terça-feira, 21 de maio de 2013

Extraphysicallia



Hoje estive presente na vernissage da exposição Extraphysicallia do amigo/artista Leander Moura na Livraria Nobel. Tenho falado do amigo/artista Leander Moura por aqui desde que conheci o seu trabalho na K-Ótica (láááá em 2009) principalmente com o seu trabalho em O Evangelho Segundo o Sangue. Acredito que em todas as vezes que mencionei o trabalho do Leander devo ter usado a palavra foda! E k-ray não encontro outro termo melhor, o trabalho de Leandro Moura é foda mesmo! É algo sombrio, com bom uso das cores, e que traz aquela grande sensação de familiaridade e identificação. Também é algo onírico, lírico que evoca diversos pensamentos e sentimentos. Em resumo: É foda!

 
"Lovely" a primeira arte que vi na exposição (não tem como não se apaixonar pela arte do Leandro Moura)

Assim que cheguei na Nobel, encontrei com a amiga/artista Clarissa Torres conversando animadamente com a Kátia R. H. Azevedo (a Mulher-Maravilha da Nobel). Devo ter me emocionado bastante pois derrubei as coisas e corri pra dar um abração na Clarissa! A última vez que a vi foi na segunda edição do Café Literário Quadrinhos onde ela estava fazendo um registro fotográfico e acompanhando o bate-papo. Foi uma surpresa muito agradável a sua aparição ninja! Ela apareceu do nada na janela e quando olhei novamente ela tinha jogado a bombinha de fumaça e desaparecido. Tenho falado bastante do trabalho da Clarissa desde que nossos caminhos se cruzaram novamente quando estávamos apresentando nossos trabalhos artísticos em 2011 depois de três anos sem se ver. Acho ela muito fodona e admiro muito seu trabalho! pra mim ela sempre será a maior e melhor artista plástica em atividade no RN. Sempre é uma surpresa agradável encontrá-la e ficar atualizado de seus trabalhos. Sempre faço questão de registrar cada encontro com Clarissa porque além de ser uma artista fodona é um dos seres humanos mais adoráveis que conheci em minha vida. Não é a toa que sempre me emociono ao encontrá-la (pode ser porque estou ficando um velho sentimental também).

Uma foto bem espontânea...

... E esta é mais espontânea ainda!

A querida amiga/artista fodona Clarissa Torres admirando as artes fodonas de Leandro Moura!

O fodão Joseniz e a fodona Clarissa Torres atacam novamente! (Obrigado pela paciência e pelo registro Leandro)

Assim como Clarissa, também tenho feito por aqui neste infame blog o registro dos trabalhos do amigo/artista Leandro Moura desde 2009. Cada trabalho que ele realizou na K-Ótica deixei registrado por aqui e foi uma longa jornada de 3 anos, 16 edições online e 3 edições impressas (duas com o seu trabalho em O Evangelho Segundo o Sangue). E o Leandro é um grande contador de histórias seja em HQs realizadas em parceria com o ótimo roteirista Marcos Guerra em "O Evangelho Segundo o Sangue" seja individualmente como na história "Além do Cotidiano". Evangelho Segundo o Sangue não foi apenas um trabalho qualquer com quadrinhos, foi seu objeto de estudo no TCC com maior número de espectadores da história do DEART! Mesmo ouvindo o Leandro falar sobre seu trabalho, não sei como quantificar a riqueza de detalhes presentes nesta obra única. Mesmo as ilustrações do Leandro transmitem uma história. Como, por exemplo, a ilustração "Lovely" que, por coincidência, foi a primeira arte que vi na exposição. Quando eu vejo a ilustração Lovely é como se eu estivesse vendo a materialização do amor em sua arte e toda uma história por trás dela. É algo bem forte e evoca muitos sentimentos e sensações. Não é pouca coisa o que Leandro realizou neste tempo e com certeza a sua jornada não termina aqui. Prova disso é ele estar apresentando a sua segunda exposição individual de sua vida neste ano e é um belo momento a ser registrado (não tive como ir na primeira exposição, mas desejei meus parabéns ao Leandro por telefone).

