sábado, 31 de outubro de 2009
O que não está no gibi, está por aqui!- Meio-que-em-off (05) Rede Social da República dos Quadrinhos
Uma idéia bacana, que surgiu durante a exposição da República dos Quadrinhos, foi a criação de uma rede social fechada para os membros. Ela é bem funcional e interativa. Todos os assuntos relativos à república dos quadrinhos ficam apenas entre o grupo (sem interferência externa) e, no momento certo divulgamos as novidades dos trabalhos no blog. Com o surgimento desta rede social, a comunidade do Orkut foi excluída (o que eu acho ótimo já que ela não estava tendo funcionalidade). São novos tempos e as comunidades no Orkut hoje servem mais como uma espécie de selo, do que um espaço para debate(quando tem debate e as pessoas não estão duelando para ver quem é o dono da razão ou xingando umas às outras). Realmente, foi uma ótima idéia! É melhor seguir com algo funcional com poucas pessoas, do que algo que não funciona com trocentas pessoas. Recomendo que profissionais de quadrinhos (ou de outras áreas) façam o mesmo. Isto ajuda muito no crescimento do profissionalismo em seu trabalho, além de possibilitar mais liberdade em se expressar e interagir com as pessoas de sua área profissional.
O que não está no gibi, está por aqui!- Meio-que-em-off (04) República dos Quadrinhos na TV
A TV Assembléia esteve presente na exposição "O que não está no Gibi, está por aqui!" para fazer uma matéria sobre o evento. Beto e Wanderline estiveram presentes e fizeram uma apresentação do que é a República dos Quadrinhos. Durante as filmagens também foram colhidos depoimentos de alunos que visitaram a exposição. Este é um grande momento da República dos Quadrinhos, registrado através das lentes de uma emissora de TV. É fascinante e assustador ao mesmo tempo a velocidade em que a República dos Quadrinhos está conseguindo concretizar seus sonhos através de ações bem elaboradas pelos seus membros. Acredito que se a gente continuar seguindo em frente por este caminho, as entrevistas para TV vão se tornar parte de nosso cotidiano.
Fala Garota!
República dos Quadrinhos volta já!
Fala garoto!
Tirando Uma! Psychotiras Psicóticas- Psycho: Cereal Killer
Esta é a minha oitava postagem no Tirando Uma! Nela apresento a quinta tira da série de Psychotiras Psicóticas. Como hoje é Halloween, elaborei uma tira serial especial mutilada em três partes. Esta é a terceira parte.
Link direto para postagem: http://tiranduma.blogspot.com/2009/10/psychotiras-psicoticas-psycho-cereal_4604.html.
Lost- Cartaz da última temporada
O que não está no gibi, está por aqui!- Localização
Este é um pequeno mapa cartográfico para encontrarem o local da exposição. O Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Professor Américo Cosa Oliveira- CEBE fica localizado na Avenida Itapetinga, 1430, Conjunto Santarém, Zona Norte de Natal. Para quem vier da Zona Leste de Natal (Alecrim) pegue as seguintes linhas de ônibus: 78, 15-16 e para quem vier da Zona Sul (via Campus) as linhas: 60 e 73 e desçam duas paradas depois da Igreja Católica. Para não acabarem passando direto indo parar no terminal de pajuçara, recomendo que desçam assim que visualizarem a Igreja Católica de Santarém (eu não fiz isso...). Esta é a maior referência para encontrar a biblioteca e se eu tivesse observado mais atentamente... Bem, agora já era!
Tirando Uma! Psychotiras Psicóticas- Psycho: Cereal Killer
Esta é a minha sétima postagem no Tirando Uma! Nela apresento a quarta tira da série de Psychotiras Psicóticas. Como hoje é Halloween, elaborei uma tira serial especial mutilada em três partes. Esta é a segunda parte.
Link direto para postagem: http://tiranduma.blogspot.com/2009/10/psychotiras-psicoticas-psycho-cereal_6585.html.
