quinta-feira, 12 de junho de 2014

Abertura da Copa do Mundo... #NãoVaiTerShakira



E em meio a muitos protestos começou a Copa do Mundo 2014 no Brasil! Imagina na Copa! Pra quem viveu isolado em uma ilha durante todo este tempo, aqui vai uma pequena introdução histórica aos eventos que antecederam a copa. Na década de 70 o Brasil vivia sob uma ditadura militar (que começou na década de 60 e durou até o final dos anos 80). Durante estes 21 em que os militares estavam no poder, pessoas foram assassinadas, sofreram torturas, foram extraditadas "em nome do país" para acabar com os "Malditos Comunistas". E onde entra o futebol nesta história? Bem, com a vitória do Brasil com o Tri Campeonato Mundial da década de 70 no México, o governo militar usou a vitória do Brasil como campanha publicitária para difundir suas idéias e desviar a atenção do povo para questões políticas. Os meios de comunicação, artistas e esportistas e todos aqueles com "idéias comunistas" sofreram forte perseguição, censura e outras coisinhas ruins como servir ao governo ditatorial da época. Foi um período sombrio onde não tinha estabilidade econômica e o Brasil se afundou em dívidas, e povo  levou fumo até não poder mais (não que hoje seja muito diferente).

Este discurso ufanista foi usado para justificar o que aconteceu durante a Ditadura Militar

 O tempo passou, a Ditadura Militar acabou, o jogo virou e estamos em um regime democrático de eleições. Hoje temos uma presidenta que conseguiu sobreviver à ditadura, temos uma moeda forte, estabilidade econômica, a dívida com o FMI foi paga, mai liberdade de expressão e estamos sediando uma Copa do Mundo. Um dos projetos do atual governo foi o "Memórias Reveladas" para que as pessoas se conscientizem dobre o que aconteceu durante o período da Ditadura Militar "para que não se esqueça para que nunca mais aconteça" para conhecer visite este endereço eletrônico: http://www.memoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home. Como dizem os eslogans de filmes de terror "O mal nunca morre" e durante o atual período político em que vivemos o monstro da ditadura retornou através de uma galerinha que acha que esta é a solução para os problemas atuais do Brasil. E com o retorno destas idéias malignas veio um discurso de ódio atrelado fortemente a um discurso político. Não que isto não existisse antes, mas agora mais do que nunca isto está a flor da pele. Sério mesmo, este discurso opressor retornou descaradamente! Acredito que esta conversa agressiva do José Agripino (o RN tá bem representado) com a Dilma (quando ainda era ministra) ilustra bem a situação.

video
 Jô Soares comentando a intimidação de José Agripino contra Dilma

Mas e a copa? Calma que eu chego lá! tô pertinho! Vou só falar dos protestos e chego na copa! Recentemente o Brasil foi tomado por uma onda de protestos, organizados com a ajuda de mídias sociais, e boa parte deles começou contra o aumento abusivo do transporte público (eu mesmo participei de um aqui em Natal em 2012). Foram diversos protestos sobre as mais diferentes temáticas válidas como o beijaço que o Laerte organizou um beijaço em repúdio contra o homofóbico racista que integrou a comissão de direitos humanos. Claro que no meio tinha gente que só tava de sacanagem (no mal sentido) e também tinham alguns políticos e fanáticos religiosos (ou as duas coisas também) usando isso a seu favor para promover seus discursos de ódio e ao mesmo tempo se afirmarem como pessoas legais e descoladas. Desde as últimas eleições o discurso tem sido cada vez mais agressivo e violento. Aquelas coisas como censura, ufanismo e opressão policial despertaram todas aquelas lembranças do que a ditadura fez aos brasileiros. Daí isso também foi usado como discurso de manobra política para assustar a população com as "malignas" ditaduras Gay e comunista e dizer que tudo o que aconteceu na ditadura militar é que realmente foi legal. Enfim acho um saco o discurso político agressivo e opressor tanto PSDB quanto PT! É algo tão sem sentido e irracional pra mim quanto as torcidas organizadas. Fiz esta tira que até hoje ilustra o que penso a respeito disso.


