Hora de falar aqui neste infame blog da série Zumbis Marvel. Como a série é longa e tem muita coisa legal, vou fazer que nem Jack o Estripador e ir por partes. Nesta primeira parte vou falar do surgimento dos Zumbis Marvel na história Crossover. Nesta história em três partes o Reed Richards do universo Ultimate após resolver um problema de viagem no tempo com o quarteto, revela a Sue que conseguiu estabelecer contato com uma pessoa de uma terra paralela. Esta pessoa com que ele estabeleceu contato e o está judando no teletransporte para outros universos não é nada mais nada menos que o Reed Richards e os dois ficam conversando bastante sobre as diferenças de suas terras. Só que quando o Reed Richard do universo ultiimate se transporta não é o Reed Richards do universo 616 (o universo normal da Marvel) que ele encontra e todos nós somos surpreendidos com a sinistra aparição do Quarteto Fantástico Zumbi em um mundo decadente!!! É pegadinha do Zumbi Richards hohoho! Hora da risada Maligna!
Risada maligna do Dr. Evil!
Tudo começou com um clarão no céu... Os Vingadores foram os primeiros a chegar e foram atacados e infectados pelo herói Sentinela. Em pouco tempo todo o planeta foi devorado pelos zumbis Marvel. E bastou apenas um herói infectado para acabar com todo o planeta.O quarteto Zumbi revela a Reed Richards o real motivo dele estar ali: A Comida Acabou! Reed Richards consegue fugir do quarteto Zumbi para em seguida acabar nas mãos de outros Zumbis Marvel como Homem-Aranha, Wolverine e Hulk. Quando tudo parece acabado e Reed está prestes a virar lanchinho, aparece um aliado inesperado: Magneto! Sim Magneto é o herói que o salva e o leva para junto de um punhado de sobreviventes(3 gatos pingados e olhe lá)! E quando finalmente Reed Richards entende a situação em que se encontra e o trio Ultimate dá por falta de Reed, o Quarteto Zumbi aparece no universo Ultimate!
Um planeta destruído pelos Zumbis Marvel em 24 horas
Para impedir que os Zumbis Marvel invadam o Universo Ultimate e ao mesmo tempo escapar deste mundo devastado, é tomada a decisão de destruir o edifício Baxter onde ficava o Quarteto Fantástico Zumbi. O problema é: Como passar pelos Zumbis Marvel que estão por todo planeta e que acabaram de invadir o esconderijo secreto?
Hora do Lanche!
E mais uma vez quando tudo parece perdido surge uma esperança. O trio Ultimate aparece neste universo após ter derrotado e contido o quarteto Zumbi.Com o quarteto reunido começa o confronto com os Zumbis Marvel e há uma ótima luta entre o Hulk Zumbi e o Coisa Ultimate. Ao final protegidos por Magneto o quarteto e os sobreviventes são teleportados para o universo Ultimate. Magneto era o único que podia destruir todo o prédio de uma forma tão intensa que não haveria maneira dos Zumbis Marvel se teletransportarem. Mas para isso ele teve que se sacrificar para salvar os humanos sobreviventes. Este arco de histórias é muito foda! Tenho vários motivos para gostar desta história. O primeiro foi a grande sacada de Millar em conduzir o leitor para um caminho e seguir por outro. Desde a capa da revista em que vemos os dois Reed Richards pensamos que vai ser um crossover com a terra 616 e que teremos aquela boa e velha fórmula usada repetidadamente em que os heróis trocam ums tabefes e se unem para derrotar uma ameaça em comum. Felizmente o caminho foi outro e temos um crossover bem interessante com os quartetos trocando de universo. O Universo Marvel Zumbi é apresentado como algo muito triste e assustador. Nesta primeira história não há o bom humor presente nas séries posteriores de Zumbis Marvel. O único bom humor ali é o dos confiantes membros do Quarteto Fantástico Ultimate. A narrativa da história é cinematográfica e a arte de Greg Land deu uma grande força para isso acho que as cenas mais impactantes são as cenas do início da contaminação e a do sacrifício final de Magneto. A escolha de Magneto como herói em um mundo repleto de Zumbis Marvel foi perfeita. Magneto é o melhor vilão da Marvel de todos os tempos, se brincar é o melhor do universo dos super-heróis. Você consegue se identificar com ele você consegue entender porque ele é daquele jeito e em várias histórias você não o consegue enxergar como vilão. E esta história mostra mais uma vez o porquê disso. Não há mais a divisão humanos e mutantes apenas a divisão entre vivos e Zumbis. E os vivos só estão vivos porque Magneto lutou pra que eles estivessem assim. Dificilmente humanos comuns teriam chances contra Zumbis superpoderosos e que são capazes de pensar. Curioso é que foi justamente o Magneto Ultimate que iniciou o Ultimato dos heróis (mas isso é outra história). A panini ao publicar acertou na tradução da história como "O Outro Lado no Espelho" mas errou feio ao não dar destaque para esta história em nenhuma das capas. Penei um pouquinho para descobrir em que revistas esta história em três partes foi publicada. Em outra oportunidade falo sobre o outro arco do Quarteto Ultimate com o Quarteto Zumbi (lembram que eles foram contidos dentro do universo ultimate?) e das outras séries de Zumbis Marvel (Uma das coisas mais divertidas que a Marvel já fez e que teve sua origem neste arco escrito por Mark Millar).
Capas de Marvel Millennium Homem-Aranha 56 a 58 onde esta história Fantástica do Quarteto foi publicada no Brasil
O Outro Lado do Espelho (Crossover)
Publicada originalmente pela Marvel em Ultimate Fantastic Four 21 a 23 (2005) nos EUA e aqui na revista da Panini Homem-Aranha Millennium 56 a 58 (2006)
Roteiro: Mark Millar
Arte: Greg Land