segunda-feira, 27 de julho de 2009

Prêmio Moacy Cirne


O Governo do Estado do RN, através da Fundação José Augusto tornou pública a abertura de um edital na área de quadrinhos, entre outras áreas artísticas. Para ler os editais com calma, acesse o site da Fundação José Augusto: http://www.fja.rn.gov.br/fja_site/index.asp, como a maioria dos prazos que foram prorrogados expirou fica a dica para ir se preparando para o próximo ano. Serão selecionados os trabalhos de 10 quadrinhistas dentre as 5 categorias, que além de receber uma premiação em dinheiro, terão seu trabalho publicado em uma coletânea e participarão de exposições. Haverá também títulos de menções honrosas para autores não premiados.


Hoje foi o último dia para entrega dos trabalhos para o edital de quadrinhos, como brasileiro que se preze deixei um dos trabalhos (o outro já tinha deixado faz um bom tempo) pro último minuto, como não cheguei a tempo na sede, enviei os trabalhos pelo correios (que funcionam muito bem, você só tem que ter dinheiro para que as coisas cheguem o mais rápido possível) e agora estou bem tranquilo, descansado e liso depois do esforço que fiz para concluir tudo a tempo. Me inscrevi em duas categorias, com dois trabalhos diferentes. Sobre o que são as hqs que elaborei e como fiz, vou postar futuramente neste blog.

Mas adianto que é só somar 1 + 1. Indepedente de ganhar alguma premiação, ou não, valeu a pena participar tanto pelos trabalhos elaborados (que gostei muito de fazer), pela apresentação de meus trabalhos e pelas parcerias e idéias futuras de quadrinhos que surgiram. Agora só resta aguardar o resultado, felizmente vou esperar escrevendo e desenhando novas histórias em quadrinhos, estudando para mestrado, escrevendo matérias, dando aulas e encaminhando projetos com cinema e animação. Estou me sentindo ótimo e disposto em transformar sonhos em realidade.


Moacy Cirne, para quem ainda não conhece é nascido em Jardim do Seridó, no RN, é considerado o maior estudioso brasileiro em história em quadrinhos, publicou diversos livros teóricos sobre quadrinhos (que estou estudando insandecidamente) , foi premiado em Cuba com o troféu La Palma Real, Laureado com o prêmio Ângelo Agostini em 2000, participou da fundação do Poema-Processo no RN e no RJ, foi professor da Universidade Federal Fluminence, onde dava aulas sobre Histórias em Quadrinhos e Ficção Científica dentre outras coisas (Seria bom se tivessem estas disciplinas na UFRN).

Conheci Moacy Cirne pessoalmente em 2003..2004 não me lembro da data certa, mas lembro da aula-palestra sobre quadrinhos que ele deu usando imagens de Eisner, Moebius e Laerte para ilustrar as aulas e falar sobre arte sequencial. Conversei pouco com ele mas tive uma boa impressão. Pesquisando para uma história em quadrinhos histórica que estou desenvolvendo, encontrei a ligação dele com outro trabalho artístico... Mas isso já é outra história e pretendo contar utilizando a narrativa dos quadrinhos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...