! Vou procurar ver se encontro os dois filmes anteriores da trilogia (e outros filmes do diretor). Ainda estou meio tonto e com a sonoplastia do filme na cabeça enquanto escrevo este texto...

Tetsuo: O Homem Bala
Ano: 2009
Diretor: Shinya Tsukamoto


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...