domingo, 17 de julho de 2011

República dos Quadrinhos- O Fim


Parece um episódio de Além da Imaginação não é? 3 péssimas notícias que não esperava que acontecessem tão cedo aconteceram de verdade este ano. Primeiro o fim da ABAS, depois o Tirando Uma e agora o fim da República dos Quadrinhos que rompeu de vez com a ABAS. Com o fim da República dos Quadrinhos o estado do RN está excluído do calendário de atividades da New República dos Quadrinhos (E não é só isso! O RN também não terá mais a marca República dos Quadrinhos). Abaixo, deixo a notícia publicada pelo Beto Potyguara no blog da República dos Quadrinhos no dia 13 de Julho(e depois disso deixo a minha opinião sobre o assunto):

Cisão ou Recisão...

Em função dos inúmeros transtornos relativos ao total descaso de grande parte da classe artística potiguar em não reconhecer a ABAS, enquanto entidade representante de uma categoria, fato notório aos nossos olhos, apesar da mesma ter tirado o nome da cidade do limbo, voltando a projetá-la nacionalmente como um celeiro de produção de quadrinhos em potencial, a RQ encerra sua parceria com essa entidade a qual ajudamos a fundar.

A categoria, quadrinística ou catunísitca, inexiste nesse Estado (RN) e portanto, não faz por merecer o esforço de poucos em prol de uma maioria apática e acomodada. Diante disso, a REPÚBLICA dos QUADRINHOS, coletivo nacional de quadrinistas, rompe qualquer envolvimento de participação ou de colobaração com a ABAS, entidade que ao nosso ver, em breve virá a sucumbir.

A RQ continua com os seus trabalhos e parcerias em nível local, mas seu portal tornou-se divulgador da produção independente nordestina e não mais exclusivamente do RN e os mais de 40 membros atualmente filiados possuem a liberdade dentro da informalidade, sinceridade e respeito que sempre regeu as nossas relações de continuarem ou não, integrados a ABAS, pois isso em nada influenciará em nossas atividades, projetos e participação no FIQ.

O Yujô Fest e a FLIQ (em outubro), marcam o fim da utilização da marcaREPÚBLICA dos QUADRINHOS em solo norte-riograndense. Desejamos sorte (ou juízo) para aqueles que pretendem levar a bandeira do quadrinho potiguar à frente. Nós continuaremos a apoiar e a divulgar tudo o que acontece em território nacional no que se relaciona à arte sequencial, mas o Estado do RN, desde já, está definitivamente excluído de nosso intínerário de eventos: o EMAS – Encontro Metropolitano de Arte Sequencial (com local e participações já sondadas e que contaria com nomes de peso como ESTEVÃO RIBEIRO, FERRETH, FLÁVIO CALAZANS, JOAQUIM MONTEIRO, HENRIQUE MAGALHÃES e demais membros dos Fóruns e coletivos nordestinos), não mais ocorrerá em Natal.

A REPÚBLICA dos QUADRINHOS, selo editorial impresso e online, com publicações elogiadas nacionalmente, continuará a todo vapor e de forma independente o seu caminho reto, honesto e linear.

Sem mais nada a declarar nos despedimos da cidade que um dia já foi decantada como a “Cidade do Sol”, mas que há muito deixou de brilhar.


A República dos Quadrinhos está morta! Viva a New República dos Quadrinhos. O Elefante que representa o Rio Grande do Norte está morto e seguindo para o Cemitério dos Elefantes fazer o seu repouso final. Acho todas estas mudanças da New República dos Quadrinhos desagradáveis mas lhe asseguro que são menos nocivas e constragedoras do que as situações que passamos por conta da atitude(ou falta dela) dos autores locais. Se a maioria da manada dos autores locais quer partir em disparada para o Cemitério dos Elefantes fico feliz pela República seguir por outro caminho mesmo migrando para outros estados. Não deixarei de agir como membro da República dos Quadrinhos por conta disso e seguirei em frente com minhas atividades junto ao coletivo nacional de quadrinhistas. Fico pensando em todas as mudanças que ocorreram com o reboot da República dos Quadrinhos e do que irá acontecer daqui pra frente. Tudo o que fizemos no estado do RN continua valendo na nova cronologia? Algums autores foram apagados da cronologia, mas os que estavam agindo durante a crise continuam na nova cronologia apesar de nem todos residirem mais em um mesmo lugar em comum. Também na nova cronologia a República não está mais ligada com a ABAS, o RN e o Tirando Uma mas a editora independente continua existindo e as publicações anteriores continuam valendo. Quanto ao fim das atividades no RN ele só acontecerá após a conclusão das atividads com os últimos compromissos assumidos pela República dos Quadrinhos no estado como o Yujô Fest e o Fliq. Uma das coisas a se pensar com as mudanças é algo bem simples e pequeno diante de tudo o que está acontecendo: o Elefante Branco da logo RQ. Ele continuará a existir? E se sim, será símbolo do RN como antes ou ganhará um novo significado e origem para a sua existência? Esta coisa de cronologia é sempre confusa....


