segunda-feira, 1 de outubro de 2012

FLiQ 2° Edição- Autores



Apresento por aqui os autores do setor de Quadrinhos convidados para a 2° Edição da FLiQ- Feira de Livros e Quadrinhos de Natal:

Carioca formado em Publicidade e Marketing pela ESPM-RJ, com especialização em Redação e direção de arte. Já trabalhou em diversas agências de publicidade do Rio como Diretor de arte.
Atualmente mora em Natal onde atua como chargista no O Jornal de Hoje, diagramador da Terceirize Editora e ilustrador free-lancer, com ilustrações feitas para clientes de todo o Brasil. Já atendeu clientes de renome como IBM, Metro Rio, Itaú, FEB – Federação Espírita Brasileira, Prefeituras, editoras e agências de publicidade espalhadas por todo o Brasil.  Além de ter suas tirinhas publicadas diariamente n'O Jornal de Hoje e em um blog argentino.


Roteirista de quadrinhos. Vencedor do prêmio PA.D.A. 2012 na categoria Melhor História (Cajun em “lembranças amargas”).





É autor de Aú, o capoeirista, O Cabra, Jayne Mastodonte e Rota 66. Vencedor por duas vezes do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, nas categorias Cartoon, em 1994 e Charge, em 2000; foi premiado também em diversos salões de Humor no Brasil e no exterior.     Autodidata já foi programador visual de blocos na Bahia, diretor de arte em agências de publicidade, ilustrador do extinto jornal Bahia Hoje e do Correio da Bahia. Trabalhou como ilustrador da Agência África, colaborou com as revistas Bundas e Pasquim 21.
Seus trabalhos fazem parte dos acervos do Museu of Cartoon Art - Boca Raton (Flórida, EUA), Gibiteca do Henfil (São Paulo-SP), Word & Pictures Museum (Massachussets, EUA), e do livro, “Uma História do Brasil através da Caricatura”. Atualmente, cuida de suas publicações e realiza trabalhos como free-lancer.


Nascido em São Paulo, no ano de 1977, mudou-se para Bauru no final de 1985. Formado em Design Gráfico pela Universidade Estadual Paulista, em 1999; começou a sua carreira de cartunista e ilustrador no Diário de Bauru. Em 2000, voltou a São Paulo para atuar como designer gráfico na Editora Abril, e nesse mesmo ano, começou a colaborar como ilustrador e cartunista em diversas publicações: Veja, Forbes, Le Monde Diplomatique, Recreio, Placar, Playboy, Sexy, VIP, entre outras. Colabora desde 2005 com a Folha de São Paulo e publica diariamente, desde 2000, no jornal esportivo LANCE!
Lançou 3 álbuns de história em quadrinhos: CÓ!/ Taxi/Birds e o mais recente e novo álbum, foi lançado recentemente pela "Quadrinhos na Cia". Já recebeu os prêmios: Troféu HQMix - Melhor Edição Única (One-Shot) - "CÓ!" , em 2009; ainda em 2009 - Troféu HQMix - Desenhista Revelação; em 2010, Troféu HQMix - Melhor Edição Única (One-Shot) - "Taxi"  e o Troféu HQMix - Melhor Caricaturista e em 2011, Troféu Angelo Agostini – como  Melhor Cartunista.


Nasceu em 1957, em João Pessoa-Paraíba. Em 1975 criou a personagem de tiras humorísticas Maria. Editou fanzines e revistas independentes, publicou em jornais diários artigos e tiras. Em 1995, criou a editora Marca de Fantasia, que publica fanzines, álbuns, revistas e livros. É autor do livro O que é fanzine, pela editora Brasiliense, e outros sobre fanzines e humor, lançados pela Marca de Fantasia. É Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris. Ensina no curso Comunicação em Mídias Digitais e no Mestrado em Comunicação da UFPB.


Chargista do Novo Jornal. Ilustrador, quadrinista e designer; membro do Grupehq. Mestre em Educação (UFRN); Co-autor do livro Já Era Collor e autor do livro Humor Diário.     Premiado nos salões de humor da UNACON/DF, Volta Redonda/RJ, Natal além de menções honrosas em diversos salões. Também produz charges animadas para a TVU/UFRN e mantém o blog Sorriso Pensante (www.ivancabral.com).


Graduado em Artes Visuais (UFRN) e Mestre em Artes Cênicas também pela UFRN. É professor da UFRN da graduação.
Tem experiência na área de Artes, com ênfase nos seguintes temas: Artes Visuais, História em quadrinhos e ilustração.
Alguns trabalhos publicados: Revista Maturi Nº 5; Revista Mosaico (HQ: Eu);  Predators - Official TPB – Encadernado de 3 mini-séries; Predators - Prequel (Mini-série em 4 edições),  Revista Maturi Nº 2,  Revista Maturi Nº 1.