Foram diversos protestos e boa parte deles foi direcionado à Copa do Mundo no Brasil. Sim! Chegou a hora de falar da copa! E é aí que o pau come literalmente! Pois estamos falando do Deus mais adorado em toda parte do mundo chamado dinheiro. Os governos federal, estadual e municipal se mobilizaram rapidamente para fazer com o que o país recebessem a Copa do Mundo com o padrão FIFA de qualidade. Tudo é questão de dinheiro! Uma parte nossos políticos eleitos democraticamente pela população desviaram no processo e outra parte vai pra FIFA! E pelo que foi apresentado, não é o povão que vai curtir a copa nos estádios com o preço exorbitante dos ingressos, muito menos se beneficiar com evento. Quem vai financiar isso é aquela elite ignorante que fomenta o ódio para o seu próprio benefício colocando seus direitos acima das outras pessoas. Transporte, saúde, segurança... Tudo isso no período da copa será prioridade para as pessoas que estiverem no evento e beneficiando a FIFA e interessados (na grana).

 Quem se beneficia com a Copa do Mundo no Brasil?

E para proteger a grana a ordem é baixar o cacete! Acredito que temos todo o direito de protestar contra o que há de errado e também protestar pelo direito de protestar! A copa é um bom momento pra isso! As pessoas estão vendo a mobilização política em torno do evento e se questionando porque o compromisso com direitos básicos do cidadão não são prioridade em relação à copa e protestando com razão. Mas tem gente sem noção agindo agressivamente e isso ajuda a dar munição para a polícia baixar o cacete (e olha que baixar o cacete já é algo habitual mesmo em protesto pacífico). E cara, se alguém agride fisicamente ou verbalmente outra pessoa por ir a um jogo da copa, curtir o evento ou por torcer por um determinado time além de estar errada ao meu ver não está agindo como um ser humano respeitável que eu gostaria de estar por perto. Se agir agressivamente contra o evento é uma ação política, considero um tiro no próprio pé e sem fundamento algum. Nada justifica a violência e a ditadura é prova disso. Eu acho legal o evento ocorrer por aqui. O que me incomoda é o que ocorre nos bastidores do evento. Vai ter Copa! Mas a copa nunca deve ser pensada como algo mais importante que os direitos das pessoas em ter uma vida digna e decente.

Dilma + Jigsaw = Vai ter copa! :) Que os jogos comecem!

Homer Simpson é o juíz incorruptível desta copa!

A copa sempre é um evento divertido!

#Spoiler # Copa #Game of Thrones #hashtag

Alguns jogos serão realizados aqui em Natal. Aqui em Natal a polícia tá em greve, a saúde também e olha só que maravilha! Os transportes públicos também (e sabemos muito bem que quando rola algo deste tipo também aumenta o preço das passagens em seguida). Eu mesmo não tenho grana pra ir a nenhum jogo da copa (e isso não é prioridade em minha vida apesar de me divertir e gostar do evento) mas, acho que vou conseguir ao menos conferir de perto um dos treinos (melhor que nada né?). Lembrei de algo engraçado aqui que ocorreu aqui com a decoração. Foi colocada uma decoração tosca por aqui, a população reclamou bastante (com razão!) e apresentaram várias versões melhores em mídias sociais (a do Dragon Ball do Leo Feitosa foi a melhor!). No final optaram em utilizar a idéia do Erinaldo Santos com as fotos de Canindé Soares apresentada nas redes sociais. Fora isso teve toda aquela mobilização política em torno da copa. Natal, continua mantendo com orgulho a tradição de derrubar sua história para construir outra com as mudanças das gestões políticas. Usaram a estratégia de derrubar o Machadão para construir o Arena das Dunas no lugar. Aproveitando o embalo o aeroporto Augusto Severo foi desativado para dar lugar ao Aeroporto Aluísio Alves. Desconstruir para construir... Será que derrubarão o Arena das Dunas e desativarão o novo aeroporto com o passar dos anos?

