A amiga/artista Milena Azevedo também fez um belo registro de como foi o lançamento do Projeto 1° Edição em João Pessoa no Portal GHQ. Deixo por aqui o seu registro e convido aos leitores deste infame blog a fazerem uma visita ao Portal GHQ neste endereço eletrônico: http://ghq.com.br/. Aos que se interessaram em comprar as revistas mas não moram em Natal ou João Pessoa, informo que vários títulos do 1° Edição estão sendo vendidos on line pelo Portal GHQ.
O Projeto primeira edição alçou seu primeiro voo fora do Estado do Rio Grande do Norte. No dia 14 de maio ocorreu o lançamento de seus títulos na Comic House, simpática comic shop de João Pessoa.
Apesar das nuvens carregadas no céu, muitos colecionadores paraibanos apareceram para dar boas vindas aos quadrinistas potiguares, numa tarde que teve até direito a visitas ilustres.
Os primeiros quadrinistas a chegar botaram a mão na massa e ajudaram o proprietário da Comic House, Manassés Filho (tão simpático quanto à loja), a mover as estantes do lugar para abrir espaço para o evento. E em seguida chegou o artista plástico paraense, João Henrique Lopes, que dividia a tarde de autógrafos conosco, lançando seu livro Elementos do Estilo Mangá.
Para a nossa surpresa, os clientes começaram a comprar as HQs antes mesmo do início oficial do evento, que se deu pontualmente às 15:00 horas. E fomos autografando e conversando com todos os presentes. Por volta das 17:00 horas, com a loja lotada, quem aparece de surpresa é ninguém menos do que o grande desenhista Mike Deodato Jr., acompanhado de sua esposa Paula. Ambos de uma doçura tremenda (e, vale o registro, muitíssimo apaixonados, tanto que a Paula tem a assinatura do marido tatuada no pulso esquerdo). Batemos um papo com eles, apresentamos as nossas HQs, e aproveitamos para tietar também (Joseniz levou uma Wizard Brasil com uma entrevista do Deodato da década de 1990 e aí foi uma festa só). Então, os amigos foram chegando, como o jornalista Alex de Souza e o Prof. Henrique Magalhães (editor da Marca de Fantasia, que me presenteou com o catálogo atualizado da editora e também com a revista Calango #1, fruto do projeto de extensão homônimo da UFPB), e vários jornalistas fãs de quadrinhos, conhecidos apenas virtualmente, entre eles Audaci Jr., do Jornal da Paraíba, e Renato Felix, editor do caderno de cultura do Correio da Paraíba e crítico de cinema.
Antes do final do evento, outras três personalidades chegaram à Comic Shop para nos prestigiar: o escritor Geraldo Carsan, autor do livro Tex no Brasil, o caricaturista William Medeiros (ilustrou todas as capas da série O mochileiro das galáxias, da Editora Sextante), e o desenhista Jack Herbert, que foi convidado pelo próprio Alex Ross para desenhar a série em homenagem a Jack Kirby, chamada Genesis.
Porém, quem causou comoção foi a jornalista Olga Costa, que só queria saber das histórias que não traziam “happy end” (claro que houve uma conversa bastante animada sobre finais felizes na vida e na ficção), e fez questão de esclarecer que não gostou de The Beats, a biografia em quadrinhos dos principais expoentes desse gênero literário das décadas de 1950 e 60. Ela confessou que é apreciadora da arte sequencial, embora não seja necessariamente uma aficionada.
A receptividade do público foi tamanha que Manassés Filho nos propôs um retorno a João Pessoa no segundo semestre. E tem como não aceitar?
Abaixo, a galeria com alguns momentos do evento:
Joseniz apresenta o Luz nas Trevas para Olga
Olga e Joseniz dialogam
Quase que Joseniz não deixa Alex de Souza levar a revista
Alex de Souza e João Henrique
Paula e Mike Deodato
Mike Deodato e Milena Azevedo
Conversas Animadas
Mike Deodato e Henrique Magalhães
Mais conversas animadas! :)
Alex de Souza, Milena Azevedo, Eduardo Kowaleski, Manassés Filho e Leonardo Feitoza
Mike Deodato e Eduardo Kowaleski
Nenhum comentário:
Postar um comentário