Eu me sinto ótimo e ainda acredito que os elefantes brancos (que são raros) seguirão adiante em território norte-riograndense. Não nescessáriamente sob a forma da República dos Quadrinhos mas de autores comprometidos em agir para transformar a sociedade em que vivemos. Se não agora, em outro momento. Se não for possível nesta vida, que seja na próxima então! Nasci, cresci e provavelmente morrerei no Rio Grande do Norte. Não troco o lugar em que moro por parte nenhuma do Brasil ou do mundo. Tá eu sei que sou sortudo e moro justamente no estado que virou as costas para a República dos Quadrinhos e que será excluído de suas atividades, mas isto não me impede de agir para um bem maior representando o Rio Grande do Norte seja como Autor em Crise, Educador, Ser Humano ou Ator (desempanhando o papel que o destino me reservar. O RN não merece mas teve a sorte.... Tá! Pode ser azar também! De eu ter nascido por aqui).

Claro que as mudanças do reboot me afetaram. Fiquei irritado com algumas decisões do reboot mas porque me importo e sei o quanto o RN está perdendo com elas. Talvez eu seja o único autor que esteja comentando a respeito disso também, já que até agora ninguém se manifestou sobre o assunto seguindo com a passividade e comodismo tantas vezes mencionado. Sim eu entendo toda a situação mas aceitar como se tudo fosse algo muito bom é tentar me enganar. São péssimas notícias mas o que me tranquiliza é que posso dormir tranquilo com a sensação de dever cumprido e sem comprometer a minha ética profissional. Mas não se enganem, estou ótimo e animadíssimo com o Reboot! Não terei que me estressar com ninguém, assumir responsabilidades que não são minhas, passar constrangimentos desnecessários e muito menos pagar pelos pecados de terceiros. E o melhor de tudo terei mais tempo para me dedicar aos meus trabalhos como autor de quadrinhos. Todas as atividades desenvolvidas pela ABAS e pela República dos Quadrinhos antes do Reboot permanecerão registradas neste infame blog. As publicações anteriores e posteriores ao reboot da RQ continuarão disponíveis por aqui para download mas a página da Associação Brasileira de Arte Sequencial deixa de existir por aqui à partir de hoje. As novidades da New República dos Quadrinhos continuarão a ser registradas por aqui e eu continuarei agindo com o coletivo sem deixar de lado meus trabalhos individuais.

A vida é efêmera demais e eu não vou perder meu tempo fazendo inimigos (não tenho inimigos e os que se consideram como meus inimigos não são importantes para mim a ponto de me preocupar se estão vivos ou mortos) tomando alguma atitude que vá contra a minha ética. Meu corpo físico deixará de existir algum dia mas as minhas ações e meu trabalho artístico irão permanecer. Não posso apagar minha ligação com o RN da mesma forma que não posso apagar as ações realizadas com a ABAS e a República dos Quadrinhos que deixaram marcas significantes na história das artes gráficas no estado durante este curto período de existência. Ainda vejo o Elefante Branco da República dos Quadrinhos como algo raro de que tenho orgulho pois ele representa pra mim todas as ações que desenvolvemos e tudo o que fizemos não tem preço! E tem algo importante que não mencionei ainda... Minha arte e minhas ações não estão limitadas ao Rio Grande do Norte. Minha arte e minhas ações pertecem ao mundo e se não sou valorizado por aqui, irei aonde meu trabalho é reconhecido e valorizado (não que eu ligue pra isso, ou que esta afirmação seja afirmativo estou sendo hipotético menos quanto a parte de miha arte não ser delimitada por um espaço geográfico... Acho que já deve ter captado a idéia!). Estou seguindo o meu caminho, o caminho do autor, repleto de Luz e Trevas mas nem o RN nem a República dos Quadrinhos deixarão de fazer parte de minha vida onde quer que eu esteja. Aguardem novidades minhas e da República dos Quadrinhos em breve neste infame blog!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...