sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Tirando Uma! Top Tiras de Setembro
Hora de conferir as tiras mais acessadas no Tirando Uma em Setembro de 2011:
Então, o que mudou em relação ao mês de Agosto? Não deixem de acompanhar as novidades do Tirando Uma! neste endereço eletrônico: http://tiranduma.blogspot.com/.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
FIQ 2011- TV FIQ: Sidney Gusman
No capítulo anterior "O Cabra" Flávio Luiz apresentou seu trabalho e confirmou presença na FIQ. Vamos ao capítulo de hoje:
TV FIQ: Sidney Gusman
Para participar, grave uma mensagem em vídeo em até 1 minuto para organização do evento através deste e-mail: fiqdirecao@gmail.com falando sobre quem é você, de onde você é, o que vai fazer no FIQ, o que você pretende ver...(não necessáriamente nesta mesma ordem). Para acompanhar a TV FIQ de perto, sintonizem neste canal: http://www.youtube.com/user/tvfiq para acompanhar notícias sobre o evento, visitem este endereço eletrônico: http://fiqbh.com.br/ e para conhecer melhor o trabalho do Sidney Gusman como jornalista visitem o Universo HQ que está há mais de 10 anos no ar neste endereço eletrônico: http://www.universohq.com.br/. Aguardem cenas dos próximos capítulos...
Pensador Louco no Tirando Uma!
Uma grande novidade no Tirando Uma! A partir de agora o portfólio de tiras irá contar com a presença insana do pensador louco Helder Terra! Conheci o autor através do Quadradinhos Ink depois de ele comentar sobre a webcomic Psycho: Cereal Killer e ao visitar o seu blog já me deparo com uma tira da Kessako. Esta tira abaixo, para ser mais específico:
Que posso dizer? Achei muito foda o trabalho e me identifiquei bastante com ele(como dizem por aí: um louco econhece outro)! Eu sei que sou um louco mas seria insano se eu não o convidasse para participar do Tirando Uma! Por enquanto, vocês não irão ver a Kessako no tirando uma, mas não se desesperem! Vocês podem conferir por lá este inédito personagem criado exclusivamente para fazer parte do Tirando Uma! Psicoporco: O caçador de Monstros!
Para conhecer melhor o trabalho do autor visitem estes endereços eletrônicos: http://www.pensadorlouco.com/, onde conhecerão melhor seus personagens, http://algoseperdeu.blogspot.com/,onde conhecerão melhor o autor e o Quadradinhos Ink (sim, estes insanos também convidaram este pensador louco!) neste endereço eletrônico: http://quadradinhosbd.blogspot.com/, onde conhecerão Os Superes. E não deixem de acompanhar o Psicoporco: O Caçador de Monstros, toda Quarta-Feira (ou o dia que for mais conveniente ele publicar seu trabalho), no Tirando Uma! visitando este endereço eletrônico: http://tiranduma.blogspot.com/. Espero em breve apresentar novidades sobre o Helder por aqui e, se tudo der certo, uma das novidades será um trabalho em parceria comigo em Outubro deste ano(tá pertinho, preciso correr pra preparar tudo a tempo).
Simpsons- Brinquedos
Eu fico repetindo o tempo todo que não vou comprar estes brinquedos de fast food mas não resisti e comprei todos os brinquedos dos Simpsons que vi no Rei do Burger! Bem vamos aos fatos que motivaram a comprar: 1-Simpsons 2-Simpsons com os visuais dos episódios de Halloween (incluindo um Alien) 3-Terror 4-Não me lembro de ter nenhum bonnequinho dos Simpsons em minha infância 5-Talvez não seja nenhum destes fatores e eu seja apenas impulsivo com estas coisas (tipo olhei e pensei: Bonecos dos simpsons de Halloween bem baratinhos... Quando irei encontrar algo assim novamente?). :) Agora o mal já está feito e estou com os bonequinhos em casa!
terça-feira, 27 de setembro de 2011
FIQ 2011- TV FIQ: Flávio Luiz
No capítulo anterior da TV FIQ as Ladies falaram de sua participação e mostraram toda a sua beleza.Vamos ao capítulo de hoje:
TV FIQ: Flávio Luiz
Para participar, grave uma mensagem em vídeo em até 1 minuto para organização do evento através deste e-mail: fiqdirecao@gmail.com falando sobre quem é você, de onde você é, o que vai fazer no FIQ, o que você pretende ver...(não necessáriamente nesta mesma ordem). Para acompanhar a TV FIQ de perto, sintonizem neste canal: http://www.youtube.com/user/tvfiq para acompanhar notícias sobre o evento, visitem este endereço eletrônico: http://fiqbh.com.br/ e para conhecer melhor o trabalho Aú, o capoeirista do "Cabra" Flávio Luiz (que estará conosco no evento), visitem este endereço eletrônico: http://www.auocapoeirista.com.br/blog/. Aguardem cenas dos próximos capítulos...
