quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Deadpool



The zoeira never ends! Nesta semana, fui ao cinema assistir o divertido filme do Deadpool, que foi bem melhor do que imaginava. Para quem não conhece o personagem, ele foi criado pelo artista de sucesso Rob Liefield. O cara é tão humilde e modesto, que disse que o Fabian Nicieza, co-criador do personagem, tirou na loto ao escrever o Deadpool e que até um faxineiro poderia ter feito o trabalho dele. Mas enfim, quando Liefield e Nicieza trabalhavam com o personagem em Novos Mutantes, ele era basicamente um mercenário com visual parecido com o Exterminador da DC, com fator de cura do Wolverine e mais desbocado que o Homem-Aranha e levado a sério. O que tornou o Deadpool interessante, foi quando deixaram de levar o personagem a sério com histórias mais divertidas com quebras de 4° parede. O escritor Joe Kelly foi o grande responsável por isso ao criar o elenco de apoio do personagem com a Al Cega e o amigo Weasel (que estão no filme) e brincar com as possibilidades do personagem já que a revista podia ser cancelada a qualquer momento e ninguém estava prestando tanta atenção nele para acabar com a zoeira. Mas vou contar uma coisa pra vocês: Eu só comecei a ler Deadpool à partir da fase que a Gail Simone escrevia no início deste novo século (e é uma boa fase do personagem). E ao longo dos anos, principalmente pelo tom humorístico das histórias o personagem ganhou muitos fãs. E um deles, é o ator Ryan Reynolds.

 Ryan Reynalds com o primeiro visual do Deadpool em X-Men Origens: Wolverine

Vocês lembram dele naquele filme tosco do Wolverine né? Pois é! Desde antes daquele filme, o ator falava de Deadpool. Tinha um filme do personagem que ia ser feito pela New Line, mas não deu certo. Depois disso, a Fox assumiu o personagem e bem... O que dizer? O Wade Wilson/Deadpool Baraka com boca costurada do filme da FOX foi algo muito desagradável tanto para o público de fãs, como para o ator que o interpretou. A Fox ainda tinha planos para o personagem (com uma nova abordagem) mas tinha medo de dar sinal verde para o filme. E o Ryan Reynalds continuou falando do filme do Deadpool mesmo quando estava interpretando o Lanterna Verde. Mesmo quando o filme acabou, ele continuou insistindo em querer interpretar o Deadpool e tagarelava muito sobre o personagem. O sinal verde só veio quando "vazou" a cena de teste para o possível filme do Deadpool com Ryan Reynalds no papel do personagem e direção de Tim Miller. No entanto a Fox deu um orçamento bem reduzido para o filme ser trabalhado mesmo com a reação positiva dos fãs. Os fãs curtiram, Ryan Reynalds curtiu, o diretor Tim Miller curtiu e muitos outros likes foram dados durante a divulgação do filme até o seu momento de estréia.

Visual do Deadpool antes (X-Men Origens: Wolverine) e agora no filme de 2016

 E esta foi a primeira imagem oficial apresentando o visual do Deadpool

Macaco come banana e Deadpool Comic Con!

Ok agora que tudo está contextualizado, chegou a hora de falar do filme em si. Se não quer saber de nada do filme, sugiro que corra agora e só volte quando assistir. Já voltou? Não saiu daí? Que seja... Quando saiu a cena teste, eu tinha dito que se este filme seguisse a linha apresentada eu veria com certeza nos cinemas! E não me arrependi nem um pouco! O filme cumpre o que promete sendo bem honesto mantendo toda aquela energia legal da cena teste! O filme começa com a abertura em slow motion com metalinguagem tirando uma onda com os envolvidos no filme (o mesmo é feito em animação no fim do filme bem ao estilo daqueles filmes de comédia dos anos 80) além da existência do filme em si. O próprio Deadpool explica pra você o nascimento deste filme citando outro personagem dos X-Men. A narrativa apresenta uma versão estendida daquela cena de ação do curta vazado (numa versão bem melhorada) alternando com flashbacks mostrando a origem do Deadpool, além de quebras de quarta parede e muitas piadas infames.