Entrou para o Grupehq em 1981, começou a publicar na Maturi e Epopéia Potiguar personagens como Crop, o lunático; Urinákel e Bostiákel e o Condor Negro, todos no gênero ficção científica e humor. Em 1982 é publicada na revista SUPERFICÇÃO nº. 1, da editora Press Editorial, a hq “Instante para a Babilônia” (texto de Júlio Emílio Braz), foi sua primeira experiência profissionalmente.
Expôs no CBBD (Centre Belge de la Bande Dessinée), em Bruxelles, algumas páginas dos “Cavaleiros do Estandarte Ardente” juntamente com outros brasileiros que eram agenciados pela Commu International.
Em 2000, foi um dos ganhadores do concurso Directv “A liberdade está em suas mãos”, no formato HQ. Participou da arte-final dos “Guerreiros das dunas” de Emanoel Amaral. Em 2001, publicou diariamente, no jornal Diário de Natal a tira em quadrinhos “As Velhinhas”.
Em 2011 foi um dos participantes do álbum MSP Novos 50 – Maurício de Sousa por 50 novos artistas, 3º volume da homenagem aos 50 anos de Maurício de Sousa Produções. Atualmente suas histórias em quadrinhos podem ser lidas nas revistas do Projeto Revista Maturi, onde também atua como um dos editores da revista, tornando-a uma referência para o quadrinho de qualidade do RN.


Cartunista e animador. Um dos pioneiros do humor na internet e Criador do site Charges.com.br e de animações exibidas em diversos programas de TV.




Historiadora, formada pela UFRN, com mestrado também em História, concluído na UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Professora de História, tendo lecionado como profª. substituta no Departamento de História da UFRN.
Pesquisadora autônoma; poeta (com dois livros publicados); contista; roteirista e letrista de histórias em quadrinhos; diagramadora; colaboradora do site Universo HQ; editora da revista eletrônica sobre cultura pop Portal GHQ: www.ghq.com.br. Responsável pelo setor de quadrinhos da FLiQ – Feira de Livros e Quadrinhos de Natal.


ornalista especializado em quadrinhos, escreve sobre o tema desde 1990 em jornais, revistas e sites. De 2000 a 2006, recebeu o Troféu HQ Mix de melhor jornalista especializado em quadrinhos do Brasil. Foi editor executivo da área de quadrinhos da Conrad Editora de 2001 a 2003, sendo responsável por obras cultuadas, como Sandman e Zap Comix.
De 2003 a 2006 foi editor da revista Wizard, da Panini, e lançou os livros 100 Respostas sobre Super-Heróis, 100 Respostas sobre Hanna-Barbera, 100 Respostas sobre Batman e Grandes Sagas DC, todos pela Editora Abril.
Em 2006, lançou o livro Maurício – Quadrinho a Quadrinho, pela Editora Globo, que conta a história da paixão do criador da Turma da Mônica pelos gibis. Atualmente, Sidney Gusman é responsável pelo planejamento editorial da Maurício de Sousa Produções, onde deu vida a projetos como MSP 50, MSP + 50 e MSP Novos 50, entre outros. Além disso, é editor-chefe do Universo HQ (http://www.universohq.com), o principal site sobre quadrinhos do País, que venceu dez vezes o Troféu HQ Mix (de 2000 a 2007 e 2009 e 2010) em sua categoria.


Potiguar, Natalense, residente e domiciliado em Parnamirim.
Eletrotécnico, Programador, professor de computação, Técnico Judiciário Estadual, boardgamer, colecionador de jogos de tabuleiro, trilheiro e esportista de fim de semana. Amante da cultura, da história e da vida.


Nasceu em Assu é artista plástico, ilustrador, caricaturista, quadrinista. Seus trabalhos mais recentes foram: em agosto de 2012, no Projeto "Agosto pra tudo", da República dos Quadrinhos a web comic Wanderland 2;  e no período de 29 de agosto a 14 de setembro de 2012, a exposição individual "Cores e formas" na Assembleia Legislativa, em Natal/RN.


Desenhista das séries: The Undertaker's Daughter, escrita por Eric Palicki; The Doorknob Society, escrita por Marc Fletcher; The Adventures of Paula Peril, publicada pelo Atlantis Studios; The Invisible Scarlet O’Neil, publicada pelo estúdio New Legends Productions; Strong Will, publicada pelo New Legends. E da nova série Blackacre, da Image Comics, com previsão de lançamento para dezembro. Vencedor do prêmio PA.D.A. 2012 na categoria Melhor História (Cajun -“Lembranças Amargas”).

Autodidata e virtualmente desconhecido até sua associação com o GRUPEHQ e o relançamento da revista MATURI. Teve sua grande chance ao ser escolhido para fazer parte do projeto MSP + 50, que dava continuidade ao álbum de reinterpretações comemorativo dos 50 anos de atividade de Mauricio de Sousa e suas criações.
Atualmente continua sua colaboração com o projeto MATURI CULTURAL, cujo sexto número foi lançado recentemente.
Nascido e criado em Natal, onde até hoje reside, procura desesperadamente encontrar tempo para se dedicar aos quadrinhos apesar dos compromissos constantes exigidos pela família e pela prática da Odontologia, profissão que escolheu.

E sim! Claro que haverão outros autores no evento além destes! Para conhecer mais sobre o evento(e conferir os outros convidados), visitem o site oficial da FLiQ neste endereço eletrônico: http://www.fliqnatal.com.br/.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...