segunda-feira, 16 de maio de 2011

V Semana do Filme Cult


A partir de hoje se inicia a V Semana do Filme Cult em Natal. A quinta edição do evento conta novamente da parceria entre o Cineclube, a Fundação José Augusto e o jornalista/crítico de cinema Rodrigo Hammer com seis produções e com um Curta-Metragem antes de cada filme. Natal é uma cidade em que os cinéfilos são refém dos shoppings esperando a boa vontade de que eles passem algo diferente do que é considerado cinema comercial (falando em comercial: já compraram a minha revista Luz nas Trevas: Autor em Crise?). Felizmente temos a internet, oooos pirata! e o trabalho feito com amor carinho do Cineclube Natal para ter acesso a filmes mais alternativos. Durante esta semana seremos presenteados com uma boa diversidade de filmes considerados Cult e Curta-Metragens (com o gêneros Terror e Fantasia em destaque). Que posso dizer? Terror e Fantasia é comigo mesmo! Esta vai ser uma semana em que irei trabalhar bastante, mas farei o possível para estar presente na maioria das sessões que estão abertas ao público com o preço acessível de R$ 2,00. Confiram logo abaixo a programação completa:

V Semana do Filme Cult

Local: Teatro de Cultura Popular (TCP) "Chico Daniel" localizado na Rua Jundiaí n°641- Petrópolis (ao lado da fundação José Augusto)

Dia e Hora: de 16 a 22 de Maio a partir das 18H e 30 Min

Programação:

Segunda-Feira (16/05/2011)

-The Hearts of Age (Curta-Metragem de 8 Min)
Ano: 1934
Diretores: Orson Welles e Willian Vance
Sobre o filme: Uma sucessão de imagens alinhadas aleatóriamente e influenciadas pelo Surrealismo. Considerado esboço para o que Welles faria em Cidadão Kane.

-O Homem de Palha (The Wicker Man)
Ano: 1973
Diretor: Robin Hardy
Sobre o filme: Policial é chamado a vilarejo em ilha afastada para investigar desaparecimento de menina e se depara com macabro culto pagão em louvor a gigantesco ídolo de palha.

Terça-Feira (17/05/2011)

-O Solitário Ataque de Vorgon (Curta-Metragem de 6 Min)
Ano: 2010
Diretor: Caio Dandrea
Sobre o filme: Saga de Vorgon, sujeito atormentado pela perda da namorada, que se vê transformado em criatura gigante.

-Palhaços Assassinos (Clownhouse)
Ano: 1989
Diretor: Victor Salva
Sobre o filme: Pouco antes do Halloween, três irmãos isolados numa casa são ameaçados por três dementes foragidos que roubam fantasias de palhaço de circo para barbarizar.

Quinta Feira (19/05/2011)

-La Jetée (Curta-Metragem de 28 Min)
Ano: 1962
Diretor: Chris Marker
Sobre o filme: Colagem de fotografias ilustra futuro apocalíptico após guerra que destrói o planeta em saltos temporais. Inspirou os 12 Macacos, de Terry Gillian.

-Dementia (Dementia)
Ano: 1955
Diretor: John Parker
Sobre o filme: Mulher desperta de pesadelo num quarto de hotel barato e encontra diversos personagens noite adentro que a aterrorizam por circunstâncias ligadas a um passado sombrio.

Sexta-Feira (20/05/2011)

-La Cravate (Curta-Metragem de 20 Min)
Ano: 1957
Diretor: Alejandro Jodorowski
Sobre o filme: Adaptação com o típico toque "jodorowskiano" de romance de Thomas Mann sobre mulher que literalmente "troca as cabeças" entre marido e amante.

-Alice (Neco z Alenky)
Ano: 1988
Diretor: Jan Svankmajer
Sobre o filme: A visão de Svankmajer do clássico de Lewis Carroll com apenas o personagem principal em meio a títeres em Stop-Motion.

Sábado (21/05/2011)

-Meshes of the Afternoon (Curta-Metragem de 14 Min)
Ano: 1943
Diretores: Maya Deren e Alexander Hammid
Sobre o filme: Em clima onírico, a jornada de uma mulher e seu universo particular de delírio num apartamento sombrio.

-Os Olhos Sem Rosto (Les Yeus Visage)
Ano: 1960
Diretor: George Franju
Sobre o filme: Brilhante cirurgião ajudado pela assistente, rapta jovens com a finalidade de remover parte de seus rostos e implantá-las no de sua filha desfigurada.

Domingo ( 22/05/2011)

-A Escola de Carteiros (Curta-Metragem de 16 Min)
Ano: 1947
Diretor: Jacques Tati
Sobre o filme: Tati depois de ter as primeiras lições de carteiro, arma a maior confusão no seu novo emprego.

-A Centopéia Humana (The Human Centipede- First Sequence)
Ano: 2009
Diretor: Tom Six
Sobre o filme: Cientista louco sequestra trio de turistas a fim de "remontá-los" como uma nova espécie de animal: uma centopéia humana formada pela emenda de suas bocas com seus retos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...