segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Novas Novidades!



Apresento por aqui as novidades (que ainda não são tão novidades assim) que te esperam neste e nos próximos anos no Luz nas Trevas. Como devem saber, sou do tipo que segue adiante com os projetos iniciados até o fim. Então, as novidades são nada mais nada menos que a continuidade do que eu já iniciei com várias coisas novas. A medida que as coisas forem se realizando eu atualizo esta postagem. Estes últimos anos estão sendo muito loucos seja pela quarentena, seja pelas mudanças significativas em minha vida. Por isto, só estou fazendo esta postagem sobre as novidades agora (antes tarde do que nunca né?). Então tem algumas coisas que já aconteceram e não tive tempo de falar por aqui com a devida calma no início do ano como normalmente eu faço. Enfim... Vamos começar? Fica como uma pequena retrospectiva das coisas ocorridas desde a pandemia para quem não me acompanhou em outras redes sociais(quem hoje em dia ainda usa blog?) e uma prévia do que está por vir.


Parte 1: Quadrinhos

Até o momento o catálogo do selo Luz nas Trevas possui 4 publicações impressas. Todas as quatro publicações do catálogo (Vida de Nerda, ECAM, A Encenação Poética da Vida em uma Sequência de Quadros e Luz nas Trevas) irão ter sequência. No momento estou estudando formas de vender as edições em estoque (que estão acabando) e disponibilizar estas revistas em outras plataformas online. Logo mais devo apresentar novidades sobre isso por aqui.

 

 As quatro publicações impressas com o selo Luz nas Trevas até o momento

 

Vida de Nerda irá ganhar mais duas edições impressas Vida de Nerda #2: A Cavaleira Maluca e Vida de Nerda #3: O Vale Sombrio da Morte (talvez eu mude os nomes e a ordem). As duas edições devem contar com participações especiais de outros artistas realizando a arte das histórias da Cavaleira Maluca (aquela personagem louca da Nerda). As duas revistas também apresentam uma temática bem distinta uma da outra sendo que uma tem o clima mais leve e outra um clima mais sombrio. Quem acompanhou a revista Vida de Nerda (ou as tiras) sabe que a Nerda tem uma personagem chamada Cavaleira Maluca. As Aventuras da Cavaleira Maluca é justamente esta série de tiras com esta personagem vivendo suas próprias aventuras. A compilação desta série de tiras se chamará  "As Aventuras da Cavaleira Maluca #1- O Lado Sombrio do Arco-íris " vai ser publicada de forma impressa e lançada juntamente com a revista Vida de Nerda. E, como devem perceber, retomei com a publicação de ambas as tiras!


As Aventuras da Cavaleira Maluca:O Lado Sombrio do Arco-Íris #1 irá compilar as tiras iniciais da personagem


A revista ECAM, realizada em parceria com Wanderline Freitas com base em idéias de Vitor Coelho e lançada em 2015 na FLiQ e no FIQ, irá ter continuidade em novas revistas e novas histórias. As histórias iniciais já estão sendo encaminhadas e a previsão é que toda esta grande história de apresentação tenha um desfecho na edição #6 (quanto a datas tudo vai depender de nossa disponibilidade). Ainda não sei se ao final de tudo fazemos um encadernado compilando todas as histórias iniciais ou seguimos com histórias novas, mas o fato é que, independente do que aconteça, temos boas tramas para contar. E enquanto surgirem boas tramas de investigação para serem contadas, novas revistas serão publicadas. Talvez a revista mude até de nome depois desta fase inicial terminar.

 

A revista A Encenação Poética da Vida em uma Sequência de Quadros será publicada em 2024, terá a mesma estrutura da anterior e disponibilizada de forma impressa (tamanho magazine) e online. E não vai ser apenas o lançamento da revista que tenho em mente (se continuar lendo as novidades irão ter um panorama maior do que eu estou pensando). A primeira edição teve uma recepção bastante positiva e a proposta da revista me animou bastante em dar continuidade no mergulho em outras linguagens artísticas. Ainda não defini qual a proposta, história e com quem irei iniciar na segunda edição. Mas vai ser um trabalho bem profundo como o da primeira edição.

 

A revista Luz nas Trevas #2 está em andamento e estou contando inicialmente com a parceria de três grandes amigos/artistas muito competentes nas histórias iniciais: Jefferson Dênis, Leander Moura e Renato Medeiros (outros autores podem surgir ao longo dos anos). Já tenho o projeto da HQ bem definido e já escrevi mais de 500 histórias para serem encaminhadas. É um projeto bem pessoal e estou fazendo o possível para que ele seja publicado da melhor maneira possível. Algumas histórias já estão prontas para serem publicadas e outras estão em andamento (então a terceira edição já está a caminho também). O que eu posso adiantar é que a segunda edição vai ser ainda mais sombria que a anterior. Também iremos rever alguns rostos conhecidos e conhecer alguns rostos novos nas novas histórias.

