sexta-feira, 8 de julho de 2011

Fórum Potiguar de Cultura- Lançamento da Cartilha de Diretrizes para Cultura do RN


No dia 07 de Julho foi lançada a Cartilha de Diretrizes para Cultura do RN, documento que reúne as principais proposições da sociedade potiguar para a política pública cultural do Rio Grande do Norte, na IFRN e estive presente no local representando a República dos Quadrinhos. Quando cheguei no local onde estava o grupo LOCAU o evento de lançamento estava quase terminando e pra variar, os políticos que deveriam marcar presença não estiveram presentes.

É Esso aí! "Nossa gestão é caduca! Não sabemos onde começa a gestão de cultura e onde termina a FJA"

"E assim uma página histórica na Cultura do RN é criada"

Este foi um momento histórico para a arte e cultura do RN e também foi o primeiro passo de uma luta pela instituição de Conselhos de Política Cultural, da nova Secretaria Estadual de Cultura e organização e funcionamento de Conselhos Municipais de Cultura. E o legal é que tudo isto partiu da atitude de vários artistas de vários segmentos artísticos unidos por uma causa em comum. Sei que ainda existe um longo caminho pela frente, mas os primeiros passos foram dados com êxito e se os artistas envolvidos mantiverem o mesmo empenho em suas atitudes novas conquistas irão surgir. Para fazer download da Cartilha com as Diretrizes para Cultura do RN visitem estes endereço eletrônicos: http://www.4shared.com/document/gsljime4/Diretrizes_2011_Forum_Potiguar.html e/ou https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9QF7Iv229MoNmNjYTY5NDItZTc2NS00MjljLWI0YWEtYjg3MmFlYmQ3MGQ3&hl=en_US&pli=1.

Aqui estou eu segurando o CD com a Cartilha de Diretrizes entregue lançamento

Conversei com o representante da área de artes visuais mais especificamente quadrinhos o "Fantasminha Camarada" Lula Borges (que comprovou que nem com os autores se matando os políticos desta cidade movem um dedo para pagar o que é devido aos artistas) sobre as propostas para a Arte Sequencial discutidas em outras reuniões e durante o FAN (ainda estou devendo uma postagem com o meu ponto de vista sobre o evento). Mas não é difícil falar a respeito... As proposições apresentadas nesta área foram feitas por Lula Borges e pela ABAS. Muito foi discutido no FAN mas na hora de encaminhar efetivamente as ações discutidas ou preparar um segundo fórum sem a ABAS organizando... Nada foi feito. Enfim, a cartilha está acessível e os autores de quadrinhos que não apresentaram propostas podem discutir sobre quadrinhos na página virtual do fórum adequada para isto ou falar diretamente com o Lula Borges que é o representante do RN nesta área e membro da comissão do fórum. Para conhecer o blog do Fórum Potiguar de Cultura, visitem este endereço eletrônico: http://forumpotiguardecultura.blogspot.com/.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...