 Esta foi a decoração inicial da copa aqui em Natal! (sério mesmo!)

 
 Fizeram várias versões (todas melhores que a escolhida pela prefeitura) só de zoeira e como crítica

 Esta foi a idéia de Erinaldo Santos com as fotos de Canindé Soares para a decoração da copa 
(foi aprovada pela população e posteriormente pela prefeitura)

Ficou bem melhor né? Tá foda! Que bom que tiveram o bom senso de utilizar este trabalho!

 Adeus Machadão e olá Arena das Dunas!

Tchau Aeroporto Augusto Severo e olá Aeroporto Aluísio Alves!

A abertura estava parecendo um desfile de carnaval (mas sem o preparo e glamour das escolas de Samba ou a riqueza cultural de Recife) e o show da Cláudia Leite com a Jennifer Lopez trouxeram uma triste notícia: Não vai ter Shakira! Eu achei a abertura e o show das duas bem fraquinho! A Cláudia Leite tava parecendo a Galinha Pintadinha e descendo até o chão enquanto a Jennifer Lopes fazia uma cara de "Você jura que vou fazer isso?". Sem falar do delay e música chatinha! Shakira sozinha faria algo bem mais legal em se tratando de show do que as duas juntas apresentaram na copa! Tirando isso, esta copa não é muito diferente das anteriores.

#NãoVaiTerShakira

O show principal da abertura foi bem nhé!

Eu ri muito quando vi isso!

Era pra ter sido algo assim mas foi deste jeito!

video
Jennifer Lopes e Cláudia Leite na abertura da copa!

Ainda prefiro a Shakira!

Enfim, vai ter copa! Eu curto o evento e vou falar sobre ele por aqui! Pra quem não lembra (nem eu lembro! olhei descaradamente no meu próprio blog pra lembrar) quem ganhou a copa do mundo na África do Sul em 2010 foi a Espanha! E o Brasil foi eliminado por.. (olhando no blog de novo) ... Pela Holanda nas semifinais! Deixei abaixo uma pequena tabela com os grupos e jogos para ficarem situados nos jogos da copa deste ano:


