domingo, 20 de dezembro de 2009

Batman e Besouro Verde: O Dia em que Robin lutou contra o Bruce Lee



O seriado de TV do Batman na década de 60 foi uma das melhores coisas que fizeram com o personagem e disseminou a primeira Batmania pelo mundo. Este seriado tem muita coisa bacana e uma delas foi o encontro com o Besouro Verde e Kato. E o Kato na época era interpretado pelo Bruce Lee. Santa pancadaria Batman!

Besouro Verde- Abertura

O Besouro Verde é um personagem criado por George Washington Trendle, que também criou o herói Lone Ranger. Lone Ranger, ficou conhecido aqui no Brasil com o nome de Zorro (mesmo nome do herói de capa e espada que foi uma das inspirações para criação do Batman) o que deixou as pessoas um pouco confusas sobre o personagem. Ele era um herói mascarado que combatia o crime utilizando armas carregadas com balas de prata, montado em seu cavalo Silver e tinha como aliado, o amigo de infância, índio Tonto (que de Tonto só tem o nome) que seguia montado em seu cavalo Scout. Tanto Lone Ranger, quanto Besouro Verde surgiram inicialmente nas rádios e depois foram adaptados para outras mídias. Os personagens também são parentes: Lone Ranger é tio-avô do Besouro Verde.

Lone Ranger- Abertura

No mesmo período que o seriado cômico do Batman explodiu a primeira Batmania, a Fox resolveu criar um seriado com a mesma estrutura seguindo uma abordagem mais séria. O Besouro Verde, que surgiu na rádio na década de 30, foi adaptado em um seriado de TV por Willian Dozier, mesmo produtor da série do Batman. Na série, Britt Reidt (interpretado por Van Willian), sobrinho-neto do Lone Ranger, é um homem rico, dono e editor de um jornal: O "Sentinela Diária", o que ninguém sabe porém é que Britt Reidt também é o vigilante mascarado combatente do crime conhecido como Besouro Verde! O Besouro Verde contava com a ajuda de Kato (interpretado por Bruce Lee) que trabalhava como chofer e também combatia o crime utilizando suas habilidades marciais.



Diferente do Batman, que era idolatrado pela polícia e moradores de Gotham, o Besouro Verde era considerado um criminoso pela população, pela polícia e também pela imprensa que perseguia constantemente o herói com diversas acusações. Os heróis também tinham o seu veículo de combate ao crime, que se chamava "Beleza Negra". O grande destaque da série foram as lutas feitas por Bruce Lee que se empenhou bastante em mostrar suas habilidades marciais nesta oportunidade de fazer um seriado de TV na américa.

Besouro Verde- Cena de luta de Kato

A primeira aparição de Besouro Verde e Kato no seriado do Batman, foi na janela onde passaram diversos artistas famosos na série.

Batman e Robin encontram Besouro Verde e Kato na janela

O segundo encontro aconteceu em um episódio duplo seguindo a fórmula de heróis tendo desentendimentos e depois de aliando contra um inimigo em comum. No primeiro episódio "Um pouco de ação" Besouro Verde e Kato atacam misteriosamente a tipografia de estampas cor-de-rosa da senhorita rosada. Após ser informado do acontecido, Batman e Robin pensam que o Besouro Verde está tramando algum crime, enquanto Besouro Verde e Kato se concentram em resolver sua atividade em Gotham, preparados para um confronto físico com a interferência da dupla dinâmica. Bruce Wayne e Britt Reidt são apresentados como amigos de infância e rivais que disputam a resolução do caso, além do interesse pela senhorita rosada. Durante o episódio é revelado o verdadeiro vilão chamado Coronel Cola, colecionador de selos e mestre dos disfarces, que estava interessado em um selo raro do pai da senhorita rosada. Besouro Verde e Kato caem em uma armadilha preparada pelo Coronel Cola. Pouco tempo depois Batman e Robin ficam presos em papel pega mosca e o Coronel Cola revela que, Besouro Verde e Kato serão imprensados, gomados e perfurados em uma máquina gigante para serem transformados em selos. Batman imobilizado e desesperado solta a pérola: "Seu satânico estampa homens!" e é dado o gancho para o segundo episódio do encontro.

