sábado, 27 de junho de 2009

A Arte da Luta


Assisti este filme sem esperar muita coisa, pela capa e sinopse pensei que fosse um filme de Karatê Kid engraçado, e tive uma agradável surpresa ao constatar que é sim um filme estilo Karatê Kid, só que em uma abordagem bem diferente da que imaginava.

O filme apresenta a história Byung-Tae, um adolescente que apanha frequentemente na escola(ele leva uma senhora surra por dia e humilhado constantemente) ele tenta buscar ajuda em manuais e com outras pessoas, o que que não ajuda muita coisa, pois acaba apanhando ainda mais. Quando descobrem que Byung-Tae é filho de policial a coisa piora ainda mais já que boa parte de seus agressores vieram de um reformatório para a escola técnica em que ele estuda e estão se associando ao crime organizado. O que ele passa a tentar evitar daí pra frente, não é levar uma surra e sim se manter vivo na escola.

Paralelo a isso um homem misterioso chamado Pan-Su que foi resolver negócios na cidade. Os dois acabam se encontrando e depois de Byung-Tae insistir muito, Pan-Su acaba compreendendo a situação do garoto e resolve ensinar a filosofia das artes marciais. Uma das coisas mais legais é o ensinamento como usar uma moeda.Um amigo de infância de Byung-Tae é transferido para escola, e tenta enfrentar os valentões e é humilhado e quase assassinado por eles.

Byung-Tae fica emputecido e dá uma surra em todos eles, o confronto final com o líder dos valentões onde ele lembra as palavras do mestre é uma das melhores lutas que já vi.Ao final do filme Byung-Tae tenta proteger seu mestre e Pan-Su que acaba sendo mortalmente ferido pelo pai de Byung-Tae. O filme ainda tem uma cena adicional nos créditos ao som de Guantanamera. A abordagem deste filme é agressiva e sem muita fantasia, tem momentos engraçados? sim, mas não são apenas eles que movem a história.Uma coisa que estou percebendo nos filmes coreanos é que eles se utilizam muito bem de clichês para contar uma boa história. Sim, é um filme com clichês muito bem trabalhados que o tornam muito mais pé no chão que outros que existem por aí. Como disse no início, foi uma surpresa agradável.

A Arte da Luta
Ano: 2006
Diretor: Han-sol Shin

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...