 

Psycho e Heather são personagens que tenho grande carinho e eu não poderia ficar sem preparar algo especial pra eles.  Contos da Caixa de Cereal #1 será  a primeira publicação com os personagens bem ao estilo dos quadrinhos da E.C. Comics. Estou também organizando uma HQ Impressa intitulada HQ Cereal. É algo não convencional, limitado e bem especial com estes dois queridos personagens que pretendo lançar em 2024. E sim estou trabalhando em uma revista própria com Psycho e Heather. No momento estou batizando a revista de Psycho: Cereal Killer e Heather Lee Curtiskamp mas pode ser que o nome mude até eu lançar.

 

As primeiras revistas devem ser lançadas no ano que vem. Se trata de duas edições de O Processo com o Autor em Crise Joseniz e a Advogada Maligna Jani Sheliak onde serão apresentadas nossas histórias insanas. Na edição zero Jani e Joseniz estão fazendo uma HQ mas, para isso, terão que lidar com o julgamento de um misterioso tribunal que está realizando um processo contra eles. A trama toda irá ser uma sátira a histórias de tribunal com a participação especial do... Castor Advogado? Já na primeira edição da revista, a Elfa Jani e o Mago Joseniz estão em busca de tesouros e muitos dinheiros. Eles já tem uma primeira missão: Proteger o rei de ser assassinado. Será que eles vão conseguir? Uma futura terceira edição já está sendo encaminhada e vai ser uma comédia romântica. Como devem ter sacado, cada revista tem uma temática bem diferente da outra. E esse é o caminho. Espero que curtam bastante esta nova revista a ser lançada no primeiro semestre em 2024.

 

 
 Capas de O Processo #0 e O Processo #1

 

 
Teaser de O Processo #1
  

Outra publicação em andamento é Matando o Tempo com a Morte. Devo lançar ela mais ou menos durante o período de lançamento das revistas de O Processo (talvez até antes). Sobre o que é a história? É sobre uma menina que vai literalmente passar o tempo com a morte em um hospital enquanto se adapta ao fato de estar doente. Era uma idéia que já tinha em mente e que pra mim se tornou uma história necessária em contar principalmente depois de termos passado por uma pandemia. Seria uma história bem infantil se não fosse pela temática. Além disso, estou com dois projetos secretos de quadrinhos em paralelo fora do selo Luz nas Trevas. No momento certo revelo lá nas atividades paralelas, então fiquem de olho!

 

Já saí da fase de definir os personagens e estou trabalhando nos storyboards desta história

Até o momento o selo Luz nas Trevas possui 10 publicações na forma de webcomics (incluindo as versões online das revistas impressas. Em 2020 foram publicadas 03 webcomis: Psychotiras Psicóticas #1, Leopoldo e Kanabes: Álbum de Família #1 e Um Mundo Assustador #1. Novas webcomics irão ser publicadas à medida que as séries de tiras forem sendo finalizadas (como Autor em Crise #3) e novas revistas e zines tenham sua versão impressa (Zine Trash#2 já está na fila).

 

As três webcomics lançadas em 2020
 
 
Até o momento o selo Luz nas Trevas possui 10 webcomics!
 
 

Pouco depois do fim da pandemia, voltei a participar de eventos tanto em 2022 como em 2023 (também conhecido como "este ano"). Com o retorno aos eventos, resolvi voltar com o básico e voltei a publicar Zines.  O primeiro deles é o Zine Trash lançado durante o Cuscuz HQ em 2023. A inspiração para o zine foi o Cine Trash e serve como carta de apresentação para o Luz nas Trevas. Estou trabalhando em outros Zines que devem ser lançadas em eventos futuros. Estou trabalhando tanto na sequência do Zine Trash como em novos Zines com temáticas variadas. À medida que for fazendo, revelo por aqui. E Sim! Depois vou disponibilizar eles por aqui de forma online.



Zine Trash é meu primeiro Zine publicado pelo selo Luz nas Trevas
 

Cartaz de lançamento do Zine Trash #1

Capa de Zine Trash #1

 

O segundo zine publicado este ano foi Um Dia Feliz, feito em parceria com a roteirista Çeisa e lançado de forma simultânea nos eventos 12° FLIQ- Feira do Livro e Quadrinhos de Natal e GGCON 2023. O Segundo zine é a primeira publicação com uma linha mais infantil do selo Luz nas Trevas (como sempre dou um jeito de colocar demônios, seres sobrenaturais e criaturas sombrias de outras dimensões nas histórias. foi divertido fazer algo diferente e mais... Feliz!)


