Hoje assisti Frozen- Uma Aventura Congelante. Pois é! Ao que parece sempre começo o ano vendo alguma animação. Cheguei bem na horinha que começou o filme (perdi a animação do Mickey, mas tudo bem acho o Pateta dez vezes mais engraçado que aquele rato).
Depois vou dar uma conferida em Get a Horse!
A primeira referência que tenho ao ver o filme é Enrolados pois o filme é atual e ao mesmo tempo é como um clássico das princesas Disney (o fato dos criadores de Enrolados estarem envolvidos fez a diferença pois existem outros elementos em comum nas duas animações).
Existem diversas semelhanças entre Frozen e Enrolados
Apesar da semelhanças Frozen é bem melhor executado que Enrolados (e o fato do Luciano Huck não estar na dublagem brasileira ajudou muito). Não há como negar, este é definitivamente um filme clássico da Disney! Tem princesas, tem uma boa história e as cantorias que acompanham a trama. E a trama? Ela tem como base a história do livro The Snow Queen de Hans Cristian Andersen com muitas adaptações até chegar em algo com um discurso atual mas, com o clima de Conto de Fadas.
Arte de Vladyslav Yerko para o livro The Snow Queen de Hans Cristian Andersen
A história apresenta a história de duas princesas: Anna e Elsa. Anna é bem sonhadora que nem aquelas princesas Disney que querem logo casar com o primeiro cara que aparece. Elsa tem poderes congelantes (como a origem disso não é explicada na história, ela só pode ser mutante).Até que um dia Elsa quase mata a Anna usando seus poderes congelantes. Como não tinha Escola para Mutantes Superdotados do Professor Xavier na história os pais decidem isolar Elsa de todo contato humano para conter o seu poder. Seguindo conselho de Trolls (olha só de quem eles seguem conselho) também decidem apagar a memória de Anna sobre os poderes de Elsa. O tempo passa, os pais das princesas morrem e Elsa está prestes a assumir o trono do reino.
Se o Professor Xavier estivesse em Frozen a história ia ser diferente
Como ela não foi educada pelo Professor Xavier as coisas saem do controle e Elsa deixa o reino de Arendelle em um mundo de frio eterno. Eu particularmente odeio a cantoria das animações Disney com musiquinhas a todo o momento. Mas achei bem legal a música de Let it Go (que fica bem em qualquer língua) que serve bem para pontuar a despedida de Elsa (algo do tipo eu não preciso de minha irmã, o trono e o reino eu tenho poderes e sou auto-suficiente!).
Let it Go em várias línguas
Anna vai em busca de Eliza e vive altas aventuras e as mais loucas confusões neste reino congelado. O legal da história é que ela é previsível até certo ponto. Ela leva a crer que é mais uma daquelas animações Disney em que a princesa casa com o príncipe em um "Viveram felizes pra sempre" mas existem ótimas reviravoltas na trama. E o conceito de amor verdadeiro é bem diferente na animação. Aliás uma ótima animação com um visual muito legal e uma boa narrativa. Todos os personagens cumprem seu papel na trama e são bem trabalhados. Até o alívio cômico Olaf funcionou na animação sem tirar o foco da trama principal e das protagonistas da história.
Mas o quê? Me explica uma porra dessas bátima!
Acho o discurso da animação mais feminista e de acordo com a realidade atual. Deve ser por isso que curti tanto em assistir e considero a animação mais ousada da Disney devido ao seu conteúdo bem progressista (e ainda mantendo aquela atmosfera dos clássicos Disney)!
Frozen- Uma Aventura Congelante
Ano: 2013
Diretores: Jennifer Lee e Chris Buck