quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Arqueiro Verde: Ano 1



Hora de voltar a falar de quadrinhos por aqui neste infame blog depois de um bom tempo! Finalmente depois de muito tempo procurando, achei a revista do Ano 1 do Arqueiro Verde pra ler. E é uma HQ muito foda! Eu considero o Arqueiro Verde como o Demolidor da DC. É aquele personagem que não chama tanta atenção como Batman ou Super-Homem mas que dificilmente tem histórias ruins. Autores como Kevin Smith, Dennis O'Neil, Judd Winick, Mike Grell, Chuck Dixon deixaram sua marca no título cada um com sua contribuição. Até mesmo a fase dos Novos 52 (que teve muita coisa ruim) apresentam boas histórias com o personagem. Arqueiro Verde: Ano 1 foi publicada por aqui na forma de um encadernado reunindo as 6 edições da minissérie escrita por Andy Diggle e com a arte de Jock.


 
 Nos EUA a história saiu originalmente em uma minissérie em 6 partes

Ano 1 é um título de peso na DC. Depois da Crise nas Infinitas Terras Frank Miller fez uma revista muito foda do Batman com este título reapresentando o Batman para novos leitores sem desprezar a origem do personagem. Outras revistas se seguiram com este título também apresentando boas histórias como Liga da Justiça: Ano 1 de Mark Waid, Brian Augustyn e Barry Kitson. Outros não levam o Ano 1 no título, mas possuem a mesma proposta de fazer a releitura das origens de personagens, como a Mulher-Maravilha do George Pérez, ou o Super-Homem do John Byrne. Este Ano 1 não deve em nada a nenhuma destas histórias apresentando em grande estilo a origem do Arqueiro Verde.

Arqueiro Verde: Ano 1 é uma história de sobrevivência


Você já conhece a origem do Homem-de-Ferro? Ou do Punho-de-Ferro? Doutor Estranho? Ou mesmo o Batman? A história de origem do Arqueiro Verde não é muito diferente com o Playboy rico que desaparece e depois retorna com novos valores humanos depois de uma grande mudança em sua vida. Claro que estou sendo bem genérico pois o que diferencia todas estas histórias é a forma como elas são contadas. E a história do Arqueiro Verde tem mais em comum com o mítico Robin Hood do que qualquer outro destes personagens. Robin Hood sempre está presente nesta história de alguma forma. Seja na essência do personagem os nas referências, como a mais direta onde Oliver Queen compra o Arco e Flecha usado por Howard Hill na série de TV do personagem inglês.

Robin Hood?


A história é pé no chão e apresenta bem a transformação de Oliver Queen de milionário aventureiro sem rumo na vida para um herói com o objetivo de fazer mais pelos desfavorecidos. O roteiro pega o que há de melhor de outras fases do personagem e apresenta tudo em uma história única sem perder a identidade. É muito legal ver todo o processo de Oliver Queen para se sentir e se manter vivo ao longo da história. Os personagens secundários cumprem bem a sua função e nenhum deles soa como se estivesse fora daquela realidade ou não tivesse importância. O roteiro é bem dinâmico de uma forma que se você lesse aleatoriamente qualquer uma das edições ele iria prender bastante a sua atenção seja pela ação, seja pela interação com outros personagens ou pela forma como Oliver Queen é apresentado nesta história. O ato em final em particular me lembrou uma história muito boa do Novo Lobo Solitário de Kazuo Koike, Hideki Mori e Goseki Kojima. E não é qualquer HQ de Super-heroi que dá pra comparar com este trabalho hoje em dia.


As cores vão direto ao alvo


A arte de Jock é um espetáculo à parte seja pelas capas ou pela narrativa cinematográfica da história. A revista podia até não ter as belas cores de David Baron (que fez um trabalho melhor na história utilizando as cores para passar sensações atmosféricas e emocionais pontuando o Verde no lugar do Vermelho para cenas de impacto por exemplo) que ainda assim ia ser um belo trabalho artístico devido à Arte-Final bem definida de Jock. As cenas de ação do Jock são lindas desde um simples soco em um barco até as explosões. Acho que é um bom começo pra quem conhece a série de TV Arrow mas nunca chegou a ler os quadrinhos. No meu caso, vou fazer o inverso já que só agora vou estar com tempo para ver a série de TV.



Hora de divertir com a série de TV do Arqueiro Verde

Arqueiro Verde: Ano 1

Publicada originalmente em Green Arrow: Year One 1 a 6 (2007) nos EUA e no Brasil na forma de um encadernado reunindo a minissérie completa(2009)

Roteiro: Andy Diggle
Arte: Jock
Cores: David Baron

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...