sábado, 28 de junho de 2014

Macaxeira Zine: Mar



Ontem, foi o dia de ir até o Lançamento do Macaxeira Zine e se divertir bastante! Hoje, fiz download da 1° edição do Macaxeira Zine e conferi tranquilamente o belo trabalho que o coletivo de artistas desenvolveu. A revista é um grande catálogo que apresenta duas artes e uma pequena biografia dos seguintes artistas: Igor Marcelino, Igor Costa, Jackie Monteiro, Leander Moura, Flávia Duarte, Pedro Balduino, Rafael Oliveira, Vitor Moura, AnaLu Medeiros, Natsy Alencar e Luiza de Souza. A revista é uma publicação temática e o tema escolhido para esta edição foi o Mar, onde cada artista apresentou sua visão artística do tema.

 O Mar foi a temática da 1° edição da revista experimental de ilustração Macaxeira Zine

Igor Marcelino apresentou uma visão poética e vintage do Mar de forma bem pontuada. Igor Costa apresentou o mar na forma de suas crianças com sentimentos diferentes uma de forma monocromática e outra utilizando clores claras. Jackie Monteiro apresentou uma visão melancólica do mar onde as águas surgem de lágrimas e pulsam com as batidas do coração na realização de um sonho. Leander Moura apresentou uma versão onírica e gótica do mar através de uma presença feminina e misteriosa como as profundezas do mar. Flávia Duarte apresentou um olhar infantil de uma criança livre entre as ondas do mar descobrindo o mundo. Pedro Balduíno também apresentou uma versão onírica do mar utilizando uma abordagem onde a luz está mais presente que as trevas. Rafael Oliveira apresentou uma arte que me lembra bastante aquelas animações louquinhas de desenhos animados. Vitor Moura apresentou uma versão onírica e simbólica do mar. AnaLu apresentou uma abordagem simbólica, metafórica e crítica do mar. Natsy Alencar apresntou o mar em Pin Ups repletas de fantasia. Luiza de Souza fecha a edição apresentando a fascinação pelo mar nas figuras de um pescador e uma sereia. A única observação que coloco aqui sobre a publicação digital é de que acho que a capa e a contracapa funcionariam melhor também na horizontal assim como o conteúdo da revista.

11 artistas e 22 obras foram apresentadas na 1° edição da Revista Macaxeira Zine

Como um todo, a revista apresenta ao público um ótimo catálogo temático dos 11 artistas com uma divertida proposta temática onde suas mentes navegaram. Eu já conhecia alguns artistas como o Leander, Analu, Rafael, Luiza e a Jackie mas, foi esta publicação que me abriu a porta para conhecer outros artistas legais. É um trabalho bonito e tenho certeza que as pessoas gostariam de ter prints e uma versão impressa deste catálogo. A publicação marca também o início de um projeto bem legal oriundo de uma iniciativa de autores locais. Para conhecer melhor e acompanhar de perto o Macaxeira Zine, visitem este endereço eletrônico: https://www.facebook.com/macaxeirazine?ref=profile. Para ler também a primeira edição em pdf do Macaxeira Zine ("pagando" com um twiit ou postagem no Face), visitem este endereço eletrônico: http://macaxeirazine.tumblr.com/. Para conhecer os títulos da editora tribo, visitem este endereço eletrônico: http://editoratribo.tanlup.com/. Com certeza vem mais coisa legal pela frente!

Macaxeira Zine: Mar

Uma publicação da Macaxeira Zine/ Editora Tribo (Junho de 2014)

Arte: Igor Marcelino, Igor Costa, Jackie Monteiro, Leander Moura, Flávia Duarte, Pedro Balduino, Rafael Oliveira, Vitor Moura, AnaLu Medeiros, Natsy Alencar e Luiza de Souza

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...