Cartaz de Um Dia Feliz


 Capa de Um Dia Feliz


Como devem ter percebido, voltei a publicar tiras aqui no blog. Estou dando continuidade as tiras antigas de onde tinha parado. As séries de tiras que tinha paralisado as atividades são: Vida de Nerda, As Aventuras da Cavaleira MalucaAs Aventuras da Cavaleira Maluca- Quarentena, O Reinado da Borboleta Monarca, Wolderline, O Processo Continua..., Psychotiras Psicóticas e Um Mundo Assustador!. Comecei até a publicar uma programação semanal para que acompanhem as tiras. Entre as séries finalizadas recentemente estão Qu4renen4, Leopoldo e Kanabes e a terceira e última fase de Autor em Crise. Para inaugurar esta nova fase pós pandemia iniciei uma nova série intitulada Unizverso. E, como sabem, à medida que as tiras chegam ao fim, elas são publicadas na íntegra na forma de webcomic. A primeira série de tiras a ser publicada neste formato em Outubro é Autor em Crise #3.


Estas três séries de tiras foram concluídas


Estas são as nove séries de tiras em andamento


Aqui apresento uma pequena lista das futuras publicações online e impressas com o selo Luz nas Trevas:

01- Psychotiras Psicóticas #1 Concluído (a webcomic foi publicada no dia 11 de Dezembro de 2020)

02- Leopoldo e Kanabes: Álbum de Família #1  Concluído (a webcomic foi publicada no dia 12 de Dezembro de 2020)

03- Um Mundo Assustador #1 Concluído (a webcomic foi publicada no dia 14 de Dezembro de 2020)

04- Qu4renten4 Concluído (a série foi finalizada em com o fim da quarentena em Outubro de 2021)

05- Leopoldo e Kanabes Concluído (a série de tiras foi concluída em comum acordo pelos criadores em Outubro de 2021)

06- Autor em Crise- Fase 3 Concluído (a série de tiras foi finalizada em Junho de 2023)

07- Zine Trash #1 Concluído (O zine foi lançado na 11° edição Cuscuz HQ em Junho de 2023)

08- Unizverso Concluído (A nova série de tiras foi iniciada em Junho de 2023)

09- Um Dia Feliz Concluído (O zine em parceria com Çeisa foi lançado simultaneamente nos eventos 12° Feira de Livros e Quadrinhos de Natal e GGCON 2023 em Outubro de 2023)

10- Vida de Nerda Em Andamento (série de tiras)

11- As Aventuras da Cavaleira Maluca Em Andamento (série de tiras)

12- As Aventuras da Cavaleira Maluca- Quarentena Em Andamento (série de tiras)

13- O Reinado da Borboleta Monarca Em Andamento (série de tiras)

14- Wolderline Em Andamento (série de tiras)

15- O Processo Continua... Em Andamento (série de tiras)

16- Psychotiras Psicóticas Em Andamento (série de tiras)

17- Um Mundo Assustador Em Andamento (série de tiras)

18- Autor em Crise #3 Em Andamento (Webcomic prevista para Março de 2024)

19- Zine Trash #2 Em Andamento ( Outubro de 2024)

20- Zine Trash #3  Em Andamento (Novembro de 2024)

21- O Processo #0 Em Andamento (primeiro semestre de 2024)

22- O Processo #1 Em andamento (primeiro semestre de 2024)

23- Matando o Tempo com a Morte Em andamento (primeiro semestre de 2024)

24-  Vida de Nerda #2: A Cavaleira Maluca Em andamento (primeiro semestre de 2024)

25- Vida de Nerda #3: O Vale Sombrio da Morte Em andamento (primeiro semestre de 2024)

26- As Aventuras da Cavaleira Maluca #1- O Lado Sombrio do Arco-íris Em andamento (primeiro semestre de 2024)

27- Luz nas Trevas #2 Em Andamento (primeiro semestre de 2024)

28- ECAM #2 Em Andamento (segundo semestre de 2024)

29- ECAM #3 Em Andamento (segundo semestre de 2024)

30- Contos da Caixa de Cereal #1 Em Andamento (segundo semestre de 2024)

31- HQ Cereal #1 Em Andamento (segundo semestre de 2024)

32- A Encenação Poética da Vida em Uma Sequência de Quadros #2 Em Andamento (segundo semestre de 2024)

33- O Processo #2 Em andamento (primeiro semestre de 2025)

34- O Processo #3 Em andamento (primeiro semestre de 2025)

35-ECAM #4 Em Andamento (primeiro semestre de 2025)

36-ECAM #5 Em Andamento (primeiro semestre de 2025)

37- Luz nas Trevas #3 Em Andamento (segundo semestre de 2025)

38- A Encenação Poética da Vida em Uma Sequência de Quadros #3 (segundo semestre de 2025)

39- ECAM #6 Em Andamento (segundo semestre de 2025)

40-  Psycho: Cereal Killer e Heather Lee Curtiskamp #1 Em Andamento (segundo semestre de 2025)

41- Contos da Caixa de Cereal #2 Em Andamento (segundo semestre de 2025)

42- HQ Cereal #2 Em Andamento (segundo semestre de 2025)

Parte 2: Atividades Paralelas 

Depois de 60 edições publicadas ao longo da 1° Temporada, 2° Temporada, 3° Temporada, 4° Temporada e 5° Temporada do Luz nas Trevas, houve um grande hiato do programa no Youtube. Fiz as contas aqui e para atualizar todos estes anos de hiato vou seguir com uma programação semanal de publicações todas as sextas-feiras. Depois, na décima temporada, devo voltar com a programa com uma frequência mensal.

