domingo, 16 de março de 2014

Liz



Hoje tive o prazer de ler o álbum Liz de Daniel e Liz Brandão. Ele apresenta uma coletânea de tiras já publicadas e outras inéditas da Liz. Eu estava ansioso para ler alguma publicação da Liz desde o FIQ do ano passado quando conheci pessoalmente o Daniel Brandão. O que me chamou muita atenção logo de cara e me motivou a comprar foi a ilustração de capa:

Owwwnnnnnn!


É o tipo de capa Shut Up and Take my Money! E ontem, quando estive nas comemorações do Ano 1 do Quadrinhos Estúdio, fiz questão de comprar e ler assim que cheguei em casa. Enquanto lia o álbum confirmei algo que o Daniel Brandão tinha afirmado durante o bate-papo. Mesmo que eu tivesse perdido a conversa de ontem, ao ler esta publicação eu iria ter certeza de que esta não é uma publicação qualquer. Liz é o tipo de trabalho que eu chamo de "Coração do Autor" onde tem aquele personagem ou história que marca a vida de forma intensa e o acompanha até o fim da vida. E estes personagens não surgem da mente, eles nascem do coração. A primeira sensação que eu tive ao ler Liz foi de que Liz é real!

 Daniel Brandão e Liz Brandão com a Liz!

Liz é real. Liz Brandão é a filha de Daniel Brandão que quando completou 6 anos de idade o pai a tornou uma personagem de histórias em quadrinhos. Isto por si só é uma boa história a ser contada. Mas a história não termina aqui. As filhas de Daniel Daniel Brandão fazem intervenções na história que deixam a leitura ainda mais agradável. Seja nas idéias, desenhos, cores, uma bela apresentação ou intervenções metalinguísticas é algo que diz claramente que estou lendo algo especial. Como perceberam, eu amei a arte de Daniel Brandão e curti bastante a narrativa das tiras (especialmente as que apresentam metalinguagem). As tiras apresentam um tipo de humor que me trazem boas lembranças da infância quando lia as sessões de tiras publicadas em jornais como Calvin e Haroldo e Peanuts. Liz é uma série de tiras com identidade bem definida e que eu gostaria que muitas crianças tivessem acesso nos dias de hoje. E este álbum que tenho em mãos é algo que vou guardar com carinho aqui comigo e que se algum dia tiver filhos vou querer que eles leiam e releiam.

Eis o Autor em Crise com Daniel Brandão no FIQ de 2013 e durante as comemorações do 
Ano 1 do Quadrinhos Estúdio em 2014 (parece que foi ontem... Peraí! Foi ontem mesmo!)

 Se algum dia tiver uma filha ela vai ler Liz e dormir de princesa Jedi

O álbum também apresenta uma galeria bem legal com os seguintes autores: Allan Goldman, Blenda Furtado, Claudia Sales, Cristiano Lopes, Fred Macêdo, Georgia Kerbage, Geraldo Borges, Júlia Pinto, Lene Chaves, Lu e Vitor Cafaggi, Marcus Rosado, Mino, Robson Albuquerque, Rodrigo Mendez, Ronaldo Mendes, Sergio Carrielo e Wilson Neto. E fechando o álbum tem um meio-que-em-off apresentando os bastidores desta publicação. Para conhecer melhor a Liz (e comprar o álbum) visitem o site do Estúdio Daniel Brandão neste endereço eletrônico: http://estudiodanielbrandao.com/. Daniel Brandão está fazendo um bom trabalho de criação como pai das Liz. Vou acompanhar com carinho o crescimento das Liz como artista e como personagem.

Liz

Uma publicação do Estúdio Daniel Brandão lançada em Novembro de 2013 

Autores: Daniel Brandão e Liz Brandão
Roteiros, desenhos, arte-final e letras: Daniel Brandão
Arte-Final da tira 02 da página 13: Liz Brandão
Cores: Estúdio Daniel Brandão com Daniel Brandão, Liz Brandão, Robson Albuquerque, Georgia Kerbage e Blenda Furtado.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...