Heather Lee Curtiskamp- Só vai ouvir esta história uma vez!
Psycho: Cereal Killer- Só vou contar esta história uma vez!
Tirando Uma! Psychotiras Psicóticas- Psycho: Cereal Killer
Esta é a minha sexta postagem no Tirando Uma!Nela apresento a terceira tira da série de Psychotiras Psicóticas. Como hoje é Halloween, elaborei uma tira serial especial mutilada em três partes independentes. Esta é a primeira parte. As atualizações do Tirando Uma! são nas Terças, Quintas e Sábados. Então se eu não postar nem na Terça, ou na Quinta provavelmente irei postar no Sábado.
Link direto para postagem: http://tiranduma.blogspot.com/2009/10/psychotiras-psicoticas-psycho-cereal_31.html.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
A vida é feita de escolhas
A cada dia que passa, o pensamento de que a vida é feita de escolhas fica mais forte. Existem dias como hoje, que tomo decisões que com toda certeza irão afetar minha vida, em que penso como seria mnha vida se eu tivesse seguido por um caminho diferente. O que seria de minha vida se tivesse seguido um caminho como técnico em eletromecânica e não o de artista/educador? que tipo de pessoas eu conheceria? como seria minha personalidade? eu mudaria muito com esta escolha? Eu estaria aqui escrevendo este pequeno pensamento em um blog como estou fazendo hoje? É apenas um pensamento. Não costumo me arrepender das decisões que tomo e esta foi uma escolha que não me arrependo até hoje. Estou me sentindo bem no caminho que resolvi trilhar, a cada passo tenho mais firmeza e determinação em seguir adiante.
Nem todas as escolhas que fazemos são fáceis como ir a este ou aquele lugar. Algumas escolhas são difíceis e uma vez tomadas, dificilmente existe um retorno para elas. São escolhas cruéis e precisamos escolher bem para não se arrepender depois. A vida de vez em quando, talvez por sacanagem mesmo, cria uma armadilha que não esperamos de jeito nenhum. Esta armadilha é mortal. Nos mata aos poucos ou imediatamente e precisamos entender como o mecanismo funciona para se libertar da armadilha. E durante a escolha sacrificamos algo muito importante para sobreviver. Já tomei várias decisões difíceis, tantas que estou me sentindo mais preparado se tiver que tomar outra decisão deste tipo novamente. Estou me tornando um grande artista de fugas. Se eu continuar neste ritmo, podem me chamar de Senhor Milagre!
Arte na Escola
Hoje me cadastrei ao Projeto Arte na Escola no departamento de artes da UFRN. Já devia ter feito isto faz um bom tempo. O Arte na escola tem toda uma estrutura voltada para o aperfeiçoamento e capacitação do professor de artes. Uma das responsáveis pelo projeto na UFRN é a professora Helenita Nakamura uma pessoa a frente de seu tempo, determinada e empenhada em seu trabalho com educação e arte. Ela é uma grande pessoa, muito simpática, tenho orgulho de ter assistido algumas disciplinas com ela na universidade e é animador ela ser uma das responsáveis pelo projeto porque sei que com ela o pojeto vai seguir em frente. Espero que com o tempo e a ação de Helenita o projeto cresça e ganhe mais visibilidade no departamento de artes (que é o lugar mais escondido da UFRN). Estou realmente determinado em aperfeiçoar meu trabalho tanto como artista, como professor e é isto que farei.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
O que não está no gibi, está por aqui!- Palestra Adiada
terça-feira, 27 de outubro de 2009
domingo, 25 de outubro de 2009
Reversal Russa: Na União Soviética, o Mauricio homenageia VOCÊ!!