 

As 12 edições da 1° Temporada do programa Luz nas Trevas

 As 12 edições da 2° Temporada do programa Luz nas Trevas

 As 12 edições da 3° Temporada do programa Luz nas Trevas

 As 12 edições da 4° Temporada do programa Luz nas Trevas


 
As 12 edições da 5° Temporada do programa Luz nas Trevas

 

O canal Luz nas Trevas no Youtube segue em 2023 com 12 novas edições, dando continuidade à numeração da temporada anterior. Logo serão exibidas as primeiras edições da 6° temporada.

Aproveitando o embalo, um novo programa deve ter sua estreia no Luz nas Trevas. Se trata da Websérie Luz nas Trevas (falta muita coisa a definir, mas vou encaminhar este projeto). O episódio piloto é a adaptação da história Existe Vida em Minha Cabeça, ou seriam meus Pensamentos e Sentimentos? realizada em parceria com a amiga/artista Recy Freire e publicada na revista Luz nas Trevas: Autor em Crise em 2011. O projeto é bem mais do que uma mera adaptação de meus quadrinhos e vocês conhecerão mais detalhes em breve.





O episódio piloto é uma adaptação da HQ "Existe vida em minha cabeça ou seriam meus pensamentos e sentimentos?"

Durante a pandemia, participei de alguns eventos de forma remota, e após a pandemia voltei a participar de eventos novamente de forma presencial. O período da Pandemia promoveu diversas mudanças em minha vida (a maioria não foi boa), mas, estou me sentindo bem no momento e disposto em apresentar novas novidades a cada evento em que participar. Estou feliz tanto em rever rostos amigos e conhecer novos artistas ao apresentar meus trabalhos. Foram diversos eventos em paralelo à minha produção artística. Lives, palestras, voltei a desenhar ilustrações para prints... Cara tive até a feliz surpresa de ganhar um prêmio respeitado por defender um colega de traço e voltar a participar de um podcast depois de muito tempo sem participar de um. Eu vejo luz nas trevas!


Em Maio de 2020 participei da live do Ponto do Leitor. Foram 6 programas transmitidos via instagram com apresentação de Jadson Dantas entrevistando diversos artistas. Foi legal para conhecer o trabalho de autores que não conhecia, para apresentar meu trabalho e ver o que meus amigos andam fazendo de novo durante a pandemia (e ver que estão todos bem).


Ao todo foram 6 lives do Ponto do Leitor

Na live em que participei falei de minha experiência e da revista Luz nas Trevas


O mais inesperado pra mim ocorreu em Outubro de 2021 com a premiação do 42° Prêmio Vladimir Herzog onde os mais de 100 artistas e pessoas que queriam defender o Aroeira da perseguição do governo fascista do Bolsonaro foram premiados (teve uma categoria só para a charge continuada). Entenda, a intenção da charge foi que se o Aroeira fosse processado, preso ou algo do tipo pela charge denunciando o incentivo do presidente a invadir hospitais em plena pandemia, isso teria que rolar com todo mundo que deu continuidade à charge. A idéia era servir de escudo e ser solidário com o Aroeira por isso a #somostodosaroeira em apoio ao artista e a criação de uma página no insta só para postar todas as artes. Fiquei muito feliz em ver o Aroeira com o troféu agradecendo pelo apoio e com esta premiação, não pelo prêmio em si mas o momento histórico que ele representa (e que com certeza vou guardar por toda minha vida).



Durante a pandemia participei da iniciativa Vingadores Charge Continuada em defesa do cartunista Aroeira.

A minha versão continuada da Charge do Aroeira

Não deu pra todo mundo receber um troféu, mas ganhamos um certificado para nos lembrar do quanto é importante se posicionar quando algo injusto acontece. Dormir com a cabeça tranquila sabendo que está do lado certo da história sabe?


Nos dias 18 e 25 de Junho de 2021 participei do projeto Extensão Geek como palestrante juntamente com o quadrinista Alec Drummond. Foi uma boa experiência onde apresentamos nossos processos de criação de quadrinhos em uma conversa bem legal com os participantes. Amo o trabalho do Alec, então foi bem legal conhecer sua experiência de vida e de como ele começou a publicar seus trabalhos.