A Webcomic K-Ótica teve 16 edições e acho todas as capas que o Leandro fez fodonas!

Capa das duas edições impressas de O Evangelho Segundo o Sangue com arte de Leandro Moura (Neste ano sai a versão definitiva desta história)

E agora com vocês: Mais um pouquinho das artes fodonas do Leandro Moura

Suspiro

Sacrificial

Foi legal ver a livraria Nobel movimentada, ver a reação das pessoas diante do belo trabalho do Leandro, ver a Cristiane Cavalcante moura registrando alegremente tudo, o Leandro recepcionando com carinho as pessoas presentes na exposição e encontrar vários amigos/artistas prestigiando a exposição e conversando sobre quadrinhos. Cada momento era um momento único!

quadrinhistas conversando sobre quadrinhos

Brum conferindo livros da livraria

Exposição bem movimentada com pessoas alegres e artísticas

Querem um pouquinho?

Leandro em uma conversa agradável

Mais duas artes fodonas da exposição

Mais uma arte fodona de Leandro!

Happy Shinning People! (foto roubada na cara-de-pau exclusiva da Nobel)

Dream With a Rabbit (se eu sonhasse com este coelho ia ser mais perturbado do que sou naturalmente)

Masquerade

Leandro recebeu carinhosamente cada uma das pessoas presentes na exposição!

Olha ali atrás o personagem secreto da exposição: Marcos Guerra! Para destravar ele digitem K-Ótica! Foi bom ver ele por lá!

Ashes

Mais uma outra arte fodona de Leandro!

Olha só que sorriso gostoso da Cristiane registrando a exposição!

Todo mundo estava bem animado com a exposição!

Quando digo que a arte do Leandro conta histórias é disto que estou falando!

Uahahaha esta arte ficou ainda mais sinistra quando tirei a fot com o Flash!

Na exposição estão disponíveis para compra os lindos cartões com artes da exposição Extraphysicallia. Eu nem pensei duas vezes e comprei logo o meu do "Dream with a Rabbit" e acabei me apaixonando pelo "Lovely" que também levei para casa comigo. Os cartões estão com o preços bem acessíveis custando R$ 5,00 e são ótimos de carregar e presentear pessoas queridas!


Eu tinha que comprar este cartão com o coelho bizarro! É muito foda!

Cartões da obra que dá nome à exposição: Extraphysicallia

Cartões de Lovely e Suspiro

A parte mais divertida exposição com certeza foi o sorteio dos brindes! Leandro fez um belo discurso de agradecimento e ao invés de um sorteio foram realizados seis sorteios de brindes. Todo mundo foi bem participativo tornando o sorteio bem mais divertido! Quando saia um número que ninguém tinha era dito "vamos logo pro próximo que a pessoa não tá aqui!". O mais legal aqui não foram os brindes e sim a alegria proporcionada por este momento. E ao meu ver todos os brindes foram pras pessoas certas. Menos o Brum que tem sorte demais! Brincadeirinha, foi legal ver ele ganhando de novo pois tornou tudo mais divertido (já sabemos quem vai ganhar quando tiver outro sorteio né?)! Todo mundo se divertiu com o sorteio tava um ambiente super agradável!

Leandro fazendo os agradecimentos e apresentando o sorteio! (música de suspense)

Um destes 3 irá ganhar um brinde no sorteio! Quem vocês acham que vai ganhar? O n°1 o n°2 ou será que é o n° 3? Valendo!

É o quê? Ele de novo? Tem certeza? O ganhador do primeiro brinde é o quadrinhista Brum!

Brum e sua cara de "Eu não tenho culpa se tenho sorte"

Olha só que camisa legal, única e exclusiva!

Olha só a alegria destes dois :)

E os sorteios continuam...

Esta moça linda ganhou o cartão Extraphysicallia!

Esta moça alegre também ganhou um dos cartões no sorteio!

