domingo, 14 de dezembro de 2008

A Arte Sequencial no traço dos artistas do RN - A Exposição (Parte 1)



Ao falar da exposição resolvi dividir em dois posts diferentes: Um falando sobre a abertura da exposição e outro falando sobre como foi ter feito o trabalho de recepção do público.

Versão definitiva do convite para a exposição

No dia da inauguração fui o primeiro a chegar ao Natal Shopping, demorei um pouquinho para encontrar um lugar, a alameda de serviços é bem escondida na parte inferior do shopping, bem próxima a àrea de alimentação e o fliperama (que precisa atualizar os jogos, tem alguns jogos de luta que já zerei com todos os personagens). Procurar o lugar foi como uma caça ao tesouro ou destravar um personagem secreto de Mortal Kombat, um pouco complicado, mas você se diverte bastante no processo.

Ao encontar o lugar com uma porta de vidro e um banner indicando o local encontrei um segurança com uns dois metros de altura. Perguntei a ele se aquele era mesmo o local e se ele sabia da exposição de quadrinhos que ia acontecer. Ele me respondeu afirmativamente a primeira pergunta (fiquei mais tranquilo, era ali mesmo e eu não estava atrasado) e disse que teve um pessoal pela manhã mas não sabia quem ou o que nem o como do estavam fazendo ali. Deduzi que já estava tudo pronto e só teria que esperar a hora da inauguração e me dirigi a uma das mesas da praça de alimentação. No percurso o segurança me perguntou sobre o que era a exposição, falei que era sobre quadrinhos. Daí ficamos umas duas horas só conversando sobre quadrinhos e o quanto ficou sem graça o filme do quarteto fantástico. Quando o segurança foi embora, fiquei desenhando meus quadrinhos na espera. Daí apareceu uma jovem perguntando o que tava fazendo e daí fiquei conversando bastante com ela sobre quadrinhos, sendo que conversamos mais sobre superman, não sei porque as mulheres tem tanto facínio pelo super-homem... Enfim após a saída dela começaram a aparecer os quadrinhistas, eu já conhecia quase todos os que vieram para exposição, outros como Gabriel Actraiser conheci na exposição e teve também a Giovana Leandro que não cheguei a encontar mas pude conferir os trabalhos.

Ao adentrar no espaço da exposição, achei o lugar perfeito. Bem iluminado, boa temperatura, confortável, seguro, bem espaçoso (acho que dava até pra fazer umas apresentações teatrais no lugar) o único ponto negativo era a sua localização secreta. O lugar apresentava a sala almadiçoada e sinistra, no qual o nome explica tudo.

Quando a exposição foi inaugurada acho que os primeiros visitantes foram as crianças e jovens que iam participar das oficinas realizadas durante o evento. Depois foram surgindo outras pessoas que como eu demoraram um pouco pra achar o lugar. Foi um clima ótimo e a exposição correu tranquila com os quadrinhistas explicando seu trabalho e as etapas para construção de uma HQ para os visitantes.