Cartazes das lives que ocorreram nos dias 18 e 25 de Junho

Durante as lives, Alec e eu falamos de nossas experiências e processos criativos para fazer quadrinhos

Ainda em 2021, no mês de Junho participei junto com Hanna Lauria e outros artistas divulgando nosso trabalho na edição online do Yujô Tube. Participamos na forma de uma vinheta apresentado nossos trabalhos enquanto outros quadrinhistas relatavam suas experiências no quadro Artist's Alley: Os Desafios dos Quadrinistas e Ilustradores.


O Yujô Tube foi o último evento que participei com Hanna Lauria

Em 2022 voltei a participar de eventos presenciais, e o primeiro deles foi a 5° Feira de Livros da Cooperativa Cultural na da UFRN. Eu não estava em uma fase muito boa e aquela vontade de desistir e largar mão de tudo ficou passando várias e várias vezes em minha cabeça.  Mas no final das contas, foi um bom começo onde fiz boas amizades e me animei a voltar a desenhar e seguir adiante com os quadrinhos. Amei voltar à participar de eventos ainda mais repleto de cultura, poesia e arte. Foi uma boa forma de começar uma nova fase em minha vida.



Cartaz que criei para divulgar minha participação no evento


Olha só que programação cultural linda!



Poesia e quadrinhos no centro de convivência da UFRN!

De 31 de Agosto a 04 de Setembro participei da travessa dos artistas da 11° edição da FLIQ- Feira de Livros e Quadrinhos de Natal no Parque das Dunas. A FLIQ é um evento literário que reúne diversos autores de livros e quadrinhos com a intenção de formar um público leitor e divulgar a produção literária no RN. O setor de quadrinhos foi bem organizado pela equipe do Cuscuz HQ e entre os convidados estavam nomes como: Jefferson Costa e IlustraLu marcando presença no evento.



Vou tomar só um pouquinho de café desta vez!


Esssa turminha estava por lá!


Olha que plaquinha linda eu ganhei nesta edição da FLIQ!


Amo apresentar meu trabalho para novos leitores!

Arte feita por todos os artistas desta edição da FLIQ


E em Setembro 2022 recebi um convite bem especial para participar de um dos Podcast do Teatro Escuro do Pensador Louco. Participei da quarta edição do podcast Cômicos Enquadrados juntamente com Dani Marinho, Mateus Mantoan, Jotta Santos e claro, O Pensador Louco. Fiquei muito feliz não só por voltar a participar de um podcast (desde 2009 que não participava de um) mas por ter conhecido e conversado com tanta gente legal (e ainda não tinha tido a oportunidade de conversar tanto tempo com o amigo Pensador Louco) e ainda falar sobre quadrinhos. Sim foi algo bem paralelo mesmo né? Espero poder participar de outros podcasts e quem sabe criar o meu também. Uma das coisas que amo é conversar sobre coisas legais!


Nos dias 05 e 06 de Novembro estive na GGCON- Good Game Convention 2022 que aconteceu no Centro de Convenções apresentando todo um universo de cultura POP, Geek, Gamer e E-Sports. Estive presente juntamente com minha staff Çeisa no Beco dos Artistas da primeira edição do evento. O espaço era bem confortável e fiquei em boa companhia com diversos artistas seja de quadrinhos ou de ilustração.Foi uma agradável surpresa conhecer o evento e ver tanta coisa legal reunida em um único espaço. Fiquei um pouco perdido com tanta coisa acontecendo.E.. Cara, o Guilherme Briggs era uma das atrações do evento! Foi bem legal ver ele por lá! Era um dos poucos dubladores que ainda não tinham vindo aqui pra Natal.


E aqui estou eu no Beco dos Artistas do evento com quadrinhos e Prints do Luz nas Trevas

Olá amiguinhos!

Eu e Love perto do amiguinho transformer

No dia 11 de Fevereiro de 2023 a Feira de Quadrinhos do Beco da Lama voltou para uma 11° edição depois do hiato iniciado em 2020 com a pandemia. Teve quadrinhos, samba e seus autores quadrinhos favoritos reunidos após tanto tempo em ritmo de carnaval. Além do ziriguidum da feira, estava rolando uma apresentação massa do Rosas na Cartola celebrando os 43 anos PT.  Ahhh cara! É bom demais ter saído de um governo fascista e assassino (lembram do que aconteceu na pandemia né?) e celebrar a vitória de um governo de verdade com o fim da pandemia é bom demais! É uma energia muito boa! Fiquei muito feliz em rever todo mundo com o retorno da feira!



E aqui estamos nós para mais um dia de aventuras amiguinhos!

No Ziriguidum do Beco da Lama com quadrinhos e Prints!

Rosas na Cartola celebrando os 43 anos de PT!



