Sejam bem-vindos à Natal a Cidade do Sol onde tudo é perfeito, maravilhoso e funciona nas propagandas do governo municipal e estadual (porque na prática...). Aos que estavam no mundo da lua e não sabiam que a Rutinha é boa e a Raquel é má, vamos a um resumo dos capítulos anteriores!
Capítulo 0- Efeito Borboleta
Sejam bem-vindos à Cidade do Sol, onde ocorrem situações bizarras causadas pelo efeito borboleta. Após ser eleita com mais de 50% de aprovação, a Borboleta Monarca (Danaus Plexippus) da família dos ninfalídeos descendente dos danaídeos iniciou seu reinado. E ELA REINA! REINA!!! REINA!!! REINA!!!!! E REINA COM A POPULAÇÃO!! Segundo o teórico Edward Lorenz o simples bater de asas de uma borboleta pode alterar o curso natural das coisas provocando terremotos e furacões do outro lado do mundo. Esta é apenas uma simbologia inserida dentro da Teoria do Caos que é bem complexa. O que acontece é que a borboleta está batendo asas aqui e os terremotos estão acontecendo neste lado do mundo, nesta terrinha. Mas esta conversa é coisa de fake porque foi difundida na internet! A gestão da Borboleta Monarca é perfeita! Só não vê quem não quer! A Borboleta Monarca enxerga e ouve coisas que a população não consegue ver! Estão vendo os gigantes? Estão ouvindo as vozes que falam da conspiração para tirá-la diante do trono? Sim, eu sei! Ela é Perfeita! Ela é esposa! Ela é mãe! Vive nas américas, realiza migrações regulares, se alimenta de uma planta verde tóxica para os outros animais, tem o seu próprio canal de TV e há indícios que esteja colonizando o sul de Portugal. (por uma incrível coincidência este texto é o mesmo da minha série de tiras O Reinado da Borboleta Monarca). Pois é... Não foi só a família dela que votou e aos que não lembram, durante as eleições tinha um monte de gente buzinando e fazendo festa na carreata da vitória. Foi um erro e o erro se repetiu novamente durante a escolha do governo estadual. Hoje as duas escolhas erradas tem alto índice de rejeição da população além de conseguirem ferrar com a educação, saúde, transporte, Cultura... Estas escolhas provam que o povo tem mais... Mais é que se lascar pra ver se aprende com os erros! O vídeo abaixo descreve toda a cena de uma tragédia anunciada (veja por sua conta e risco, as imagens são fortes e traumáticas! Depois não reclame de ter pesadelos à noite):
A Carreata da Vitória (isto é de tirar o sono de qualquer um)
Capítulo 1- A novela que conhecemos
Tudo tinha pra ser mais um dia comum em Natal. Sempre tem reprise desta novela! O mote é o seguinte: 1-É feito o anúncio de que vai aumentar a passagem 2- O povo reclama 3- A prefeitura diz que vai fazer o máximo para evitar o aumento da passagem (e não falo somente desta gestão) 4- A passagem aumenta do mesmo jeito (só não aumenta com o valor divulgado inicialmente pra não ficar muito na cara né?) 5- A prefeitura comemora dizendo que foi uma vitória conseguir negociar com os empresários este valor 6- O povo que se lasque para pagar a passagem afinal são todos Patos e todos sabem o que o pato faz né?
Capítulo 2- V de Venganza
Num belo dia enquanto todos estavam dormindo as passagens foram aumentadas de R$ 2,20 para R$ 2,40. O aumento não foi anunciado como das outras vezes porque foi feito nos acréscimos dos acréscimos e o escript da novela foi mudado. Este aumento repentino tornou Natal a segunda cidade com a tarifa de ônibus mais cara do Nordeste.O aumento também causou aquela sensação de impotência de que nada pode ser feito e também despertou aquele profundo desejo de...
Capítulo 3- A Vingança Nunca é Plena, Mata a Alma e a Envenena!
Com o script refeito a novela foi alterada e surgiu uma enorme quantidade de etudantes protestando na Quarta-Feira contra o aumento das passagens. Entendam bem, o problema não são só os 20 centavos a mais mas a falta de transparência e caráter de comunicar à respeito do porquê do aumento com a população (além de uma série de outros fatores políticos, sociais, econômicos...). Ainda vivemos no tempo do coronelismo só que agora a violência é legalizada! Não leva nem um dia pra declarar uma greve legítima em ilegal (como já ocorreu por aqui) quanto mais dar ordems para agredir estudantes com sprays de pimenta, cassetetes, balas de borracha e outras coisitas mais. Tudo legalizado com o argumento de defender o direito de ir e vir mas as coisas são diferentes no Carnatal (Qual $erá o motivo?). Não vou falar muito sobre as ações dos policiais. As imagens falam por si só:
Só os pipoco voando!!!
