segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Battle Royale- Survival Program


Este é um filme que gostei muito de ter assistido. Revi pelo menos umas 5 vezes. O melhor filme de terror japonês que assisti este ano (estamos em Janeiro, mas já considero este filme o melhor). A história é baseada em um livro de Koushun Takami que ganhou uma adaptação em mangá, lançada aqui no Brasil pela Conrad que eu ainda não li (motivo: a incerteza se vão publicar os 3 últimos volumes, se publicarem compro as 12 primeiras edições com prazer) e este filme em 2000. A história(o roteiro é o melhor do filme) é sobre uma turma de 42 estudantes que são sequestrados, levados para uma ilha(não, não é a ilha de Lost) e obrigados a matar uns aos outros pelo governo japonês em um programa chamado Battle Royale.


Battle Royale- Trailer

Os meios que o governo utiliza para obrigar os estudantes a se matar é bem convincente: Coleiras explosivas! Elas explodem se tentar tirar, explodem se você for desobediente, se você estiver no lugar errado na hora errada e explodem se você não matar seus 41 coleguinhas de sala no tempo estimado de 3 dias. Acredito que a melhor atuação deste filme é de Takeshi Kitano, que interpreta o professor da sétima série Kitano e instrutor da mesma turma na nova edição do Battle Royale. Se chegou a ver o trailer, já dá pra ter idéia do que ele faz no filme. No filme a atriz Chiaki Kuriyama (a Gogo Yubari de Kill Bill) também faz uma bela atuação, apesar de curta. Em geral a atuação dos atores neste filme é assim, mesmo que o papel tenha pouca duração os atores conseguem apresentar bem quem são os personagens (que também apresentam nuances) de modo crível. A narrativa do filme é ótima, achei genial o uso de pequenos flashbacks para mostrar o passado dos personagens, a tela escura para mostrar o óbito dos personagens com uma contagem regressiva, e as sequencias de sonhos no final do filme. Um exemplo de como o filme é bem conduzido e as interpretações bem executadas é a cena que mostra a lei Battle Royale como um Reality Show. Um grupo de repórteres vai entrevistar a vencedora do última edição e quando se aproximam com as perguntas, ela sorri. O sorriso diz tudo, não é preciso mais nada. Agora pare e pense: Quantos filmes que abordam a temática Reality Shows conseguem apresentar uma cena tão impactante quanto esta? Esta cena com certeza é melhor que muitos deles.

A vencedora do último Battle Royale :)

Você me cortou?

Como disse antes o melhor do filme é o roteiro. Ele além de apresentar uma boa trama de filme de terror, consegue apresentar uma bela crítica política e social (não é todo filme de terror que tem isso bem explícito) apresenta muitas nuances na história através de seus personagens e situações que acontecem no filme. Os personagens são bem construídos mesmo os que aparentemente são considerados clichês se revelam bem interessantes. As mortes são imprevisíveis e inesperadas (cada aluno recebe uma arma que varia de uma tampa de panela até uma metralhadora) e na verdade, o grande foco no filme nem são as mortes em si o ponto mais forte está no discurso e a mensagem sobre amizade. Claro que no modo como o filme é apresentado ficamos curiosos para saber quem vive e quem morre nesta história (outra prova de como os personagens são bem caracterizados, se fosse um sexta-feira 13 da vida eu mesmo fazia questão de matar aqueles adolescentes sarados e desmiolados). A fotografia do filme é muito boa e as músicas foram bem escolhidas. Soube que fizeram uma sequencia deste filme, assim que tiver uma oportunidade de assistir escrevo minhas impressões.

Battle Royale- Survival Program
Ano: 2000
Direção: Kinji Fukasaku


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...