Em Julho de 2023 surgiu um novo evento de quadrinhos com a Feira de Quadrinhos do Seburubu. O evento ocorreu reunindo, colecionadores, amantes da 9° arte e seus quadrinistas favoritos na Mansão dos Vingadores Seburubu na Cidade Alta. No evento era possível encontrar revistas em quadrinhos autorais, ilustrações, desenhos originais, caricaturas, itens colecionáveis e muito mais. Foi legal conhecer este novo espaço. Já tinha ouvido falar do sebo mas ainda não tinha ido pra lá conhecer o que tem por lá. E tinha muita coisa legal além dos quadrinhos como, por exemplo, vinis antigos (dava até pra você comprar uma radiola pra ouvir os discos em casa).


O Seburubu, localizado na Cidade Alta

Cheguei com novos prints no evento!

E aqui estamos nós no Seburubu!


O Cuscuz HQ voltou para uma 11° Edição em 2023. Pra quem não conhece o Cuscuz HQ é um encontro de colecionadores de quadrinhos em um evento feito de fã para fã. A 11° edição teve como temática o The Flash e quadrinhos nacionais. E desta vez, consegui participar da travessa dos artistas do evento (no anterior fui como visitante) onde lancei o primeiro zine com o selo Luz nas Trevas: Zine Trash #1! O público está bem mais amplo com artistas, cosplayers e outras atrações que complementaram as palestras e a organização do evento foi elaborando ao longo das edições. É muito legal ver o quanto o evento cresceu e tem potencial para crescer ainda mais.



E aqui estou na travessa dos artistas do Cuscuz HQ 2023

A Travessa dos Artistas da edição 2023 do Cuscuz HQ

Os Action Figures estavam assustadores!

Lembrem-se: Nós somos Groot!

Em Agosto de 2023 ocorreu a 2° Feira de Quadrinhos do Seburubu. O evento ocorreu reunindo seus quadrinistas favoritos na Toca dos Gatos Seburubu na Cidade Alta. No evento era possível encontrar revistas em quadrinhos autorais, ilustrações, desenhos originais, caricaturas, itens colecionáveis e muito mais. Entre os destaques desta edição estavam os lançamentos da HQ Abaddon de Leander Moura e Cristal Moura e o livro Sina do premiado autor Márcio Benjamin. Participei com meus zines, prints e quadrinhos do catálogo Luz nas Trevas. O espaço é muito legal! Depois vou me organizar pra fazer outras visitas além destes eventos (tirem um tempinho e façam uma visita por lá! vai valer a pena!).


Prontos para uma nova edição da Feira de Quadrinhos do Seburubu? Uhhuuuu!

Nos dias 09 e 10 de Setembro participei do Artist's Alley dA 12° edição do HQPB- Quadrinhos e Cultura POP da Paraíba no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. Estive lá, depois de muito tempo sem ir à Paraíba, em boa companhia no  Artist´s Alley com prints, artes originais, zines e quadrinhos do catálogo Luz nas Trevas. Revi muitos amigos queridos e conheci outros como a Roberta Cirne no qual amo o trabalho.


E aqui estamos nós no HQPB!


Mesa do Luz nas Trevas movimentada no evento!

Só gente boa e da paz!


De 04 a 08 de Outubro, participei da 12° FLIQ- Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, na travessa dos artistas. Os últimos dias bateram com a GGCON então fiz um jogo de cintura com o Joseniz em todo lugar ao mesmo tempo para participar dos dois eventos. Enquanto estava na travessa, finalizei e lancei o zine Um dia Feliz no evento. Foi uma correria bem grande, mas fiquei feliz por poder ficar um pouco mais de tempo dentro do evento que da última vez porque os horários não batiam com meu outro trabalho. Amei a divulgação do evento em tempo real nas redes sociais. Foi legal, mas acho que o setor de quadrinhos e produção autoral poderiam ter tido um pouco mais de destaque. Afinal, é este diferencial de outros eventos literários do estado e o que tornou o evento em referência no nordeste. 

Aqui estou eu na FLIQ com o crachá e tudo o mais!

Lancei o zine Um Dia Feliz durante o evento

A Travessa dos Artistas da FLIQ 2023

E claro que tomei só um cafézinho no evento


Nos dias 07 e 08 de Outubro, participei da GGCON- Good Game Convention 2023 que aconteceu no Centro de Convenções apresentando todo um universo de cultura POP, Geek, Gamer e E-Sports.. Foi uma edição bem maior em tudo e o Beco dos Artistas contou com 66 expositores este ano com uma pluralidade e diversidade artística bem maior. Me diverti muito na edição deste ano por vários motivos. Entre eles foi a organização e cuidado com o espaço do Beco dos Artistas, além de ver tanta gente massa expondo seu trabalho por lá! Çeisa, desta vez, além de ir como staff estava como artista do Zine Um Dia Feliz. Foi tudo bem agitado e estou muito feliz na fase atual em que me encontro. Com aquela energia de fazer muita coisa acontecer sabe? E que venham os próximos eventos!


E aqui estou eu no Beco dos Artistas da GGCON 2023 lançando o zine Um Dia Feliz


Dando entrevista no evento!

