segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Luz nas Trevas- Meio-que-em-off #4



A série Luz nas Trevas é uma grande história sombria e iluminada ao mesmo tempo. A história é composta por uma série de histórias fechadas aparentemente sem conexão entre os personagens, mas no decorrer da série irão ocorrer ligações entre histórias e personagens. A história não é focada em um personagem fixo, mas alguns personagens podem aparecer em mais de uma história, não necessariamente a história seguinte. São histórias curtas, longas, individuais ou em série apresentando variados gêneros de histórias (cotidiano,terror, noir, ficção científica... tem até comédia romântica).  Hoje irei falar do processo criativo da história Jailhouse Rock da série Luz nas Trevas. A história possui roteiro de Joseniz (aka eu mesmo) e arte de Jefferson Dênis e foi publicada no dia 13 de Fevereiro de 2015 neste infame blog.

 Joseniz (O Autor em Crise) e Jefferson Dênis

E a série de histórias da banda continua no Luz nas Trevas. Como disse antes, alguns personagens podem aparecer novamente em outras histórias e desta vez revemos Guilherme (da história anterior) conversando com Tsuki Yumiko(que na história anterior conhecemos apenas por foto). Como o título da história (que faz uma referência a uma das músicas do Elvis) indica, a história se passa na prisão, um lugar onde Tsuki (a baterista da banda) já está bastante familiarizada. Como devem ter percebido, ela tem um estilo de vida bastante diferente da Jaciara assim como sua relação com o Guilherme. Apesar de não ser uma pessoa bastante sociável, uma das características da Tsuki é sua clareza nas ações, onde ela toma decisões (mesmo quando as decisões não são tão boas assim) e assume a responsabilidade por elas sem qualquer tipo de arrependimento. E era este traço de personalidade dela que eu queria abordar nesta história tragicômica que a apresenta.

Jefferson Dênis com os storyboards da banda na FLIQ 2013


De todas as histórias que elaborei a respeito da banda, esta é a mais divertida. E o que diverte aqui é que o humor é algo mais involuntário causado pela situação em que os personagens se encontram. Tsuki não é daquelas pessoas que vai ficar soltando piadinhas pra alegrar o ambiente, ela é do tipo que deixa um ambiente alegre tenso se estiver a fim (a situação que a colocou na cadeia mostra bem isso). O processo da história não foi muito diferente da anterior, eu apresentei o roteiro da história e o Jefferson Dênis buscou referências visuais e trabalhou nos storyboards e arte-finalizou. Posteriormente cuidei da diagramação e letreiramento da história. Em uma coisa Dênis e eu concordamos: de todas as histórias da banda, esta história é a mais hilária e a personagem tão hilária quanto. Quando terminou de desenhar as páginas Dênis ria vendo os quadros. A definição de Dênis para Tsuki é que ela é uma porra louca e o barato da banda. Ela lembra várias pessoas misturadas que Dênis conhece. Ele curtiu bastante o processo de desenhar a história. É uma personagem  que ainda não foi aprofundada (assim como todos os outros) e vemos apenas algumas nuances e aspectos sutis dos personagens. Mas ao ver um pouquinho dela, ficamos querendo a conhecer um pouco melhor.

Storyboard inicial da história feito por Jefferson Dênis (notem que ele deixa as indicações de balões com as falas na arte)

Os integrantes da banda são personagens urbanos e acreditamos que outas pessoas vão se identificar com os personagens e as histórias. Como podem perceber, os personagens ainda estão vendo se voltam ou não para a banda que criaram no passado (e aos amigos que nela estiveram). O show está apenas começando e o Guilherme vai nos apresentando um a um seus amigos e companheiros de banda. Jeff e eu estamos afinando os instrumentos e preparando para dar o tom de cada personagem e seus acordes. Faltam apenas mais duas histórias para conhecermos todos os personagens e finalmente mais uma para vê-los todos reunidos (ou não) outra vez. Estamos estudando possibilidades e uma delas é realizar uma arte toda colorida inspirada nos álbuns europeus. Mais pintura tradicional do que digital. Estamos ensaiando, mas se tudo correr bem, mais pra frente vocês irão ver a banda ao vivo e a cores no habitat natural: O palco e as ruas da cidade. Espero que tenham curtido e até o próximo meio-que-em-off.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...