quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Lançamento de Revolução do Gibi: A Nova Cara dos Quadrinhos no Brasil com Paulo Ramos


Hoje estive presente no lançamento Revolução do Gibi do Paulo Ramos na Livraria Nobel aqui em Natal. Como sempre, fui bem recebido pelas pessoas da Nobel e assim que cheguei tive a visão bem agradável ao encontrar muitos amigos/artistas presentes em peso no lançamento!

 Muitos quadrinhistas no lançamento do Livro Revolução do Gibi

Falando em visão agradável, o Mestre Moacy Cirne também estava presente no lançamento do livro. A partir do momento que o mestre chegou todo mundo foi contagiado por uma felicidade imensa. Moacy Cirne é uma pessoa muito mas muito querida! Paulo Ramos é o que estava mais emocionado deu um abração bem forte e disse que era uma honra enorme para ele autografar um livro para o mestre Moacy Cirne. Os dois conversaram muito e... Foi muito emocionante e inspirador ver os dois ali juntos conversando. Não tenho palavras para descrever o que senti e muito menos para descrever o que os dois sentiram naquele momento. Mas tenho imagens hohohoho




Moacy Cirne, Paulo Ramos, Milena Azevedo, Márcio Coelho, Luiz Élson, José Veríssimo, Lula Borges, Galego, Brum, Leander Moura, Renato Medeiros, Rômulo Stânrley... Estavam todos lá conversando animadamente sobre quadrinhos. Foi muito agradável rever todo mundo por lá e colocar a conversa em dia. Estampada na camisa de Luiz Élson e Lula Borges estava o descaso da gestão Cultural deste estado que até hoje não pagou os ganhados do Prêmio Moacy Cirne publicado em edital e tudo o mais. Brum me atualizou um pouco sobre o Universo DC e fiquei sabendo que a HQ do Aquaman é muito divertida com ele sofrendo Bullying dos outros. Fiquei sabendo também qe em breve teremos o lançamento da última edição da Maturi e das próximas publicações da K-Ótica. Conheci pessoalmente a  simpática professora Rosângela que está fazendo um trabalho educativo muito bom com Arte Sequencial no ensino médio. Foram muitas conversas paralelas e agradáveis. Enquanto eu estava sabendo destas informações, Milena falavra sobre o projeto Visualizando Citações e Paulo Ramos tinha em mãos a edição mais recente de O Evangelho Segundo o Sangue. E claro que outros assuntos surgiram repentinamente estávamos todos nadando em um mar de informações por ali.

 Paulo Ramos com a edição mais recente de O Evangelho Segundo o Sangue

 
Lula Borges e Galego em um Café Filosófico

 Milena Azevedo apresentando o projeto Visualizando Citações para o Mestre Moacy Cirne

 Rômulo Stârley registrando ou momento (ou melhor, sendo registrado neste momento)

 4 Anos e nada do pagamento do Prêmio Moacy Cirne... Que falta de respeito com os artistas da terra!

Depois de todo mundo ter a sua edição de Revolução do Gibi autografada chegou a minha vez. Paulo Ramos tem uma memória ótima pra fisionomia e datas. Ele lembrou da 1° vez que nos encontramos pessoalmente em 2010 na UFRN. Já meu nome... Bem meu nome não é facil de lembrar mesmo! hohohoho as vezes até eu esqueço!

Minha edição autografada do livro :)

Enquanto Paulo Ramos autografava a minha edição do livro, Moacy Cirne contou uma história bem legal que possivelmente aconteceu com o Fernando Veríssimo (desculpem minha memória não é tão boa) a respeito de nomes, falta de memória e... Não lembro do resto. Ele estava em uma sessão de autográfos e tinha aquela pessoa conhecida de que ele não conseguia lembrar o nome de jeito nenhum.Para tentar sair daquela situação desconfortável ele pediu que o ilustre desconhecido de quem ele não lembrava o nome falasse o o nome completo. E o ilustre desconhecido falou: pode colocar para o meu pai que está bom! :)

 
 Paulo Ramos e Moacy Cirne juntando forças!

 Sempre fico sem reação quando encontro estes dois (sempre me emociono e as palavras some...

Ainda tive tempo para conversar um pouquinho com Paulo Ramos ele tinha me perguntado da Morte que estava com a mão no ombro dele em 2010. Morte? Sim, era o Pscho: Cereal Killer. Apresentei uma tira impressa para o Paulo Ramos e fiquei paralizado ums minutos quando ele me perguntou: "Por que você fez as suas tiras deste jeito?". Depois voltei do meu estado alterado da realidade e consegui falar sobre o porquê, as tiras e sobre a idéia que tive da revista impressa de Psycho e Heather que não será exatamente na forma de uma revista impressa.Paulo Ramos me apresentou uma matéria relacionada com a idéia e me falou de um autor brasileiro que já colocou esta idéia em prática numa HQ. No geral o lançamento do livro do Paulo Ramos foi ótimo, a Nobel estava cheia de gente legal, as conversas foram agradáveis, foi legal ver aquele pequeno quadro do Paulo Ramos com o Moacy Cirne(outros devem vir no futuro), estou levando pra casa um pequeno registro da História das HQs no Brasil e ainda consegui registar este momento em uma sequência de Quadros. Enfim a vida é feita de quadros e este foi um quadro importante em minha vida.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...