True Love Never Dies!

A história do filme é bem clichê com a história de origem, a busca de vingança e a tentativa de salvar a esposa em perigo que foi capturada pelo vilão. O legal é que o clichê é intencional e bem utilizado no filme (principalmente para fazer piadinhas). Se eu fosse classificar Deadpool eu colocaria na mesma prateleira com Thor pois o filme apesar de ter um "herói" é basicamente uma comédia romântica. Tem pitadas de outras coisas, mas em sua grande maioria Deadpool é uma comédia romântica e a zoeira com isso na divulgação não foi ao acaso. A relação entre Wade (Ryan Reynalds) e Vanessa (Morena Baccarin) é bem construída com as quebras do filme alternando drama e comédia. Você fica torcendo pros personagens ficarem juntos e a Vanessa não está lá apenas para ficar em perigo pois ela tem seu papel no filme. O amor move mais o Deadpool que a vingança pois ele está mais preocupado em reconstruir o rosto para ter o amor de sua esposa do que matar o vilão (se bem que isso é uma diversão extra).

Muito amor neste filme!

Todos os personagens estão bem caracterizados. A Al Cega e o amigo Weasel cumprem bem sua função de apoiar o Deadpool e servir como escadas para piadas (o taxista é outro coadjuvante legal). Temos basicamente dois X-Men no filme: Míssil Adolescente Megassônico (que nome legal) e Colossus. Eu realmente achei muito legal a caracterização do Colossus no filme tanto no visual como na personalidade (que me lembra bastante as HQ's do Claremont e Byrne). Até o sotaque russo ele tinha! Porra é muito legal ver estas coisas no cinema! E funcionou muito bem a contraposição do herói clássico certinho com o anti-herói. Falando em X-men as piadas sobre a quantidade de personagens e as linhas temporais funcionaram que é uma beleza.

O orçamento do filme só permitiu dois X-Men

Vamos encarar o perigo em câmera lenta!

Quanto aos vilões tem basicamente dois no filme: Ajax (aka Francis) e Pó de Anjo (fora os capangas que vão morrendo ao longo do filme, um deles é uma divertida participação especial). Eles tem seus bons momentos no filme (pouso de herói), mas não chegam a causar uma empatia maior que os outros personagens do filme. Acho que o Ajax podia ter sido melhor aproveitado com o lance dele ser imune a dor e o Deadpool ter fator de cura, mas parando pra pensar ser imune a dor é um poder muito ruim já que a dor serve pra avisar que você tá ferrando com seu corpo. E quanto a Pó de Anjo ela cumpre bem seu papel como força bruta, mas um background curto a ligando com o Ajax e a empresa que escraviza mutantes daria uma empatia maior por ela.


Pó de Anjo é uma vilã de respeito!

Já o outro vilão do filme...

Eu vi o filme tanto legendado como dublado. E vou te contar, a versão dublada ficou bem melhor e conseguiu pegar bem as piadas do filme. A piada da quebra das 16 paredes (Brecht deve estar muito feliz com este feito) é um bom exemplo disso. E na sessão que eu fui tinham pais que levaram as crianças pro filme que ficaram fazendo muitas perguntas enquanto eles estavam tirando elas do cinema. Sim! Stan Lee está no filme e sim o filme tem uma cena extra que nem todo mundo sacou a referência mas eu fiquei nostálgico quando vi. É legal ver um filme atual que me lembra as coisas dos anos 80 em sua estrutura de maneira divertida e honesta. Eu espero que o próximo filme com o Cable ouse um pouco mais com o roteiro e brinque muito mais com a narrativa do filme (que podia ter sido mais zoada neste que foi bem didático em alguns momentos)!

Ainda estão aqui? Parem de ler esta postagem! Já acabou!

Enquanto isso Deadpool tira onda com o vindouro filme da DC...

Deadpool
Ano: 2016
Diretor: Tim Miller

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...