Batman- Abertura do seriado

No segundo episódio "A alegria de Batman" após fazer a besteira de soltar Batman e Robin, Coronel Cola escapa sequestrando a senhorita rosada. A flexibilidade de Kato e Besouro Verde e o uso do ferrão do besouro, uma arma em forma de bastão, permitiram que eles escapassem da armadilha. Batman demonstra seus conhecimentos científicos falando sobre o espectro microscópicode alta periculosidade, enquanto Robin fica surpreso no quanto ele é entendido. Besouro Verde e Kato questionam as capacidades dos heróis, que permitiram que a senhorita rosada fosse sequestrada e partem na busca de salvar a senhorita e prender o vilão. Batman utiliza seus dotes olfativos e encontra uma pista deixada pela senhorita rosada em uma sopa de letrinhas feitas de talharim que tiveram algumas letras estrategicamente comidas pelo cachorro da senhorita. Depois, Batman coleta as letras e coloca no Batcomputador que decifra o código, depois de acionado o botão digestivo, revelando os planos do vilão. Batman prepara uma armadilha para o vilão atacar. Senhorita rosada em conversa com o comissário Gordom, após ter escapado sozinha de seu cativeiro, fala sobre a sua teoria de que na verdade Bruce Wayne é o Besouro Verde e que Britt Reidt é o Batman. Todos se dirigem para o local da armadilha onde as duas duplas se enfrentam definitivamente. O resultado, você confere a seguir:

Batman e Robin vs Besouro Verde e Kato

O único resultado que iria satisfazer os fãs das duas séries seria este, e assim foi feito. Este encontro entre os dois personagens foi também a última tentativa do criador das duas séries em manter o seriado do Besouro Verde que estava com baixa audiência nos Estados Unidos, em compensação em Hong Kong o seriado foi o maior sucesso e ficou conhecido como o "Show de Kato". Depois de uma longa temporada com 26 episódios, a série do Besouro Verde foi cancelada.

Só uma curiosidade: Burt Ward, o Robin, era faixa preta em Karatê e vizinho de Bruce Lee, eles conversavam e saiam juntos com suas famílias, em declarações Burt o definiu como "Uma pessoa divertida e energética" e de que durante as gravações "sua velocidade e precisão eram inigualáveis, ele trabalhou duro para tornar não só eu, mas todo mundo no set um profissional e atleta incrível". Durante as gravações Burt estava morrendo de medo, já que era comum ele se machucar muito (muito mesmo, pense num cabra pra apanhar!) na série. para saber mais curiosidades sobre a série, vocês podem perguntar diretamente ao Burt. Santo Twitter Batman! O Robin do seriado está no Twitter é só seguir @BurtWardLive. Fiquei pensando agora como seria divertido um confronto de Robin com Rajini Kanth.

Rajini Kanth- Parte 1

Rajini Kanth- Parte 2

Bruce Lee teve dificuldades em sua carreira em Hollywood por conta da xenofobia dos americanos, que não aceitavam um herói asiático. Bruce Lee estava sendo escalado sempre para fazer o papel de coadjuvantes e quando surgia uma oportunidade de fazer o papel principal, como na série Kung Fu idealizada por ele, os produtores preferiram pegar um ator americano e puxar seus olhos para interpretar o papel de um chinês. Inconformado com o modo como estava sendo tratado e a forma estereotipada dos chineses em filmes americanos, Bruce Lee voltou para China e realizou diversos filmes que tornaram sua fama mundial e faleceu em 1973 após tomar um analgésico no apartamento da atriz Betty Ting-Pei. Bruce Lee morreu mas deixou um legado que foi seguido pelos seus filhos: Brandon e Shannon.



