O Prêmio Ângelo Agostini foi criado e organizado pela AQC-ESP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo) e teve a sua primeira edição em 1984 ( quase um ano depois de eu ter nascido). O nome é uma homenagem a Ângelo Agostini, desenhista italiano que firmou carreira no Brasil e criador da primeira história em quadrinhos brasileira "As aventura de Nhô Quim" no dia 30 de Janeiro de 1869. O homem também inspirou a criação do Dia do Quadrinho Nacional (comemorado justamente no dia 30 de Janeiro). A premiação tem como objetivo homenagear os mestres do quadrinho nacional e destacar os artistas e obras que se destacaram em determinado ano. S votação é feita através de cédulas disponibilizadas pela AQC-ESP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo) para que quadrinhitas, estudiosos e leitores de quadrinhos votem nos indicados. Para facilitar a escolha a AQC-SP disponibiliza também uma lista para facilitar na escolha dos indicados (mesmo títulos que não foram apresentados na lista podem ser votados). Depois da apuração dos votos, os vencedores são divulgados e é realizada uma festa com exposição, entrega de prêmios e outras coisas para homenagear os quadrinhista que se destacaram em determinado ano.
Durante a primeira edição do evento em 1984 Jayme Cortez, um dos maiores quadrinhistas do Brasil que produziu bastante Arte Sequencial e gráfica esteve presente sendo um dos primeiros a ganhar o título de Mestre do Quadrinho Nacional. Quando ele morreu em 1987 foi criado o Troféu Jayme Cortez como reconhecimento para os que contribuiram através de suas ações e com o seu trabalho no quadrinho nacional a cada edição do evento.
Jayme Cortez
Para conhecer melhor a AQC-ESP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo) visitem este endereço eletrônico: http://aqcsp.blogspot.com/. Esta é a primeira vez que divulgo os premiados em meu infame blog e espero manter este hábito nos próximos anos. Abaixo apresento a lista com os vencedores da 26° edição do Prêmio Ângelo Agostini:
Melhor Desenhista:
-Adauto Silva
Melhor Roteirista:
-Laudo Ferreira Junior
Melhor Cartunista:
-Silvanildo Sill
Melhor Lançamento:
-Roko-Loko Hey Ho Let's go! (editora Rock Brigade)
Melhor Fanzine:
-QI (Edgard Guimarães)
Troféu Jayme Cortez:
-José Salles (Editora Júpiter II)
Mestres do Quadrinho Nacional:
Franco de Rosa, Henrique Magalhães e Rodval Mathias
Nenhum comentário:
Postar um comentário