domingo, 15 de agosto de 2010

Batman Contra o Capuz Vermelho


O Capuz Vermelho era identidade do vilão Coringa antes dele cair em um tonel cheio de produtos químicos. Vários anos depois um novo Capuz Vermelho surge como um vigilante que deixa uma trilha de cadáveres por onde passa e entra em confronto direto com o Batman. Baseada em um arco de histórias do Batman escrito por Judd Winick para os quadrinhos (este arco foi publicado em Batman#40 a #46 pela Panini Comics), esta é a mais recente animação do Homem-Morcego, produzida por Bruce Timm e dirigida por Brandon Vieti, que eu tive a oportunidade de assistir.

Capuz Vermelho em A Piada Mortal

Antes de tudo: não gosto deste arco de histórias escrito pelo Judd Winick porque acho a história é um pouco arrastada e principalmente porque ela trás de volta um personagem que na minha opnião nunca deveria ter voltado. Mas o pior é a explicação idiota para o seu retorno que surgiu após este arco de histórias. Gosto do trabalho de Judd Winick nos Renegados e em animações como juniper Lee, mas definitivamente não gosto de pensar que ele foi responsável pelo retorno mais desnecessário dos quadrinhos. Agora é hora de voltar a falar da animação: A animação é foda!!! Ela começa com a clássica cena da saga "Morte em Família", em que o Coringa espanca o Robin com um pé-de-cabra e o mata com uma explosão. Já valeu a pena ver a animação só por esta cena!

Morte em Família

5 anos depois da morte de Robin o submundo de Gotham está sob o domínio do Máscara Negra, nos quadrinhos isto foi mostrado na Saga "Jogos de Guerra"(eu sei, tem muitas sagas nas histórias do Batman). O Capuz Vermelho surge como um vigilante para acabar com os planos do Máscara Negra assumindo o controle do crime de Gotham e confrontando o Batman que ainda sente o peso da morte de Robin no passado.

O novo Capuz Vermelho

A animação é muito bem conduzida, mantendo o mistério sobre a identidade do Capuz Vermelho e mostrando momentos clássicos dos quadrinhos como o acidente que transformou o Capuz vermelho em Coringa na história escrita por Alan Moore "A Piada Mortal" além de outras sagas já citadas. A luta de Batman e Asa Noturna contra Amazo ficou bem mais interessante no desenho que na HQ. Foi legal ver também o Máscara negra em uma animação do Batman. O Coringa tá bem loucão cruel e violento lembrando o do filme Cavaleiro das Trevas. Curti a piada do pé de cabra hehehe. Enfim, a animação é foda, a trama é mais amarradinha e enxuta que nos quadrinhos com algumas adaptações que melhoraram a narrativa da história. Quem lê os quadrinhos vai curtir a adaptação e que não lê vai estar mais familiarizado com os quadrinhos.


A cena final com o diálogo entre Alfred e Bruce seguido de um flashback com Robin foi uma das cenas mais emocionantes e fortes da animação. A animação é livre das ligações forçadas com a Crise Infinita nos quadrinhos da DC e ainda assim é bem fiel ao que Judd Winick escreveu. Para dizer a verdade, foi tão legal ver esta animação do que ele escreveu que fiquei até empolgado em reler este arco de histórias novamente. Acho que o único ponto fraco da animação foi a dublagem, não curti a voz do Batman (acho que de todas as vozes esta foi a que mais me incomodou, gosto mais daquela voz sinistra da dublagem de Márcio Seixas que esta). O visual ficou bacana, a animação é mais adulta com bastante violência que não é colocada de forma gratuita fazendo parte da narrativa e os personagens são bem trabalhados psicológicamente. K-Ray quer mérito melhor para uma animação do que tornar uma história mal elaborada em algo empolgante? Fico pensando como seria a adaptação de outras sagas e histórias marcantes do Batman. Se uma saga fraca ficou legal deste jeito, imagine uma saga como as escritas por Ed Brubaker e Greg Rucka!

Batman Contra o Capuz Vermelho
Ano: 2010
Diretor: Brandon Vietti

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...