domingo, 29 de janeiro de 2012

Leandro Willian- (FLiQ 2011)Uma Matéria


Só agora durante a calmaria, depois de tantos eventos seguidos de quadrinhos, vi esta matéria do Leandro Willian comigo e o Marcos Guerra durante a FLIQ. Deixo por aqui o registro do Leandro e os convido para conhecerem os textos acadêmicos de um futuro jornalista ao acessarem este endereço eletrônico: http://textosleandrowillian.blogspot.com/. Grato pela matéria Willian!

Escritores de histórias em quadrinhos se reúnem no FLIQ
Roteiristas e ilustradores potiguares lançam suas revistas durante a CIENTEC

Marcos Guerra e Joseniz exibem suas obras

Durante os cinco dias da XVII CIENTEC da UFRN várias figuras do mundo em quadrinho estiveram presentes na Feira de Livros em Quadrinhos em Natal - FLIQ. Dentre os autores estavam Joseniz Guimarães de Moura, Milena Azevedo, Marcos Guerra e outros autores.

Na quinta feira, Joseniz estava no stand apresentando seu trabalho LUZ NAS TREVAS: AUTOR EM CRISE. Joseniz Guimarães de Moura nasceu em Natal em 1983. É formado em Educação Artística-Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e membro da Associação Brasileira de Arte Sequencial República dos Quadrinhos. Suas áreas de atuação são Teatro, Quadrinhos e Educação.

Luz nas Trevas é a carta de apresentação de seu trabalho. A revista é uma série de histórias adultas criada em 2010 por ele juntamente com Jefferson Dênis. A história é composta por uma série de histórias fechadas aparentemente sem conexão entre seus personagens, mas no decorrer da série irão ocorrer ligações entre as histórias e personagens. A história não é focada em um personagem fixo, mas alguns personagens podem aparecer em mais de uma história, não necessariamente a história seguinte.

A edição possui 32 páginas e inicialmente foi publicada de forma impressa através do projeto 1º Edição. A publicação é composta por tiras, projetos, parcerias, ideias e duas histórias em Quadrinhos: Existe vida na minha cabeça ou seriam meus pensamentos e sentimentos? Narrando a história de uma jovem à beira da morte e a primeira história em quadrinhos de Psycho: Cereal Killer e Heather Lee Curtiskamp que narra um acontecimento assustador e real.Que posso dizer? “Tenho orgulho desta revista e obtive bastante êxito com a versão impressa”. Declarou Joseniz.

Aceitação do público

O autor ainda não teve o reconhecimento que esperava aqui no Estado. Suas publicações já são conhecidas nacionalmente e internacionalmente, mas aqui suas histórias são poucas pessoas que conhecem. Jeseniz conta que quando foi convidado a participar de um evento na Paraíbas todos já conheciam seus trabalhos e inclusive sua carreira. Isso o surpreendeu.

A história que conta a sobre a menina do interior foi baseada num fato que realmente aconteceu e que quando ele deu a revista de presente para ela, muitas pessoas da cidade leram. Isso para Joseniz não tem preço. “Podia vender todas as revistas, mas não ia pagar esse reconhecimento do meu trabalho” finalizou.

Marcos Guerra

Outro autor que estava presente era Marcos Guerra. Ele estava mostrando seu trabalho Titânocracia. Uma revista em quadrinho repleta de reflexões filosóficas.

Marcos Antonio Neves nasceu em 7 de outubro de 1985. O apelido, “Guerra”, dado por seu Pai, devido a uma pretensa semelhança com um atleta de basquete virou seu nome artistíco. Joga RPG e produz poemas, estando os quadrinhos de arte entre suas inspirações favoritas. Gosta de desenhar e inventar histórias, lendo HQs, poesia e romances.

Fez algumas atuações em peças de teatro, tal a cenografia da ópera “Elisir d’amore”, em Recife-PE. Em parceria com Beto Leite, fundou a webcomic K-ótica, em novembro de 2009, aonde trabalha como editor e quadrinista, tendo produzido mais de 200 páginas com diversas parcerias, atraindo leitores de todo Brasil, duas resenhas no Site Universo HQ e na Revista Marie Claire.

Graduado em Artes Plásticas pela UFRN, tem trabalhado como Professor de Arte e também ilustrador, como no livro “Círculos do Inverno”, de Tatiana Morais. É casado com a Atriz e Diretora Laura Branco, e pai de Maria Júlia. Sua obra Titânocracia conta a história do Homem da Ilha de Lixo. Em que o “herói” descobre a origem dos sons e das cores o que provoca uma mudança na sua forma de ver o mundo.

A Segunda narrativa visual, Elogio ao invisível, traz uma leitura de arte-sequencial que você não deve estar acostumado a ver.

Os autores estiveram todos os dias no stand conversando com os visitantes e se reencontrando com outros escritores do mundo do quadrinho.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...