Capítulo 4- Fugir para Poder Lutar um Outro Dia
Depois de resolver algums trabalhos fui hoje para a prefeitura onde iria ocorrer o segundo protesto contra o aumento das passagens e o que vi foi os estudantes indo embora escoltados pelo BOPE (Isso mesmo o BOPE foi enviado para deter a passagem dos estudantes). Soube através de outros estudantes que todos se encontravam na ribeira e fui pra lá com uma mochila enorme nas costas e uma câmera quase arriando na mão para caminhar juntamente com eles no protesto. Os estudantes ainda estavam meio tensos devido ao que aconteceu se preparando para o momento em que a polícia iria aparecer do nada e encher eles de porrada. Mas isso não aconteceu. Os estudantes seguiam em frente mostrando o quanto estão incomodados com a situação atual da cidade. Tudo bem tranquilo, só um pouco de medo causado pelo sistema mas tranquilo. E todos pararam a Ribeira enquanto dialogavam sobre que caminho seguir. Tudo muito pacífico e calmo uma coisa bonita de se ver. Tinham até algums candidatos por lá mas eles estavam lá pelo movimento e não fazendo campanha. Como ninguém estava afim de apanhar da polícia foi definido um novo local e todos seguiram em fente.
Eu quero jogar um jogo...(toca a musiquinha de Jogos Mortais)
Um pouco de movimento na cidade
Natal movimentada! Isso é raro!
Hohohoho é a pior mesmo!!!
Esta foi uma das cenas mais bonitas do protesto!
2,40 a passagem? Não posso! Não tenho connduções!
E lá vamos nós outra vez!
Capítulo 5- Comídia
Como devem saber tanto as rádios como as TVs daqui do RN estão ligadas à algum político. Quando o incidente ocorreu na Quarta-Feira foi dito que só havia cerca de 400 gatos pingados, que eram vândalos e estavam armados com coqueteis molotov!! Teve até uma emissora que durante a manhã falou bem do protesto e mostrou os natalenses apoiando os estudantes e durante a tarde do mesmo dia mudou completamente o discurso mostrando-os como vândalos que impedem o direito de ir e vir nesta cidade. Enquanto estudantes xingavam os jornalistas, os jornalistas em um tom zombeteiro registravam o momento com fotos e vídeos. Os jornalistas daqui ficam naquela situação de manda quem pode e obedece quem tem juízo com os políticos que controlam os jornais daqui e eles fazem o que podem obedecendo ordems. A partir daqui começaram as coisinhas chatas por parte de algums gatos pingados, tacaram fogo em um pneu (que foi apagado por outro estudante), tentaram pichar uma residência (o cara que ia fazer isso levou um grande se ligue boy dos estudantes) e ainda teve o lance de agredir verbalmente a imprensa local. Tá eu sei que é escrota mas é diferente falar mal de um jornal e falar mal de uma pessoa que trabalha naquele jornal, isso gerou uma situação muito desconfortável mais pra frente.
Ainda estamos no tempo da República das bananas em Natal (e tome banana pro povo)
Uma palavra resume o que os estudantes pensam desta imprensa manipuladora de informações
Capítulo 6- Caminhando e cantando!
A caminhada até o midway Mall foi bem tranquila e os estudantes ganharam apoio da população que estava andando pela rua, em suas casas e até nos carros que foram impedidos de seguir adiante. Os estudantes abriram caminho para as ambulâncias e algumas pessoas como uma senhora que estava muito nervosa em um táxi pensando no quanto ela ia acabar pagando com o caminho impedido.Foi muito divetido ver o apoio da população aos estudantes.
Caminhando e cantando! :)
Água sanitária pra lavar esta sujeira!
Uhhuuu é a vovó!!! :)
Capítulo 7- A Encruzilhada
Quando chegamos no Midway Mall (aquele shopping que se preocupa com o direito de ir e vir das pessoas, lembram?) começo a acontecer a parte chata. A polícia estava nos quatro cantos da encruzilhada, uma parte dos estudantes estava dispersa e tinha muita gente escrota ali que estava lá só pra fazer o mal. Não sei se eram estudantes, gente idiota mesmo ou se estavam infiltrados ali por algum político local mas eles estavam lá com intenção de fazer besteira. Uma jornalista foi muito agredida verbalmente ali sem nenhuma necessidade. Foi cruel e ela saiu muito machucada (palavras ferem mas o corpo também iria ser ferido por estes manés se não estivessem estudantes de jornalismo no local). Não sei quem eram os gatos pingados mas uma atitude idiota como esta ou incitar os estudantes a agredir os policiais são o tipo de atitude que ferra com qualquer boa intenção do protesto. Se alguma m.. como esta acontecesse a encruzilhada é o lugar perfeito para a polícia encher os estudantes de porrada! Chegou a um ponto que eu já estava de saco cheio e saí de lá para ir para a UFRN. E adivinha de que fui? Isto mesmo! De ônibus e me deparei com um motorista um pouco confuso com a mudança de sua rotina.
Tava tudo indo bem...
Mas o que estava tranquilo e pacífico como nesta imagem passou a ser outra coisa por aqui
Capítulo Final?- Caverna do Dragão!