Brandon Lee, filho mais velho de Bruce Lee, nasceu nos Estados Unidos e foi educado pelo pai no Jeet Kune Do até os oito anos, quando seu pai faleceu. Optou por priorizar suas habilidades como ator, as Artes Marciais para Brandon Lee ficavam sempre em segundo plano. Fez poucos filmes, dentre eles: "Rajada de Balas" e "Massacre no Bairro Japonês". Os filmes que abriram caminho para o papel de protagonista no filme do Corvo. O Corvo é um personagem de quadrinhos criado por James O'Barr, mostra a história de um homem que é assassinado violentamente junto com a esposa e volta do mundo dos mortos para se vingar guiado por um corvo. Brandon ficou muito empolgado com o papel, se dizia predestinado a fazer este personagem e se empenhou ao máximo para fazer este filme. Infelizmente, houve um acidente com uma arma e Brandon Lee morreu durante as filmagens em 1993.

Coringa vs Corvo

Coincidentemente a maquiagem e roupa do Coringa, interpretado por Heath Ledger, é muito parecida com a do Corvo. Outra coincidência é que Heath Ledger morreu com o uso de medicamentos no apartamento de uma atriz famosa da mesma forma que Bruce Lee em 1973. Para completar as coincidências Brandon Lee e Heath Ledger morreram com a mesma idade: 28 anos e seus papéis mais significativos são personagens de histórias em quadrinhos. Ironicamente, o primeiro filme que Brandon Lee fez foi o longa metragem da série Kung Fu, onde contracenou com David Carradine, falecido ator que pegou o papel idealizado para Bruce Lee inicialmente. Outra ironia é que David Carradine iria protagonizar também o filme de Artes Marciais "Círculo de Ferro" que tem como base o roteiro de "A Flauta Silenciosa" escrito por Bruce Lee.

Brandon Lee vs David Carradine

Shannon Lee, filha mais nova de Bruce Lee, nasceu nos Estados Unidos e morou em Hong Kong até o dia em que seu pai faleceu em 1973, quando voltou a morar nos Estados Unidos com sua mãe até a sua fase adulta. Se formou como atriz e cantora e estreou sua carreira em 1993 no filme em homenagem ao seu pai e dedicado ao seu irmão (que faleceu no mesmo ano) "Dragão: A História de Bruce Lee" onde fazia o papel de cantora. Shannon participou de séries de TV, fez filmes de Artes Marciais como "Operação Águia" em 1998, além de ser presidente da Fundação Bruce Lee e trabalhar seus dotes artísticos como cantora chegando a gravar um álbum junto com a banda "Medicine" em 2003.




Acredito que ela não tenha seguido com os filmes de ação para se dedicar ao seu trabalho com música, já que seus últimos trabalhos estão mais relacionados a esta área e também para cuidar de sua filha Wren que nasceu em 2003. Ela também é produtora executiva da série em 50 capítulos que estreou durante as olimpíadas em 2008 "The Legend of Bruce Lee" que conta a história de seu pai. Cheguei a assistir o filme Operação Águia, é um filme com roteiro fraco, efeitos especiais toscos, mas é bem divertido, boa parte desta diversão se deve a Shannon Lee e as cenas de luta que ela protagoniza.

Shannon Lee- Luta 1

Shannon Lee- Luta 2

Bruce Lee abriu as portas da América para o Kung Fu e artistas marciais/atores influenciados por ele como Jackie Chan, Chuck Norris e Jet Li. Este primeiro vídeo mostra a segunda aparição de Jackie Chan em um filme de Bruce Lee, no filme "Operação Dragão" onde ele faz o papel de um capanga que tenta agarrar Bruce Lee. A primeira aparição de Jackie Chan foi no filme "A Fúria do Dragão", onde ele leva um pontapé de Bruce Lee e é atirado pela janela. Depois disso Jackie Chan fez alguns papéis de personagens parecidos com os que Bruce Lee interpretava e depois teve mais liberdade adicionando elementos cômicos em seus filmes, o que o tornou famoso inicialmente na China e depois no mundo inteiro.