Çeisa (aka love artista e staff) e eu na edição 2023 da GGCON


Olha o Bumblebee!

Nem todo herói usa capa! Mas Batman e Batgirl usam!

Rezando com a freira por mais eventos artísticos no RN!

Olha só quanta gente legal no Beco dos Artistas da GGCON 2023


Desta vez consegui tirar uma fotenha com o dublador Guilherme Briggs!

 

Nos dias 01 e 02 de Dezembro de 2023 ocorreu a primeira edição da CGP- Convenção Geek Potiguar! O CGP foi criado or um bando de potiguares entusiastas da cultura POP e Geek que buscam oferecer um evento para todos os gostos. O evento além de dar visibilidade  revitar o catálogo da Biblioteca Câmara Cascudo contou com palestras, oficinas, jogos, música, artistas, exposição de artes e muito mais! Foi bom conhecer este novo espaço e curtir o evento.


Rio Grande do Norte + Cultura POP (by Marcello Gentil)
 
 
 Mesa do Luz nas Trevas na CGP!
 
 
Amei conhecer o trabalho onírico da Nenfe (aka Jennifer Scarleth) 

 E o evento teve música com Rick e os Yokais

 

No nublado dia 03 de Fevereiro de 2024 estive presente na comemoração do Dia do Quadrinho Nacional em Natal com uma nova Feira de Quadrinhos no espaço do Seburubu. Foi uma ótima forma de começar o ano! O evento contou com uma exposição coletiva com os artistas presentes, diversos qudrinistas expondo seus trabalhos, fora os vinis, quadrinhos e livros que estavam com desconto por lá! Estava com saudades das comemorações do Dia do Quadrinho Nacional por aqui (se não me engano, a última foi quando o quadrinista Geraldo Borges estava por aqui com seu Quadrinhos Estúdio, mas minha memória não é uma Brastemp então vejo isso depois). Foi evento que reuniu quadrinistas e ilustradores de várias gerações e espero que o evento se renove por vários anos.


A mesa do Luz nas Trevas no evento

Um pouco da exposição de quadrinhos que ocorreu no evento


Todo mundo junto! Ihuuuuuu!

À medida que forem surgindo mais novidades sobre eventos, atualizo por aqui!


Abaixo, uma pequena lista com as atividades paralelas:

01- Luz nas Trevas Em Andamento ( a 6° temporada, 7° temporada, 8° temporada, 9° temporada e 10° temporada serão publicadas ao longo de 2024 e 2025)

Luz nas Trevas- 6° Temporada

Luz nas Trevas # 61- Luz nas Trevas: O Retorno! (01 de Março de 2024)
Luz nas Trevas # 62- ??? (08 de Março de 2024)
Luz nas Trevas # 63- ??? (15 de Março de 2024)
Luz nas Trevas # 64- ??? (22 de Março de 2024)
Luz nas Trevas # 65- ??? (29 de Março de 2024)
Luz nas Trevas # 66- ??? (05 de Abril de 2024)
Luz nas Trevas # 67- ??? (12 de Abril de 2024)
Luz nas Trevas # 68- ??? (19 de Abril de 2024)
Luz nas Trevas # 69- ??? (26 de Abril de 2024)
Luz nas Trevas # 70- ??? (03 de Maio de 2024)
Luz nas Trevas # 71- ??? (10 de Maio de 2024)
Luz nas Trevas # 72- ??? (17 de Maio de 2024)

Luz nas Trevas- 7° Temporada

Luz nas Trevas # 73- ??? (24 de Maio de 2024)
Luz nas Trevas # 74- ??? (31 de Maio de 2024)
Luz nas Trevas # 75- ??? (07 de Junho de 2024)
Luz nas Trevas # 76- ??? (14 de Junho de 2024)
Luz nas Trevas # 77- ??? (21 de Junho de 2024)
Luz nas Trevas # 78- ??? (28 de Junho de 2024)
Luz nas Trevas # 79- ??? (05 de Julho de 2024)
Luz nas Trevas # 80- ??? (12 de Julho de 2024)
Luz nas Trevas # 81- ??? (19 de Julho de 2024)
Luz nas Trevas # 82- ??? (26 de Julho de 2024)
Luz nas Trevas # 83- ??? (02 de Agosto de 2024)
Luz nas Trevas # 84- ??? (09 de Agosto de 2024)

 Luz nas Trevas- 8° Temporada

Luz nas Trevas # 85- ??? (16 de Agosto de 2024)
Luz nas Trevas # 86- ??? (23 de Agosto de 2024)
Luz nas Trevas # 87- ??? (30 de Agosto de 2024)
Luz nas Trevas # 88- ??? (Setembro de 2024)
Luz nas Trevas # 89- ??? (Setembro de 2024)
Luz nas Trevas # 90- ??? (Setembro de 2024)
Luz nas Trevas # 91- ??? (Setembro de 2024)
Luz nas Trevas # 92- ??? (Outubro de 2024)
Luz nas Trevas # 93- ??? (Outubro de 2024)
Luz nas Trevas # 94- ??? (Outubro de 2024)
Luz nas Trevas # 95- ??? (Outubro de 2024)
Luz nas Trevas # 96- ??? (Novembro de 2024)