Durante a inauguração pude conferir melhor o trabalho de todos os quadrinhistas e seus novos projetos e pude apresentar os meus também. Nunca tinha visto um trabalho do Carlos Alberto e pude conferir na exposição minha cabeça expodiu e meu queixo caiu no chão que nem o máskara (alguns anos antes conferi ele cantando com seu vozeirão, ele não força a voz, é assim mesmo! já fizeram o teste deixando-o bêbado e em nenhum momento ele mudou de tom, e k-ray como ele canta bem); Vítor é um cara bem legal dá para conversar sobre zumbis e nerdcasts direto porque ele também acompanha estas coisas acho legal nele a capacidade de já visualizar o trabalho pronto e de sua fixação em colorir e de querer recolorir trabalhos como watchmen em sua busca do perfeccionismo detalhado nas cores; acho o trabalho da Tati com o patinho quéim quéim muito fofo e gosto de tudo que ela faz ligado ao Iron Maiden e o Eddie; estou gostando do trabalho do Wendell Cavalcanti junto com o quadrinhista americano Erik Palick que o está enchendo de trabalho até dizer chega e do seu projeto pessoal com o personagem O Duque; não reconheci o Lula Borges de imediato porque ele estava de cabelo longo mas gosto bastante do seu trabalho de letreiramento e de colorização ele tem um etilo diferente do Vítor mas também produz trabalhos fantásticos com as cores; admiro muito o trabalho dos irmãos W (Wanderline, Wolclenes e Wagner) que são bastante unidos e tiveram um ambiente familiar que os estimulou a exercitar sua arte e gosto muito dos personagens criados pelo Wanderline o Eni Guimá e o Urubu Man e estou aguardando ver novas histórias deles; Fiquei supreso com os desenhos da Geovana que apesar da pouca idade fez desenhos muito bem trabalhados e estilizados com lápis de cor queria ter visto mais trabalhos dela; Gabriel Actraiser conheci na exposição e de cara gostei dos trabalhos minuciosos e especificamente do seu trabalho com animação em que está fazendo tudo sozinho são cerca de duas horas pra fazer dois segundos e ao ver me lembrei imediatamente das animações de animatrix e do anime do batman; José veríssimo não encontrei no dia da inauguração da exposção mas já o conhecia e vi o seu trabalho exposto tem um desenho dele de um demônio que me lembrou a escultura que ele fez do Hellboy nas aulas de modelagem e ele foi bastante simpático quando conversou com minha avó que foi ver a exposição dias depois; quanto a mim estou seguindo com meus projetos e aos poucos vou falando sobre o andamento deles em meu blog.

Os trabalhos apresentados na exposição foram bastante diversificados, e apesar de trabalharmos de formas diferentes estávamos todos ali trocando idéias sobre como fazer quadrinhos e de como melhorar os trabalhos. Sabemos que elogiar por elogiar não leva a lugar nenhum por isso achei legal a troca de informações sobre técnicas e a busca de aperfeiçoamento do trabalho que aconteceram na exposição. Sozinho o quadrinhista não chega a lugar algum é nescessário este intercâmbio de idéias e técnicas de narrativas gráficas, é bem mais construtivo e saudável. Ninguém estava competindo com ninguém, nosso maior adversário somos nós mesmos incapazes de se acomodar e de aceitar que este é o melhor que podemos fazer. A arte é uma busca de conhecimento e aperfeiçoamento constante. Acredito que irão surgir boas surpresas de todos em 2009.







Está inaugurada a exposição!








Wanderline apresentando seus trabalhos









Pessoas apreciando a exposição



Foto com e sem Flash








Wendell apresentando os trabalhos









Pessoas chegando para exposição









Um momento calmo




Pessoas olhando e comentando os desenhos de minha pasta

Artistas e organizadores da exposição

Esqueçam os Changeman... Humm olhando pra esta foto é bom esquecer a gente também!





Esta exposição só foi possível com a parceria entre GHQ,SEBRAE, Red Bug e Natal Shopping







Recepção da exposição(rimou) aqui os quadrinhistas ficavam se revezando para recepcionar os visitantes









Plano panorâmico da entrada para exposição







Iluminação ambiente com luzes Incandescesntes, Fluorescentes e de Néon












Se achegue e descanse








O lugar de onde estou descendo as escadas é amaldiçoado e sinistro!




Apresentação dos Artistas do RN e da exposição

Apresentação dos Artistas do RN

Quem disse que HQ não é arte?









Joseniz, o Quadrinhista das Trevas e Luz









Quadrinhos e livros norteriograndenses







Minha pastas com desenhos e projetos juntos da minha revista sobre super-heróis e quadrinhos favorita atualmente








Wydennis e Jussier(do SYPWNJ) pensando:"Temos que treinar mais para ser superhipermegaboga bacaray!"











Som ambiente








Caixa de doações para a Gibiteca Potiguar no bairro de Santarém



2 comentários:

Renan Ribeiro Adão disse...

na boa , voce coloca um titulo como postagem , entrei seco pensando que ia para um link!!!

gostei das fotos da esposiçao show de bola , a divulgaçao de artistas, la em baixo no convite vi um chifrudo parece o HELL dos mdms

comicsevenangels.blogspot.com

Joseniz disse...

:P

Legal que tenha gostado das fotos da exposição e tenha conhecido o trabalho dos artistas daqui do RN.

O chifrudo me lembrou mais o Frankenstein...

Namastê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...