Mauricio Mazza, cartunista radicado em Fortaleza e novo membro da República dos Quadrinhos, elaborou esta ilustração homenageando cada membro da República dos Quadrinhos desenhando um personagem de cada autor juntamente com o seu personagem Armandinho. A idéia teve como inspiração o livro dos 50 anos do Mauricio de Sousa. A idéia é legal! Seria muito bacana se cada autor fizesse uma ilustração deste tipo. Em dezembro, quando estiver mais tranquilo, faço a minha versão da galera para somar com a do Mauricio. Para conhecer o trabalho do Mauricio visite estes dois endereços eletrônicos: http://armandinhoeagalera.blogspot.com/ e http://armandinhoeagalera.zip.net/. Gostei pra caramba da versão do Mauricio pro Psycho hohohohohoho!
:)
:)
O que não está no gibi, está por aqui!- O E-Mail
O que não está no gibi, está por aqui!- Meio-que-em-off (03) Montagem do Painel e Divulgação nas Escolas
No dia 21 de Outubro de 2009 Beto Potyguara, Ronin (que estava sem armadura de novo!) e eu demos continuidade ao trabalho de montagem da exposição. A atividade do dia foi montar o painel didático com a história das tiras de Yellow kid (não confundir com Hello Kitty) até os dias atuais. Toda a idéia do painel foi construída pelo casal Roberto e Chistina que passaram noites em claro elaborando textos, selecionando imagens e procurando uma forma de ilustrar a história das tiras didáticamente. A montagem do painel não levou tanto tempo quanto imaginávamos e em pouco tempo (entenda pouco tempo como no mínimo uma hora) o painel estava pronto para visitação. Conversei com Luiz Elson do GRUPEHQ (Grupo de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos) que me mostrou a doação de 500 revistas em quadrinhos para a Gibiteca da zona norte (que estamos ajudando a divulgar com a exposição). Tinham títulos diversificados, a maioria com material muito bom e difícil de se encontrar. Sei o quanto esta doação foi importante para Luiz Elson quando ele estava inaugurando a gibiteca, ele disse em entrevista que: "A minha meta é chegar pelo menos aos 500 exemplares". E vejam só: 500 exemplares em um único dia! é bem mais do que ele esperava e a gibiteca da zona norte aos poucos está crescendo e ganhando seu devido espaço. Natal já teve uma gibiteca só que ela não tinha o cuidado e manutenção que o Luiz Elson está tendo e muitos quadrinhos raros foram roubados, destruídos ou perdidos para sempre. Depois da conversa com Luiz atentei para a importância de sinalizar a exposição(não queria que as pessoas fizessem a caça ao tesouro que fiz na última exposição que participei). Então o Elefante Branco, símbolo da RQ, foi deslocado do cartaz na parede (onde não estava muito visível) e deslocado para entrada onde ficaria bem mais visível. No espaço em branco do cartaz, preenchemos com tiras impressas que sobraram. Ficou faltando colocar um texto com o nome da mostra, mas esta atividade ficou para outro dia, mais precisamente no dia da chegada do Banner. Não tá com a muléstia que com a sinalização do Elefante Branco na entrada e o Banner as pessoas não atentem que está acontecendo uma exposição. A última atividade foi divulgar a exposição e a gibiteca nas escolas pessoalmente e convidar os professores para palestra sobre o uso didático dos quadrinhos em sala de aula (uma atividade que se repetirá em outros dias). Um dos motivos que me fizeram integrar a República dos Quadrinhos foi a preocupação pedagógica com a arte sequencial. Tudo o que está acontecendo durante a exposição está tendo esta preocupação e a cada dia que passa tenho certeza que estamos indo por um bom caminho.
Painel didático contando a história das tiras cronologicamente desde Yellow Kid (não confundir com Hello Kitty) aos dias atuais
Ainda bem que para montar este painel não tivemos que utilizar fios de Nylon!
Houve uma pequena mudança no espaço
Este texto informativo ficou no lugar do Elefante Branco, símbolo da RQ, que foi deslocado para sinalizar a exposição
No lugar do texto informativo ficaram as tirinhas que sobraram
Luiz Elson mostrando orgulhosamente as doações para Gibiteca
O Elefante Branco sinalizando a exposição!
É um novo mundo de aventuras, tchurutchutchu...
Assinar:
Postagens (Atom)