Olha só que surpresa agradável! Kátia também ganhou um dos cartões no sorteio! Qual será o que ela ganhou?

Lovely!

Outra moça super feliz com o Leander Moura exibindo o cartão que ganhou!

Uma pose bem estilosa diante do coelho bizarro do sonho!

Tanto o Leandro como a sua esposa Cristiane, são amigos/artistas que fui conhecendo aos poucos ao longo destes anos. São amigos/artistas mais recentes em minha vida e sinto um carinho enorme pelos dois como se os conhecesse a minha vida inteira. Como posso descrever estes dois? Deixa eu pensar um pouco... Já sei! Lembram da arte de Lovely em que você consegue ver a representação do amor? A diferença é que os dois são a materialização do amor sem qualquer tipo de representação. Mesmo distantes um do outro os dois estão muito próximos e a felicidade destes dois é algo muito bonito de se ver. Como os dois são artistas, digo que o amor destes dois é: Inspirador! Além deste amor em comum, os dois são ótimos profissionais e pessoas maravilhosas no sentido mais humano que estas palavras possam ter. Sou grato por ter a amizade dos dois e sempre desejarei aos dois o que estou desejando neste momento: Felicidade e êxito em cada momento de suas vidas!

Estão vendo o Lovely nestes dois grandes seres humanos? É fofo demais ver estes dois sorrindo! 
(outra foto roubada descaradamente exclusiva da Nobel)

O mais belo casal artístico do século XXI e o Autor em Crise!

Tenho uma memória fraca pra algumas coisas mas, de repente, algumas lembranças despertam em minha mente e brilham intensamente. E a lembrança que tenho é de andar juntamente com a Milena pela Nobel e o Aluísio Azevedo Jr. apresentando os espaços para eventos da Nobel desde o auditório até o memorial de seu pai e de como falava animadamente dos planos para este lugar. Não me lembro exatamente qual era o contexto de minha ida (memória fraca lembra? pois é! Você lembra, eu esqueço) mas, acredito que a Milena tinha dito que iria haver a inauguração de um espaço cultural bem bacana e que seria legal conhecer. E de lá pra cá muita coisa boa aconteceu com diversos eventos culturais e lançamentos naquele espaço. E a Arte Sequencial surgiu de forma natural e foi bem acolhida neste espaço. Houveram exposições, lançamentos, convidados e neste ano o Geraldo Borges inaugurou o seu estúdio de quadrinhos firmando de vez os quadrinhos neste lugar. Todas estas coisas boas que aconteceram chegaram a um ponto em que, quando se pensa em quadrinhos no RN o primeiro espaço cultural que vem à mente de todos é a Nobel. E o que torna este espaço o que ele é são as pessoas que ali estão. A Nobel não seria o que ela é hoje sem o Aluísio e sem a Kátia. Natal é uma cidade difícil de se viver de arte ainda mais com a atual situação política e social em que se encontra onde apenas se valoriza o que é de fora ou alguém que tenha amizade com algum político de preferência com algum sobrenome "importante". Além disso as pessoas que estão cuidando dos espaços culturais estão fazendo o favor de cada vez mais deixar eles inacessíveis para os artistas e entregues ao abandono. Nossa tem tanta coisa errada... É como viver numa grande cidade do interior com gente de mente limitada que se preocupa apenas com as aparências e coisas fúteis. Quanto à livrarias... Em nenhuma delas dá pra se sentir à vontade principalmente pelo atendimento que varia do ignorante para o "É muita ignorança". Aluízio Jr. não é um homem de visão limitada e justamente por isso seus planos deram mais certo do que poderia imaginar. O caminho de todo mundo se cruzou nesta livraria e felizmente estamos aqui no mesmo lugar bem mais firmes e fortes fazendo as coisas acontecerem. E eu acredito firmemente que as coisas irão melhorar ainda mais com o tempo e tudo se deve ao fator humano em todos aqui presentes. Principalmente ao Aluísio Jr. e a Kátia por serem as pessoas maravilhosas que são. Quem já conhece este infame blog, acompanhou as mudanças boas que ocorreram na Nobel neste curto espaço de tempo esperem só pra ver as boas surpresas que nos reservam para os próximos anos! (visitem aqui novamente em 2016 e me digam o que mudou de hoje até lá)

Leandro agradecendo a Kátia por tudo que ela e o Aluísio Jr. tem feito pelos autores locais! São dois grandes Superamigos!