Qual o caminho pra casa Mestre dos Magos?
A volta para casa foi uma aventura à parte. Peguei um ônibus quando voltava da UFRN e ele foi impedido de seguir em frente devido ao bloqueio das ruas realizado pelos estudantes em frente ao shopping Via Direta (ahhh não foi dessa vez que fui pra casa mestre dos Magos).
Sentadinho no meu lugar lendo alguma HQ já imaginando que ia demorar pra caramba, escutei gritos de êxtase de algumas pessoas, devidamente preocupadas com o direito de ir e vir e sólidárias aos próximos (no caso, os estudantes). Os gritos diziam: "PASSA POR CIMA DELES MOTORISTA!" Sim, este foi o belo gesto de amor humano demonstrado por parte dos passageiros.
Estes por sua vez, estavam sendo oprimidos pelos xingamentos e batidas dos estudantes na lateral do ônibus que o impediam de circular só liberando caso o motorista concordasse em deixar pelo menos um estudante entrar de graça.Ah, mas os estudantes também gritavam do lado de fora! E os gritos eram estes "VAI PASSAR A NOITE TODINHA AÍ!!!" (tentem imaginar o impacto destas palavras em um trabalhador que vai acordar cedo no dia seguinte).
O motorista sabiamente não atropelou nenhum dos estudantes (ahhh não foi dessa vez mestre dos magos) mas um dilema permaneceu: Ser ou não ser... Opa, o dilema era deixar ou não deixar o estudante que de certa forma sequestrou o ônibus entrar de graça correndo o risco de ser despedido. O motorista disse Não para a entrada dos estudantes! (ahhh não foi dessa vez mestre dos magos). As coisas ficaram tensas e um dos passageiros explodiu em fúria e começou a xingar o motorista de todos os nomes possíveis. Quando os xingamentos acabaram começaram as ameaças e aí a coisa ficou bem mais séria! O passageiro que ficou bastante exaltado com a situação em que se encontrava, ameaçou o motorista de morte e que ia fazer isso a qualquer momento (este ano um motorista foi assassinado a facadas por um criminoso, provavelmente um dos muitos fugitivos que não foram capturados de Alcaçus, só pra lembrar aos que tem memória curta). Diante desta nova informação o motorista deixou um dos estudantes entrarem já que o que ele estava correndo o risco de perder ali não era mais o emprego e sim a vida. (será que desta vez vai mestre dos magos?). Os ânimos se acalmaram aparentemente.
We have to go back!
O motorista assim que passou pela barreira criada pelos estudantes parou o ônibus algums metros a frente para chamar a polícia (ahhhh não foi dessa vez mestre dos magos). Cara, realmente eu estava tranquilo pelo passageiro em questão ter se acalmado e não ter puxado uma arma ou uma faca peixeira! Porque se fosse depender da polícia chegar isso ia demorar pelo menos 40 minutos e todos nós estaríamos mortos. Enfim a polícia chegou bem calma e tranquila, o passageiro finalmente foi tirado do ônibus e finalmente conseguimos encontrar o caminho de casa.
Bem é isto apresentei dois (talvez três) lados da moeda (menos o da polícia! Quero distância desde a última vez em que apontaram uma arma pra minha cabeça dizendo que era pra minha segurança). Quem está errado nesta história? Os estudantes? Os trabalhadores? A polícia? A mídia? Com certeza são aquelas pessoas que agiram como ratos na calada da noite e estão se beneficiando até agora com toda esta situação tanto politicamente como financeiramente mantendo esta máfia. Mas aí vem aquela pergunta: Eles podem fazer isso? E só pra lembrar: estamos em época de eleições novamente. Mais do que nunca sempre é bom ler este texto do Anafalbeto Político e pensar a respeito de tudo o que está acontecendo nesta cidade.
O ANALFABETO POLÍTICO
O Pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo da vida, o preço do feijão, da farinha, do aluguel,
Do sapato, e do remédio dependem de suas decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política.
Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado,
E o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto
E lacaio das empresas nacionais e multinacionais Bertold Brecht
Uma nova escolha errada vai provar que o povo de Natal tem mais é que se lascar mesmo! Aos que dizem que estes protestos não deram nenhum resultado e que nada mudou. Eu digo que deram sim! As pessoas passaram a pensar criticamente sobre o assunto e olhar o todo além do seu próprio umbigo! Isto por si só já é uma grande vitória. Estamos todos juntos comendo uva na chuva! E a chuva ainda não parou!
Comendo Uva na Chuva (será que um dia a gente vai parar de briga?)
O que estou dizendo não é a verdade absoluta é apenas o meu ponto de vista sobre o que vi. É interessante que vejam outros pontos de vista e acompanhem outros capítulos da novela (o mais interessante é o que ocorre nos bastidores de tudo isso). Pensem um pouquinho antes de agir, vejam quem são as pessoas que estão agindo nos bastidores e quem sabe as coisas sejam melhores que antes!
I Found a Reason