terça-feira, 27 de setembro de 2011

Lançamento: Maturi #3


Hoje estive presente no lançamento oficial da Maturi #3 representando a República dos Quadrinhos. Esta foi a primeira vez que fui para o lançamento da revista no dia do lançamento mesmo! O legal é que durante o lançamento estavam presentes Ivan Cabral (eu o conheci pessoalmente em 2010 durante a visita de Paulo Ramos à Natal) e Gilvan Lira (que tive a oportunidade de conhecer hoje, foi como ganhar na Sena! é difícil encontrar este cara! Ele já deve estar viajando novamente para região norte do país em breve) dois membros do GRUPEHQ que desenvolvem trabalhos muito fodas que admiro e me identifico bastante. Como o público durante o dia do lançamento estava pequeno (considerando a grande movimentação de pessoas que existiu durante o lançamento da Maturi 1 em 2008), tive a oportunidade de conversar muito com eles durante esta noite. Os assuntos foram variados, mas a maioria deles ligado à Arte Sequencial. Apresentei minhas críticas à revista Maturi apresentando pontos fortes e fracos explicando o porquê pessoalmente aos dois (foi uma conversa bem humorada e produtiva). Conversei também sobre como conheci o GRUPEHQ e bati na tecla de que o GRUPEHQ precisa desenvolver trabalhos de estudo e pesquisa em quadrinhos que envolvam as pessoas interessadas em Arte Sequencial. Também conversamos sobre as coisas boas (como o grande número de publicações de HQs) e coisas ruins (tem bastante coisa, querem que faça uma lista?) da produção de quadrinhos no estado.

Ivan Cabral e Gilvan Lira estavam por lá! :)











Maturi #3?








Humm interessante! Vou comprar!








O emocionado Elinaldo conversando com Gilvan Lira








Vejam toda e emoção do Elinaldo quando o Ivan Cabral autografou a revista dele








Gilvan lira autografando a revista








Este dia vai ficar na memória do Elinaldo!







É este tipo de reação do público que faz valer a pena continuar trabalhando com quadrinhos




Ivan Cabral e Gilvan Lira estavam por lá! :)









O Theneganiano Kovalewki em uma pose mui elegante!









A fila anda!








E lá vai Ivan Cabral...








...Autografar novamente








E o Gilvan Lira também, claro!








A fila continua andando!



O público e os autores reunidos para uma foto

Isto mesmo! Ivan Cabral e Gilvan Lira estavam por lá sim! :)

Gilvan Lira e eu ficamos sempre que possível estimulando (ou seja pegando no pé, botando pilha e puxando orelha também) o Ivan Cabral tocar pra frente as suas idéias (falando nisso, lembrei de algo... Ivan Cabral! Se organize para publicar logo estes trabalhos!) como a de publicar uma coletânea de suas tiras e principalmente a publicação de forma impressa de sua dissertação de mestrado sobre Humor Gráfico. Como eu já tenho a minha edição da Maturi #3, comprei uma edição da revista (falando nisso, a Siciliano devia deixar mais visíveis as edições da Maturi para facilitar as pessoas de encontrarem. Levei uns 10 minutos pra achar a edição 3, que deveria estar próxima dos autores, e demorei bastante também quando fui comprar a 2 tempos atrás) para presentear a amiga/artista Paloma Diniz lááá de João Pessoa (devo ir pra lá em breve para conhecer o HQPB) e presenteei o Gilvan Lira com a minha revista Luz nas Trevas: Autor em Crise, para que ele conheça melhor o meu trabalho. Além de mim, o único quadrinhista que encontrou o Ivan Cabral e o Gilvan Lira no lançamento foi o Theneganiano Eduardo Kowalewski (e pra dizer a verdade foi o Gilvan Lira que o encontrou zanzando sem destino certo pela livraria). Aos poucos o público foi chegando para os autógrafos da revista, é um público diferente do que vi em outros eventos e lançamentos de HQs em que estive presente. É um público que conhece muito bem o trabalho dos autores de longa data e que faz questão de estar presente no lançamento de cada trabalho novo. O mais visivelmente emocionado foi o funcionário da Siciliano Elinaldo (não, eu não tenho uma memória tão boa assim, vi o nome no crachá da foto em alta resolução) que parecia uma criança que tinha tirado a embalagem premiada e fazendo uma visita à fantástica fábrica de chocolates de Willie Wonka.

Agora sim a foto ficou melhor (estou presente nela) Comprem a Maturi #3!







Ivan Cabral autografando a Maturi










Gilvan Lira autografando a revista!



O infame Autor em Crise junto com Ivan Cabral e Gilvan Lira do GRUPEHQ (cara, como eu adimiro o trabalho destes dois mestres da Arte Sequencial)

Momento Mershandising: Gilvan Lira com a revista Luz nas Trevas: Autor em Crise (esta edição é dele) e Ivan Cabral com a Maturi #3 (esta edição vai viajar para João Pessoa e irá das minhas mãos para as de Paloma Diniz) Sim! depois deste Mershandising descarado claro que a venda de ambas as revistas aumentará exponencialmente!

Foi um dia bastante especial para mim por ter tido a oportunidade de conversar bastante sobre quadrinhos com Gilvan Lira e Ivan Cabral (isto não acontece todo dia) e também por ter em mãos uma ótima revista que, tenho certeza que a amiga/artista Paloma Diniz gostará de ter em mãos. Espero encontrar e conversar mais com estes dois grandes mestres da Arte Sequencial em outras oportunidades e de que eles continuem produzindo bastante! Gosto muito do trabalho destes dois e espero em breve falar deles novamente durante o lançamento das próximas Maturis e, se o Ivan Cabral tocar as suas idéias para frente, de lançamentos de livros teóricos, que tenho certeza irão contribuir muito para a Arte Sequencial. Vou continuar acompanhando o trabalho deles e estou na espectativa de ótimos trabalhos vindo dos dois (se fizerem besteira, é difícil mas é possível, já sabem vou dizer na cara hohoho). Sim eu faço isso não porque eu seja um autor maligno (ok eu sou maligno!) mas porque este tipo de diálogo crítico ajuda o crescimento profissional dos autores indepedente de estarem começando agora ou terem anos de experiência (tenho certeza que vários autores do país cresceriam muito mais se passassem a dialogar mais sobre a produção de seus trabalhos de forma sincera). E que venham novas Maturi!

Não sei se já disse isto antes mas Ivan Cabral e Gilvan Lira estavam por lá no lançamento da Maturi #3!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...