sexta-feira, 11 de outubro de 2013

FIQ 2013- Entre Idéias e Rascunhos



E a programação paralela do FIQ Continua! A partir do dia 12 de Outubro irá ocorrer no Sesc Paladium a mostra Quadrinhos: Entre idéias e Rascunhos, que contempla, com ações de cunho artístico e formativo, a produção de histórias em quadrinhos. Por meio desse tema, a iniciativa busca promover o diálogo entre as Artes Visuais, a Literatura e a Arte-Educação. Nesse sentido, o Sesc Palladium abrigará atividades na Galeria de Arte GTO; no Espaço Multiúso, com a realização de oficinas; no Café, com o projeto Café@mostra e no Foyer da avenida Augusto de Lima, no painel do Projeto Parede.

 A mostra é direcionada ao público de fãs de quadrinhos de todas as idades, e está inserida na programação do mês das crianças do Sesc Palladium. Quadrinhos: Entre Ideias e Rascunhos faz parte da programação paralela do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), cuja oitava edição acontecerá de 13 a 17 de novembro de 2013, em Belo Horizonte.

Dentro da programação da mostra está a próxima exposição da Galeria de Arte GTO, Entre Ideias e Rascunhos: o Processo Criativo de Cinco Quadrinistas, aberta ao público a partir de 12 de outubro a 15 de dezembro. A abertura para imprensa e convidados acontecerá em 12 de outubro, às 10h. A visitação é gratuita e acontece de terça a domingo, das 9h às 21h. A exposição, realizada pelo Sesc e com curadoria de Afonso Andrade (coordenador do FIQ), apresenta o trabalho e os processos criativos de cinco jovens quadrinistas brasileiros – João Marcos, Eduardo Pansica, Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi e Pedro Cobiaco – que, com formas distintas de narrar e desenhar, têm encontrado destaque nacional e internacional no meio das histórias em quadrinhos. Serão expostas obras originais (cadernos de esboços, páginas de quadrinhos, desenhos) e objetos e instrumentos de trabalho, em um ambiente que remete ao estúdio dos quadrinistas, compondo uma exibição do processo de trabalho desses artistas.

A expografia foi montada de acordo com a infraestrutura da galeria, valorizando a ocupação lúdica do espaço, de forma atrativa para o público visitante, especialmente para as crianças. Os artistas desenvolverão desenhos diretamente nas colunas da galeria.

O público terá também à disposição, para leitura e apreciação, edições de histórias em quadrinhos (HQs) na galeria, que se tornará também um espaço de leitura, convivência e exploração.

Espero que dê tempo de visitar a exposição quando estiver em Belo Horizonte. Tem muita coisa legal pra ver no FIQ seja na programação oficial ou paralela.

Entre Idéias e Rascunhos: O Processo Criativo 
de 5 Quadrinistas

Local: Sesc Paladium, BH

Dia e Hora: 12 de Outubro à 15 de Dezembro.

Abertura- 12 de Outubro (Sábado) à partir das 10H
Horário de Visitação- Terça a Domingo das 9H ás 21H


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...