Hoje estive presente na Loja K-Ótica para conferir de perto a programação da celebração do Dia do Quadrinho Nacional. Pensei que a K-Ótica Loja estaria lotada mas infelizmente o público presente foi bem pequeno. Cheguei bem a tempo de conferir e registrar a palestra de Renato Medeiros sobre seu processo na realização do quadrinho Cidade dos Asfixiados. Renato estava bem a vontade falando das referências presentes nas páginas realizadas e no desafio do Rodrigo na construção delas. A HQ tem muitas referências cinematográficas, históricas, literárias e ainda possui aquela ambientação noir bem agradável. Outra coisa legal foi o Renato falando sobre a construção dos personagens dizendo os aspectos essenciais deles e suas funções na história. Uahahaha até Fábio Jr. foi referência pra construção de personagens. Foi uma palestra bem conduzida, com Renato muito entusiasmado, que instigou as pessoas presentes a lerem a HQ em andamento e também procurar mais informações sobre as referências citadas.
Renato bem tranquilinho falando sobre a HQ Cidade dos Asfixiados
Tudo bem tranquilinho com muitas referências presentes no processo criativo
Cara, foi uma palestra bem legal!
Hakuna Matata style!
Em seguida, Rômulo Stânrley fez uma palestra bem didática sobre a EBAL. De maneira didática e instigante, Rômulo falou da criação ao fim da EBAL, contextualizando tudo historicamente e com muitas imagens de HQs raras na apresentação. Como o Rômulo também é colecionador, ele também trouxe detalhes, além de curiosidades bem legais, sobre as revistas desta época, que enriqueceram a palestra.
Superman foi um dos carros chefe da EBAL em 1943 até 1983
Rômulo apresentou uma palestra muito foda com sua pesquisa sobre a EBAL
A Primavera rival da EBAL
Enquanto a Abril ficava com a Disney a EBAL ficava com os heróis
A EBAL foi pioneira em muitas coisas e também investia em novas HQs como as de faroeste e Tarzan
HQ Clássica do Flash Gordon
Os super-heróis Shell que chegaram ao Brasil junto com os desenhos (des)animados da Marvel
Não percam estes desenhos no canal 13
HQs históricas!
Nostalgia pura na palestra... Até os bonecos de plástico dos heróis Marvel foram lembrados
As capas das HQs históricas ilustraram bem a palestra
Herói contra herói na DC
Mais HQs históricas!
Existia todo um carinho e cuidado com as publicações da EBAL
Os heróis da Manchete!
Por fim Gilvan Lira fez a palestra proibidona do dia falando sobre a sua carreira como quadrinhista. Tudo que foi dito na palestra é impublicável por aqui. Quem esteve presente conseguiu ter um relato único cheio de aventuras, pancadaria além de muito sexo, sexo e mais sexo. É legal conhecer mais detalhes de como foi o processo de trabalho versátil com quadrinhos realizado por Gilvan. E vou te contar, Gilvan teve uma produção com HQs muito grande ao longo de seus anos de trabalho enfrentando coisas hardcore no processo. Juntamente com Gilvan, Márcio Coelho falou um pouco de seu trabalho com quadrinhos de maneira bem rápida e objetiva. Como as duas palestras anteriores, esta também foi uma boa palestra de quadrinhos com lições pra levar pra vida também.
Quadrinhistas e colecionadores olhando quadrinhos!
E aqui temos o 3° round das palestras
Com o relato de Gilvan Lira falando do início de seus trabalhos na Maturi
E seus trabalhos tanto no nordeste como no sudeste
E uma série de aventuras impublicáveis neste blog!
É legal quando o artista está empolgado em falar de seu trabalho
Márcio Coelho apresentando registros de seu trabalho
Gilvan falou sobre os zines que participou
Sua mudança para o sudeste onde as coisas ficaram mais hardcore
E da grande variedade de trabalhos que realizou seja como capista, ilustrador ou quadrinhista
Sem falar na variedade de gêneros de quadrinhos principalmente os eróticos
Wagner Michael com a HQ Piranerd!
"Valeu, Joseniz. Cuidado para não se identificar com a mulambice!" (Wagner Michael)
Infelizmente os autores de Mata-me ,ó Deus não puderam realizar sua palestra. Mas de certa forma foi bom pois o público presente foi pequeno e já estava bem cansado depois de um combo de 3 palestras seguidas. O legal é que comprei o Piranerd #1 do Wagner Michael que não tive como comprar no FIQ pra diminuir o peso na volta. É uma HQ divertida e em outra oportunidade falo sobre ela por aqui. Parabéns ao Guerra e aos palestrantes pela iniciativa! Penso que o Dia do Quadrinho Nacional, como algo a ser comemorado todo ano. Tenho uma memória fraca. Não lembro de ter comemoração em 2015 mas lembro das de 2014 e 2013 e acredito que nós quadrinhistas somos responsáveis por eventos como este. Afinal se nós mesmos não damos valor a este dia, quem irá fazer isso? Seja com o público pequeno ou grande, o importante é que os quadrinhistas de Natal sigam adiante com seus trabalhos, apresentado boas histórias e renovando o público de quadrinhos. Namastê!
Nenhum comentário:
Postar um comentário