Luz nas Trevas- 9° Temporada

Luz nas Trevas # 97- ??? (Novembro de 2024)
Luz nas Trevas # 98- ??? (Novembro de 2024)
Luz nas Trevas # 99- ??? (Novembro de 2024)
Luz nas Trevas # 100- Edição Especial Comemorativa (Novembro de 2024)
Luz nas Trevas # 101- ??? (Dezembro de 2024)
Luz nas Trevas # 102- ??? (Dezmbro de 2024)
Luz nas Trevas # 103- ??? (Dezembro de 2024)
Luz nas Trevas # 104- ??? (Dezembro de 2024)
Luz nas Trevas # 105- ??? (Janeiro de 2025)
Luz nas Trevas # 106- ??? (Janeiro de 2025)
Luz nas Trevas # 107- ??? (Janeiro de 2025)
Luz nas Trevas # 108- ??? (Janeiro de 2025)

 Luz nas Trevas- 10° Temporada

Luz nas Trevas # 109- ??? (Fevereiro de 2025)
Luz nas Trevas # 110- ??? (Fevereiro de 2025)
Luz nas Trevas # 111- ??? (Fevereiro de 2025)
Luz nas Trevas # 112- ??? (Fevereiro de 2025)
Luz nas Trevas # 113- ??? (Março de 2025)
Luz nas Trevas # 114- ??? (Março de 2025)
Luz nas Trevas # 115- ??? (Março de 2025)
Luz nas Trevas # 116- ??? (Março de 2025)
Luz nas Trevas # 117- ??? (Março de 2025)
Luz nas Trevas # 118- ??? (Abril de 2025)
Luz nas Trevas # 119- ??? (Abril de 2025)
Luz nas Trevas # 120- ??? (Abril de 2025)

 

02- Luz nas Trevas: Existe vida em minha cabeça ou seriam meus pensamentos e sentimentos? Em Andamento (curta-metragem/websérie previsto para 2024)

03- Live Ponto do Leitor Concluído (A live ocorreu em Maio de 2020)

04- Prêmio Vladimir Herzog Concluído (A premiação ocorreu em Outubro de 2020)

05- Palestras no Extensão Geek 2021 Concluído (as lives foram realizadas nos dias 18 e 25 de Junho)

06- Yujô Tube Concluído (o evento ocorreu nos dias 19 e 20 de Junho)

07- 5° Feira de Livros da Cooperativa Cultural Concluído (o evento ocorreu de 06 a 10 de Junho)

08- FLIQ 2022 Concluído (o evento ocorreu de 31 de Agosto a 04 de Setembro de 2022)

09-Cômicos Enquadrados #4- Pisicofodas em Quadrinhos Concluído (o podcast foi publicado em 05 de Setembro de 2022)

10- GGCON 2022 Concluído (o evento ocorreu nos dias 05 e 06 de Novembro de 2023)

11- 11° Feira de Quadrinhos do Beco da Lama Concluído (o evento ocorreu nos dia 11 de Fevereiro de 2023)

12-1° Feira de Quadrinhos do Seburubu Concluído (o evento ocorreu nos dia 08 de Julho de 2023)

13- Cuscuz HQ (11° Edição) Concluído (o evento ocorreu nos dias 22 e 23 de Julho de 2023)

14- 2° Feira de Quadrinhos do Seburubu Concluído (o evento ocorreu nos dia 19 de Agosto de 2023)

15- HQPB 2023 Concluído (o evento ocorreu nos dias 09 e 10 de setembro de 2023)

16- 12° FLIQ- Feira de Livros e Quadrinhos de Natal Concluído (O evento ocorreu de 04 a 08 de Outubro de 2023)

17- GGCON 2023 Concluído (O evento ocorreu nos dias 07 e 08 de Outubro de 2023)

18- CGP! Convenção Geek Potiguar! Concluído (O evento ocorreu nos dias 01 de 02 de Dezembro de 2023)

19- Dia do Quadrinho Nacional Concluído (O evento ocorreu no dia 03 de Fevereiro de 2024)

20- Projeto Secreto #1 Em Andamento (previsão para 2024)

21- Projeto Secreto #2 Em Andamento (previsão para 2024)

Parte 3: O Blog 


Retomei com a programação semanal do blog (que está com um novo visual) e devo seguir firme e forte com novas postagens (e atualizando outras de forma retroativa). Também ampliei um pouco mais a divulgação de forma mais profissional e estou preparando coisas novas (será que o podcast sai?).


 
A programação atual do blog Luz nas Trevas

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...