Bruce Lee vs Jackie Chan

Bruce Lee convidou o artista marcial Chuck Norris após conhecê-lo em uma demonstração de Karatê. No filme "O Vôo do Dragão" Bruce Lee e Chuck Norris protagonizam uma das melhores lutas já filmadas. Depois deste filme, Chuck Norris foi encorajado a ter aulas de atuação, e passou a estrelar seus próprios filmes onde obteve sucesso e construiu sua carreira. Depois disso vieram os facts...

Bruce Lee vs Chuck Norris

Jet Li construiu uma carreira sólida tanto nas artes marciais quanto no cinema. Foi diversas vezes comparado a Bruce Lee e no filme "Viver ou Morrer" Jet Li faz uma homenagem a Bruce Lee arrebentando com os alunos de uma escola de artes marciais, assim como Bruce Lee fez no filme "A Fúria do Dragão". Esta cena do Bruce Lee é a resposta dele para os xenófobos.

Bruce Lee vs Escola Japonesa

Jet Li vs Escola Japonesa

Mesmo com a morte, Bruce Lee continuou sendo retratado como o grande mestre das artes marciais e teve alunos em seus filmes. No filme "Retroceder nunca, render-se jamais" um jovem saco de pancadas chamado Jason é treinado pelo espírito de Bruce Lee para derrotar o russo Ivan Kraschinsky, interpretado por Van Damme.

Retroceder Nunca, render-se jamais!

Nos filmes "O Último Dragão" e o "Quinto Elemento", os personagens Leroy e Leeloo aprendem artes marciais com os filmes de Bruce Lee através de mímese.

O Último Dragão

O Quinto Elemento

Os personagens Fei Long, da série de games "Street Fighter" e Liu Kang, da série de games "Mortal Kombat" foram inspirados em Bruce Lee. Durante a escolha de elenco do filme "Mortal Kombat", Bruce Lee perdeu para o Robin. Explicando: Jason Scott Lee, ator que fez o papel de Bruce Lee no filme Dragão: "A História de Bruce Lee", não conseguiu o papel de Liu Kang, que ficou com o ator Robin Shou. Para deixar bem claro: Jason Scott Lee não tem parentesco com Bruce Lee, Stan Lee ou Pamela Anderson Lee.

Street Fighter- Ryu vs Fei Long

Liu Kang- Fatalities

Mesmo hoje, Bruce Lee se encontra e luta com um personagem de história em quadrinhos. Vejam esta animação em que Bruce Lee luta contra o Homem-de-Ferro:

Bruce Lee vs Homem-de-Ferro

Besouro Verde, Bruce Lee, Kung Fu, Batman... Marcaram toda uma geração. Felizmente, existem algumas crianças que depois de crescidas se tornam grandes diretores de cinema, com filmes autorais e conseguem fazer uma bela homenagem aos personagens e pessoas que tanto admiravam quando criança.

Kill Bill- A Noiva vs 88 Loucos

Kill Bill- Cena Deletada

Pulp Fiction- Batusi

Batman, principalmente na década de 70, foi mostrado como uma pessoa que treinou com os maiores mestres de artes marciais do mundo, desenvolvendo sua própria técnica de luta com o objetivo de imobilizar o oponente o mais rápido possível. Batman também é mostrado como uma pessoa disciplinada, perfeccionista, inteligente e determinada em seu objetivo. Submetendo-se a treinos rigorosos na busca de melhorar seu desempenho cada vez mais. Todas estas características apresentadas no Batman, tembém se aplicam a Bruce Lee. Bruce Lee depois de treinar artes marciais orientais e ocidentais acabou desafiando e vencendo grandes mestres desenvolvendo seu próprio estilo de luta: O Jeet Kune Do.