Cristiane, Kátia ( aka Mulher-Maravilha), Leandro, Aluísio Azevedo Jr (aka Superman) e Barros. Todas estas pessoas adoráveis tornam o mundo mais legal de se viver!

Está perto de se iniciar o segundo semestre de 2013 e todas as coisas boas que ocorreram até aqui foram apenas o começo! Leandro e Marcos Guerra irão lançar a versão definitiva de o Evangelho Segundo o Sangue. Milena e Brum também irão fazer lançamentos. Wendell, Wanderline, Wagner, Geraldo Borges... Todos estão se mobilizando com empenho para as coisas acontecerem! Dá pra notar a determinação de todo mundo. Jefferson Dênis e Renato Medeiros por exemplo, estavam discutindo os layouts da HQ "A Sombra dos Homens" que estão realizando juntos. Falei com o Brum e logo deveremos ter uma reunião estratégica com os quadrinhistas daqui sobre nossa ida ao FIQ em Belo Horizonte (a maioria já comprou as passagens pra lá). Vamos ver o que acontece... Já anunciei as novidades sobre o meu trabalho durante a segunda edição do Café Literário Quadrinhos e é nisso que irei trabalhar com empenho neste e nos próximos anos. Nesta semana, estou encerrando finalmente o ano 1 das histórias dos personagens do universo Sci-Fi de O Duque! É um trabalho que tenho muito orgulho de ter desenvolvido e que farei de tudo juntamente com Wendell para que seja publicado! Agora tenho tempo suficiente de desenhar e escrever a segunda edição de Luz nas Trevas: Autor em Crise. Já tenho uma HQ prontinha do Psycho para ser publicada também! Quanto ao Luz nas Trevas, mesmo concluindo a primeira publicação no segundo semestre, é algo que uma vez iniciado não irá parar tão cedo e a medida em que as revistas ficarem prontas ocorrerão novos lançamentos. E o bom de tudo isso é que no segundo semestre contarei com a parceria de outros amigos/artistas como o já anunciado Leandro Moura que vai ser determinante nas histórias mais sombrias e sanguinolentas que criei. Ninguém está trabalhando pra ninguém aqui. Todos temos nossa função e somos parceiros ajudando um ao outro a contar boas histórias com Arte Sequencial. Agradeço de coração a todos os amigos/artistas que estão presentes em minha vida e desejo êxito a todos nós nesta segunda fase de nossos trabalhos em 2013 que vai ser bem intensa. Vai ser algo muito legal de se acompanhar! Podem acreditar!

Joseniz Parker ataca novamente! O espião revela fotos exclusivas da HQ de Renato e Dênis!

Leandro Moura, Jefferson Dênis, Renato Medeiros, Elinaldo (grande fã de Arte Sequencial) e um Autor em Crise

Quando quadrinhistas se reúnem pode acreditar que eles estão preparando alguma coisa! (e sim esta é mais 
uma foto roubada descaradamente exclusiva da Nobel)

A exposição Extraphysicallia irá continuar aberta ao público na livraria Nobel em horário comercial até o dia 31 de Maio. E na semana que vem, Terça-feira dia 28 de Maio às 19H, a Livraria irá receber o Leandro novamente na terceira edição do Café Literário Quadrinhos! Vai ser uma ótima oportunidade de quem não esteve na vernissage conhecer pessoalmente o autor da belíssima exposição Extraphysicallia e também conhecer melhor o seu trabalho artístico. E sim, claro que estarei por lá! Nos encontramos novamente nesta mesma Bat-hora, no mesmo bat-local e no mesmo bat-blog! Namastê!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...