sábado, 20 de outubro de 2012

Tribuna do Norte- (FLiQ 2012) De olho na cultura HQ



Pois é FLiQ mal começou e já estão surgindo as primeiras matérias! Apresento por aqui a matéria feita da Tribuna do Norte feito por Tádzio França sobre a segunda edição da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal. Conheçam melhor o jornal Tribuna do Norte, visitando este endereço eletrônico: http://tribunadonorte.com.br/.


Traços, prosa, poesia e desenhos se juntam mais uma vez para provar que podem ocupar a mesma biblioteca. A segunda edição da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, que acontece de 23 a 26 de outubro, no campus da UFRN, promete equilibrar ainda mais a relação entre literatura e quadrinhos através de uma programação com renomados convidados de ambos os segmentos. A Fliq de 2012 terá mais de 50 horas de atividades entre oficinas, mesas de debates e bate-papos com autores locais e nacionais, leituras de obras, lançamentos e vendas de livros e quadrinhos, e um concurso de cosplay (fantasias de personagens) - uma das novidades mais curiosas da feira para este ano. O evento faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia - Cientec. O lançamento do evento aconteceu na última quinta-feira. 

 A coordenadora da área de quadrinhos da Fliq, Milena Azevedo, considera que o evento conseguiu o feito de fortalecer os laços entre literatura e quadrinhos. "Acredito que estamos ainda mais equilibrados quanto a isso em 2012. O evento é muito amplo, interativo e dinâmico, os dois públicos acabam por se encontrar, trocam experiências e superam preconceitos", afirma. A especialista só lamenta a ausência dos dubladores de desenhos animados - por incompatibilidade de agendas - que promoveram as mesas mais animadas da edição passada. Os adeptos dos cosplays prometem preencher essa lacuna com sua criatividade.

 Quadrinhos e Animação

 Nomes de peso do cenário de HQs prometem mesas acaloradas.   A terça-feira (23) já põe em destaque Sidney Gusman, o responsável pelo planejamento editorial da poderosa Maurício de Souza Produções e editor-chefe do site 'universohq.com', o principal sobre quadrinhos no Brasil. Sidney falará sobre os projetos da MSP na terça, e na quarta, conduzirá um bate-papo sobre o universo dos quadrinhos, e participará de uma homenagem a Moacy Cirne, o potiguar que há anos desbrava o universo das HQs. "O Sidney também vai sortear exemplares inéditos do 'Astronauta', o  novo personagem a ganhar uma revista própria na MSP. Basta estar nas palestras para concorrer", avisa Milena.

 
 Sidney Gusman é editor-chefe no mais importante site do País, O Universo HQ

 Outro destaque entre os artistas do traço será Maurício Ricardo, o roteirista e desenhista do site 'charges.com.br', que estourou na Internet na metade da década passada com suas paródias e sátiras animadas, fazendo também animações para as edições do Big Brother Brasil, na Rede Globo. Maurício fará a mesa "O desafio da charge", no dia 26 (sexta). A programação terá ainda os chargistas Brum (da Tribuna do Norte) e Ivan Cabral; os quadrinistas Juscelino Neco, Wanderline de Freitas, Henrique Magalhães, José Veríssimo, Flávio Luiz e Gustavo Duarte, e a própria Milena Azevedo, que também é historiadora. "Neste ano as oficinas estão com mais tempo, poderemos explorar melhor os assuntos", ressalta.

 Prosas Afiadas

 O terreno da prosa e da poesia está ainda mais amplo na Fliq de 2012. O premiado escritor pernambucano Marcelino Freire será o nome literário de destaque no dia 26, às 20h30, ao lado do potiguar Patrício Júnior. Marcelino mora atualmente em São Paulo, onde agita o meio de literatura nacional com várias ações. Os livros "Contos negreiros", "Angu de sangue" e "Rasif" são suas obras de destaque. O jornalista e escritor cearense Xico Sá será destaque no dia 25, com Carlos Fialho, num bate-papo sobre sua literatura satírica, vista em livros como "Modos de macho & modinhas de fêmea". 

 O segmento literário do evento também repete mesas que foram sucesso em outras edições do projeto (Feira do Livro de Mossoró, porc exemplo) com a presença da escritora e filósofa gaúcha Márcia Tiburi (dia 26); o escritor cearense Lira Neto (dia 23), que lançará em Natal a biografia "Getúlio: dos anos de formação à conquista do poder"  e Humberto Gessinger (dia 24), mais conhecido por ser o vocalista da banda Engenheiros do Hawaii, mostrará sua faceta de escritor, já com quatro livros lançados. Outros nomes acompanharão as mesas, como Vicente Serejo, Carlos Magno, José de Castro, e Salizete Freire, finalista do Prêmio Jabuti 2012, que discutirá a literatura infantil.

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...