12/06/2014
3 Brasil x Croácia 1

13/06/2014
1 México x Camarões 0

17/06/2014
0 Brasil x México 0

18/06/2014
0 Camarões x Croácia 4

23/06/2014
1 Croácia x México 3

23/06/2014
1 Camarões x Brasil 4



13/06/2014
1 Espanha x Holanda 5

13/06/2014
3 Chile x Austrália 1

18/06/2014
2 Austrália x Holanda 3

18/06/2014
0 Espanha x Chile 2

23/06/2014
0 Austrália x Espanha 3

23/06/2014
2 Holanda x Chile 0


14/06/2014
3 Colômbia x Grécia 0

14/06/2014
2 Costa do Marfim x Japão 1

19/06/2014
2 Colômbia x Costa do Marfim 1

19/06/2014
0 Japão x Grécia 0

24/06/2014
1 Japão x Colômbia 4

24/06/2014
2 Grécia x Costa do Marfim 1



14/06/2014
1 Uruguai x Costa Rica 3

14/06/2014
1 Inglaterra x Itália 2

19/06/2014
2 Uruguai x Inglaterra 1

20/06/2014
0 Itália x Costa Rica 1

24/06/2014
0 Costa Rica x Inglaterra 0

24/062014
0 Itália x Uruguai 1


15/06/2014
2 Suíça x Equador 1

15/06/2014
3 França x Honduras 0

20/06/2014
2 Suíça x França 5

20/06/2014
1 Honduras x Equador 2

25/06/2014
0 Honduras x Suíça 3

25/06/2014
0 Equador x França 0



15/06/2014
2 Argentina x Bósnia-Herzegovina 1

16/06/2014
0 Irã x Nigéria 0

21/06/2014
1 Argentina x Irã 0

21/06/2014
1 Nigéria x Bósnia-Herzegovina 0

25/06/2014
2 Nigéria x Argentina 3

25/06/2014
3 Bósnia-Herzegovina x Irã 1


16/06/2014
4 Alemanha x Portugal 0

16/06/2014
1 Gana x Estados Unidos 2

21/06/2014
2 Alemanha x Gana 2

22/06/2014
2 Estados Unidos x Portugal 2

26/06/2014
2 Portugal x Gana 1

26/06/2014
0 Estados Unidos x Alemanha 1



17/06/2014
2 Bélgica x Argélia 1

17/06/2014
1 Rússia x Coréia do Sul 1

22/06/2014
1 Bégica x Rússia 0

22/06/2014
2 Coréia do Sul x Argélia 4

26/06/2014
1 Argélia x Rússia 1

26/06/2014
0 Coréia do Sul x Bélgica 1


Pra quem não lembra, em 2010 fiz algumas tiras de Vida de Nerda falando sobre a Copa do Mundo. Neste ano, preparei uma série limitada de tiras, quadrinhos e ilustrações com Psycho e Heather entitulada Copa Maligna! Pois é sai quem não entende nada de futebol e entra quem tá só pra fazer o mal na copa!

Em 2010 vocês tiveram comentários de quem não sabe jogar futebol...

...Neste ano vocês terão comentários maldosos sobre a Copa Maligna!

Se divirtam com a copa mas não se esqueçam do que é realmente importante! E acreditem! Se as pessoas não fizessem diferença no mundo ainda estaríamos vivendo sob um regime militar e levando mais fumo do que levamos agora. Nosso país não é uma maravilha e perfeito mas está bem melhor do que era antes. Se vai melhorar ou piorar vai depender de suas ações diante do que está acontecendo. Pense bem antes de agir e procure sempre tomar boas decisões que tornem este lugar melhor de viver. E só pra não esquecer: lembrem que este ano é de eleições! Não ajam como analfabetos políticos! E é isso! Vou encerrar com Shakira por aqui! (pelo menos aqui tem Shakira!) Só vi agora o clip La La La da Copa do Mundo no Brasil que ela fez, mas garanto que ver este clipe dela junto com o Carlinhos Brown me empolgou bem mais que a Cláudia Leite e a Jennifer Lopez juntas! Acho que tem bem mais brasilidade, tem mais energia e é divertido (e o principal! Tem a Shakira)!

#Cade a Shakira

video
Shakira- "Dare" La La La

"Dare" La La La

Essa bola vai rolar
Mundo é um tapete verde
Quando a bola chega lá
O coração fica na rede, na rede, na rede
Olá, olá

La la la la la
La la la la la
La la la la la

La la la la la
La la la la la
La la la la la
I dare you

Leggo
Leggo
Leggo
Leggo

Feel how the planet's
Become one
Beats like a drum
To the same rhythm

Hear the whistle
Kick the ball
The entire world
Soars like an eagle

In Rio we play
Like we dance
Only today
There's no tomorrow

Leave all behind
In this place
There's no space
For fear or sorrow

Is it true that you want it
Then act like you mean it
With everyone watching
It's truth or dare can you feel it

La la la la la
La la la la la
La la la la la
La la la la la
I dare you

You have arrived
It's the place
No more doubts
The time is coming

Feel how the planet's
Become one
Like a drum
Destiny's calling

German, Colombians
Spanish and French
Off the bench
You gotta own it

Down here we play
Like we dance
It's Brazil
And now you know it

Is it true that you want it
Then act like you mean it
With everyone watching
It's truth or dare can you feel it

La la la la la
La la la la la
La la la la la
La la la la la
I dare you

Is it true that you want it
Then act like you mean it
The whole world is watching
It's truth or dare can you feel it
Feel it, feel it

La la la la la
La la la la la
La la la la la
La la la la la
I dare you

Leggo
Leggo
Leggo
Leggo

 Shakira é fodona!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...