quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Lançamento: Maturi #2


Repasso aqui os dados sobre lançamento da Maturi #2 obtidos através do blog de Ivan Cabral (GRUPEHQ) neste endereço eletrônico: http://www.ivancabral.com/.O lançamento será no dia 08/08/2010, domingo, às 16h na livraria Siciliano localizada no shopping Midway Mall aqui em Natal. Paralelo ao lançamento irá ocorrer uma exposição de quadrinhos com os artistas que colaboraram nesta edição.Infelizmente não poderei estar presente na data, mas fica por aqui o registro e o meu desejo de que o lançamento ocorra com êxito.

Os quadrinhos, já há um bom tempo, deixaram de ser vistos como empecilhos na formação de leitores ou como mero lazer descomprometido de qualquer preocupação educacional. Pelo contrário, além dos alunos - que já têm os quadrinhos como repertório de leitura - , os professores e pesquisadores encontraram nos quadrinhos um ótimo recurso para a formação de leitores críticos e perspicazes.
Cientes da importância dos quadrinhos, o Grupehq - Grupo de Pesquisa e Histórias em Quadrinhos, fundado em 1971 e em plena atuação na produção local de quadrinhos, lança o segundo número da revista Maturi, edição patrocinada pela COSERN, através da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, da Fundação José Augusto. A revista, com 44 páginas (incluindo 16 em cores), reúne 7 artistas potiguares: Emanoel Amaral, Gilvan Lira, Luiz Elson, José Veríssimo, Robson Nascimento, Wolclenes, Márcio Coelho e Ivan Cabral.

O Grupehq
O Grupehq foi fundado em 1971, a partir de uma reunião de desenhistas que frequentaram a primeira exposição de Histórias em Quadrinhos do RN, promovida pelo quadrinista Emanoel Amaral. Comandados pelo professor Walfredo Brasil, falecido em 21.03.2010 e reconhecido como Patrono do grupo, os artistas conquistaram espaço na mídia impressa durante boa parte da década de 1970. A revista Maturi é o produto mais reconhecido do grupo, mas em seus períodos de descontinuidade outras revistas, de cunho didático, foram lançadas pelo Grupehq: Igapó, O Ataque de Lampião a Mossoró, A História do Rio Grande do Norte, A mulher na história do RN e Jesuíno Brilhante são exemplos do registro da história e cultura potiguar na forma de quadrinhos.

A Maturi
A revista Maturi foi criada por Aucides Sales em 1976. Com um formato reduzido (12cm x 8cm), periodicidade irregular e conteúdo de caráter underground, circulava nos movimentos culturais alternativos e universitários em Natal e em outros estados. A Maturi serviu de abrigo e canal de divulgação para os quadrinistas potiguares. Entre os artistas que publicaram na Maturi destacamos: Aucides Sales, Emanoel Amaral, Edmar Viana, Cláudio Oliveira, Luís Elson, Márcio Coelho, Gilvan Lira, João Antônio, Ivan Cabral, Adrovando Claro, Solino, entre outros. Artistas de outros estados e reconhecidos nacionalmente também se juntaram aos desenhistas locais participando da Maturi. Um dos mais famosos, o cartunista Henfil, colaborou com a revista durante o período em que residiu em Natal. Além dele, Watson Portela, Mozart Couto e Rodval Matias também enobreceram a publicação com seus talentos.
A Maturi deixou de ser publicada na década de 1980 e, após esse recesso, voltou a ser publicada por intermédio da aprovação de projeto de Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, da FJA em um novo formato e com páginas coloridas.
O projeto do Grupehq prevê que até o fim do ano serão lançados mais quatro edições da revista, perfazendo um total de seis números, todos voltados para o resgate da cultura do Rio Grande do Norte através da riqueza da linguagem dos quadrinhos.

Tributo a Cascudo
A edição presta um tributo à figura de um dos mais importantes nomes da cultura potiguar: Câmara Cascudo. Desta vez, o grupo de artistas retratou em quadrinhos diversos aspectos da cultura potiguar, capitaneados pelo mestre Luís da Câmara Cascudo, referência de grande magnitude da intelectualidade do Rio Grande do Norte e do Brasil. Referenciados no legado das pesquisas cascudianas e abordando temáticas diversas como folclore, religião e literatura, os quadrinista promovem um releitura de algumas de suas obras utilizando-se da linguagem versátil e estimulante dos quadrinhos, gênero que, por sinal, fazia parte do repertório de leitura de Cascudo.

Lançamento

O lançamento da Maturi nº 2 ocorrerá no próximo domingo, dia 8 de agosto de 2010, na Livraria Siciliano do Midway Mall, às 16 hs.
Paralelamente ao lançamento ocorrerá uma exposição de trabalhos dos artistas que colaboraram na edição. Os artistas estarão autografando a revista que será vendida ao preço de R$ 5,00.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...