Jeet Kune Do vs Kung Fu tradicional

O Jeet Kune Do é um sistema de artes marciais desenvolvido por Bruce Lee que sintetiza estilos de luta como: Boxe, Esgrima, Judô, Muai Tai, Wing Chun entre outros estilos. Mais do que isso, o Jeet Kune Do é uma filosofia de vida em que Bruce Lee descreve suas pesquisas vindas de suas experiências como filósofo e artista marcial. O Jeet Kune Do, hoje Fan Jeet Kune Do ou "O modo de Bruce Lee interceptar o punho" foi descrito no livro "O Tao do Jeet Kune Do" escrito por Bruce Lee (ou Lee Jun Fan, seu verdadeiro nome), em um período em que estava seriamente machucado e desacreditado pelos médicos de que poderia voltar a andar algum dia. O livro apresenta a filosofia do Jeet Kune Do com referências de filosofias ocidentais, Lee se formou em Filosofia nos EUA, e orientais em meio aos mais de 2000 livros da biblioteca pessoal do autor, além de reunir a sistematização de suas experiências de vida como filósofo e lutador marcial. O Tao do Jeet Kune Do vendeu mais de um milhão de cópias e está disponível para venda na editora Conrad.





Demonstração de Bruce Lee

Bruce Lee lutou para manter suas escolas enfrentando a xenofobia dos americanos, que não gostavam de Bruce Lee dando aulas de artes marciais para celebridades e xenofobia dos chineses que não admitiam que Lee passasse os ensinamentos para os ocidentais, ainda mais para mulheres. Lutou para se tornar o maior artista marcial de todos os tempos, onde venceu todos os desafiantes que surgiram querendo testar suas habilidades. Lutou para poder se casar com a mulher que amava enfrentando a discriminação racial. Lutou para ter reconhecimento em seus filmes, não se submetendo ao modo estereótipado como os chineses estavam sendo mostrados. Lutou para escrever seu livro e conseguir dinheiro para manter sua família. Lutou para espalhar a filosofia e as artes marciais do oriente no ocidente. Lutou contra a torção de um nervo sacral nas costas e, mesmo sendo desacreditado, se recuperou e voltou a lutar. Bruce Lee lutou até o fim da vida.


Bruce Lee morreu, mas se tornou uma lenda e um ícone da cultura pop mundial, assim como o Batman. Falando em Batman, acredito que Bruce Lee poderia ser o Bruce Wayne. Toda esta escalada na carreira de Bruce Lee teve como um dia importante, o dia em que o famoso cabelereiro Jay Sebring, durante um campeonato de Karatê indicou Bruce Lee para Willian Dozier, que estava escolhendo o elenco para o seriado do Besouro Verde. Jay Sebring havia presenciado uma luta de Bruce Lee em que ele derrotou o campeão olímpico americano Ed Parker com seu famoso soco de uma polegada, arremessando-o longe. Willian Dozier depois de ver um vídeo demo de Bruce Lee, o chamou para interpretar um papel em Besouro Verde. Surgia neste dia Kato, o herói mascarado combatente do crime e o desconhecido Bruce Lee se tornou o conhecido Bruce Lee. Tudo graças ao fiel mordomo Alf... Ops, Jay Sebring, o cabelereiro da série do Batman e de várias estrelas de Hollywood.




O cabelereiro que indicou Bruce Lee morreu assassinado juntamente com uma das ex-alunas de Lee, a atriz Sharon Tate (esposa do também ex-aluno de Bruce Lee e diretor de cinema Roman Polanski) em 1969. O caso ficou conhecido como Tate-Labianca. No dia 9 de Agosto de 1969 Sharon Tate, que estava grávida de oito meses, e quatro amigos foram assassinados à tiros e centenas de facadas. Na porta da mansão estava escrito com o sangue das vítimas a palavra "Porco". No dia seguinte, dia 10 de Agosto de 1969 o casal de empresários Leno e Rosemary Labianca foi assassinado com diversas facadas, no peito de Leno Labianca foi escrito com um garfo a palavra "Guerra" e nas paredes da casa estavam escritas as palavras com sangue "Nascer", "Porco Político e "Helter Skelter". Depois de uma longa investigação, foram descobertos os responsáveis pelos assassinatos: Charles Manson, mandante dos crimes e quatro de seus seguidores da comunidade hippie conhecida como Família Manson. O significado de Helter Skelter foi descoberto. É uma guerra racial em que os negros matariam todos os brancos e que foi descrita, segundo Charles Manson, na música "Helter Skelter" dos Beatles. Todos os assassinos foram condenados à pena de morte e tiveram a pena comutada para perpétua devido a mudanças nas leis da Califórnia.

