quarta-feira, 15 de abril de 2009

Dragonball- Evolution


Desde os anos 90 ouvi o boato de que fariam um filme de Dragon Ball. Conheci o anime primeiro pela revista herói, depois pelo jogo de videogame, pelo desenho e por último nas histórias em quadrinhos. Akira Toriyama é um fabuloso Mangaká e criou uma mitologia e universo muito divertido com o mangá Dragon Ball. A melhor de todas as fases é a inicial que termina com o confronto contra Piccolo casamento de Goku com Chi Chi no torneio de artes marciais. Minha espectativa era alta e esperava que fosse divertido e com lutas ao estilo Neo versus agentes Smith em Matrix. Desde que o filme foi anunciado e a sinpse e as primeiras imagens foram liberadas já dava pra perceber que este Dragon Ball ia ser bem diferente dos quadrinhos.A começar pelo nome de Dragon Ball para Dragonball: Evolution (Os americanos devem ter confundido Dragon Ball com Pokémon). O autor de Dragon Ball, Akira Toriyama, disse para ver desta forma o fime:"Talvez a melhor maneira para que eu e todos os fãs possamos apreciar é pensar nele como um Dragon Ball de uma dimensão diferente" .

Ainda assim foi ruim de assistir era como um daqueles filmes bobos e previsíveis americanos da sessão da tarde atual com "Happy End" e cheio de clichês. Assisti pra ver se conseguia rir um pouco mas nem isso. Os efeitos nem chegaram perto da luta do Neo em Matrix, os personagens estavam descaracterizados mas, alguns elementos como as Dragon Balls, O dragão Shen Long (visualmente o dragão do filme D-War é melhor), as cápsulas, e Goku virando um macaco e soltando um Kame Hame Ha estavam presentes no filme. Só tiveram duas coisas que tornaram o filme interessante: Uma foi a dublagem brasileira com as mesmas vozes do desenho, a outra foram as personagens femininas!

Bulma no quadrinhos

Bulma no filme

Chi Chi no anime

Chi Chi no filme

Mai no anime

Mai no filme

Enfim, Dragonball: Evolution é um filme fraco mas não tão fraco quanto pensava que iria ser pela divulgação da sinopse e imagens. É muito diferente dos quadrinhos e tenta evoluir com uma nova abordagem dos personagens na tela o que acaba não funcionando muito bem, até porque a abordagem segue velhas receitas de filmes americanos de forma requentada e com pouco tempero mitológico oriental de Dragon Ball.

Dragonball: Evolution
Ano: 2009
Diretor: James Wong


Uma coisa legal do filme que estou especulando é que quem não conhece o Mangá vai procurar pra conhecer a história de Goku (ou fugir do Mangá traumatizado com o filme, isto é hipotético oras!). Quem sabe isto anima os japoneses a produzirem um filme com qualidade com os personagens? Ou quem sabe se fizerem uma sequência, pequel ou refilmagem não aproveitam um dos personagens mais fortes do mundo? O Mister Satan!!! Podiam colocar sua filha Videl (anagrama de Devil) também!! Ia ser ao menos mais divertido.

Mister Satan é o cara!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...