Beatles- Helter Skelter

Estamos no século XXI, e uma nova Batmania surgiu com o Begins dos novos filmes do Batman. E novamente o Besouro Verde está prestes a fazer sua estréia nos cinemas deste novo século. Diferente da década de 60, Batman está seguindo uma linha de filmes mais séria enquanto que, por algum motivo decidiram que o filme do Besouro Verde deveria seguir uma abordagem mais cômica. São novos tempos, enquanto hoje qualquer um pode ser um lutador habilidoso e se mover rápido com a ajuda dos efeitos especiais, nos tempos de Bruce Lee ele tinha que se mover mais lento devido à tecnologia baixa das câmeras da época. Nos filmes atuais do Batman, Christopher Nolam está evitando usar a muleta dos efeitos especiais se apoiando em um bom roteiro e com cenas mais verossímeis, enquanto que ao que tudo indica o filme do Besouro Verde vai seguir um caminho inverso. Kevin Smith recusou dirigir este filme, optando por lançar a história que escreveu para os cinemas na forma de quadrinhos, com capas de Alex Ross. Sthephen Chow, diretor e ator dos filmes "Shaolin Soccer" e "Kung Fusão" também se recusou em trabalhar no filme devido a diferenças criativas. E hoje, o filme já tem diretor e atores definidos com o lançamento previsto para o ano que vem. Pelo que foi apresentado até agora, acredito que o que aconteceu na década de 60 com o cancelamento da série vai se repetir novamente, mas espero estar enganado e me surpreender com um bom filme do herói mascarado. Interessante é que no final de "O Cavaleiro das Trevas" Batman passa a ser perseguido pela polícia que nem o Besouro Verde era.



No seriado de TV de Bruce Lee participam os atores: Danny Chan que no filme de Stephen Chow "Shaolin Soccer" interpretou um goleiro usando roupa de Bruce Lee, Mark Dacascos que interpretou O Corvo em um seriado de TV e Michael Jay White que lutou contra David Carradine e interpretou um personagem de quadrinhos que volta da morte chamado Spawn.

Shaolin Soccer- O Goleiro

O Corvo: Uma escada para o céu- Abertura da série

Spawn- Trailer

Danny Chan está fazendo o papel de Lee, a série conta a história de Bruce Lee desde os 9 anos de idade até os 32 quando morreu durante as gravações do filme "Operação Dragão", outros atores marciais participam da série como Gary Daniels, Ernest Miller e o "Darth Maul" Ray Park, no papel de Chuck Norris. O custo da série foi de 7,3 milhões de dólares e além da China, teve locações nos Estados Unidos, Itália e Tailândia. Ainda ouviremos falar muito de Bruce Lee com a chegada deste seriado produzido na China. Para os curiosos, aqui está um trailer da série de TV:

The Legend of Bruce Lee- Trailer da série

Repararam que as músicas são dos filmes Kill Bill e do fanfilm Grayson?

Kill Bill- Trailer

Grayson

Como já teve Batusi neste post, encerro o assunto com a música "Kung Fu Fighting" dedicada ao Bruce Lee e fico aguardando o retorno de Kato no filme do Besouro Verde e a estréia do seriado sobre a vida de Bruce Lee por aqui.

Bruce Lee- Kung Fu Fighting

"Se eu morrer amanhã não terei nenhum remorso. Fiz o que quis fazer. Você não pode esperar mais da vida" Bruce Lee

Namastê!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...