Lançamento: Maturi #3
Hoje estive presente no lançamento oficial da Maturi #3 representando a República dos Quadrinhos. Esta foi a primeira vez que fui para o lançamento da revista no dia do lançamento mesmo! O legal é que durante o lançamento estavam presentes Ivan Cabral (eu o conheci pessoalmente em 2010 durante a visita de Paulo Ramos à Natal) e Gilvan Lira (que tive a oportunidade de conhecer hoje, foi como ganhar na Sena! é difícil encontrar este cara! Ele já deve estar viajando novamente para região norte do país em breve) dois membros do GRUPEHQ que desenvolvem trabalhos muito fodas que admiro e me identifico bastante. Como o público durante o dia do lançamento estava pequeno (considerando a grande movimentação de pessoas que existiu durante o lançamento da Maturi 1 em 2008), tive a oportunidade de conversar muito com eles durante esta noite. Os assuntos foram variados, mas a maioria deles ligado à Arte Sequencial. Apresentei minhas críticas à revista Maturi apresentando pontos fortes e fracos explicando o porquê pessoalmente aos dois (foi uma conversa bem humorada e produtiva). Conversei também sobre como conheci o GRUPEHQ e bati na tecla de que o GRUPEHQ precisa desenvolver trabalhos de estudo e pesquisa em quadrinhos que envolvam as pessoas interessadas em Arte Sequencial. Também conversamos sobre as coisas boas (como o grande número de publicações de HQs) e coisas ruins (tem bastante coisa, querem que faça uma lista?) da produção de quadrinhos no estado.
Maturi #3?
Humm interessante! Vou comprar!
O emocionado Elinaldo conversando com Gilvan Lira
Vejam toda e emoção do Elinaldo quando o Ivan Cabral autografou a revista dele
Gilvan lira autografando a revista
Este dia vai ficar na memória do Elinaldo!
É este tipo de reação do público que faz valer a pena continuar trabalhando com quadrinhos
O Theneganiano Kovalewki em uma pose mui elegante!
A fila anda!
E lá vai Ivan Cabral...
...Autografar novamente
E o Gilvan Lira também, claro!
A fila continua andando!
Gilvan Lira e eu ficamos sempre que possível estimulando (ou seja pegando no pé, botando pilha e puxando orelha também) o Ivan Cabral tocar pra frente as suas idéias (falando nisso, lembrei de algo... Ivan Cabral! Se organize para publicar logo estes trabalhos!) como a de publicar uma coletânea de suas tiras e principalmente a publicação de forma impressa de sua dissertação de mestrado sobre Humor Gráfico. Como eu já tenho a minha edição da Maturi #3, comprei uma edição da revista (falando nisso, a Siciliano devia deixar mais visíveis as edições da Maturi para facilitar as pessoas de encontrarem. Levei uns 10 minutos pra achar a edição 3, que deveria estar próxima dos autores, e demorei bastante também quando fui comprar a 2 tempos atrás) para presentear a amiga/artista Paloma Diniz lááá de João Pessoa (devo ir pra lá em breve para conhecer o HQPB) e presenteei o Gilvan Lira com a minha revista Luz nas Trevas: Autor em Crise, para que ele conheça melhor o meu trabalho. Além de mim, o único quadrinhista que encontrou o Ivan Cabral e o Gilvan Lira no lançamento foi o Theneganiano Eduardo Kowalewski (e pra dizer a verdade foi o Gilvan Lira que o encontrou zanzando sem destino certo pela livraria). Aos poucos o público foi chegando para os autógrafos da revista, é um público diferente do que vi em outros eventos e lançamentos de HQs em que estive presente. É um público que conhece muito bem o trabalho dos autores de longa data e que faz questão de estar presente no lançamento de cada trabalho novo. O mais visivelmente emocionado foi o funcionário da Siciliano Elinaldo (não, eu não tenho uma memória tão boa assim, vi o nome no crachá da foto em alta resolução) que parecia uma criança que tinha tirado a embalagem premiada e fazendo uma visita à fantástica fábrica de chocolates de Willie Wonka.
Ivan Cabral autografando a Maturi
Gilvan Lira autografando a revista!
O infame Autor em Crise junto com Ivan Cabral e Gilvan Lira do GRUPEHQ (cara, como eu adimiro o trabalho destes dois mestres da Arte Sequencial)
Momento Mershandising: Gilvan Lira com a revista Luz nas Trevas: Autor em Crise (esta edição é dele) e Ivan Cabral com a Maturi #3 (esta edição vai viajar para João Pessoa e irá das minhas mãos para as de Paloma Diniz) Sim! depois deste Mershandising descarado claro que a venda de ambas as revistas aumentará exponencialmente!
Foi um dia bastante especial para mim por ter tido a oportunidade de conversar bastante sobre quadrinhos com Gilvan Lira e Ivan Cabral (isto não acontece todo dia) e também por ter em mãos uma ótima revista que, tenho certeza que a amiga/artista Paloma Diniz gostará de ter em mãos. Espero encontrar e conversar mais com estes dois grandes mestres da Arte Sequencial em outras oportunidades e de que eles continuem produzindo bastante! Gosto muito do trabalho destes dois e espero em breve falar deles novamente durante o lançamento das próximas Maturis e, se o Ivan Cabral tocar as suas idéias para frente, de lançamentos de livros teóricos, que tenho certeza irão contribuir muito para a Arte Sequencial. Vou continuar acompanhando o trabalho deles e estou na espectativa de ótimos trabalhos vindo dos dois (se fizerem besteira, é difícil mas é possível, já sabem vou dizer na cara hohoho). Sim eu faço isso não porque eu seja um autor maligno (ok eu sou maligno!) mas porque este tipo de diálogo crítico ajuda o crescimento profissional dos autores indepedente de estarem começando agora ou terem anos de experiência (tenho certeza que vários autores do país cresceriam muito mais se passassem a dialogar mais sobre a produção de seus trabalhos de forma sincera). E que venham novas Maturi!
Não sei se já disse isto antes mas Ivan Cabral e Gilvan Lira estavam por lá no lançamento da Maturi #3!
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Addio e Grazie di Tutto Sérgio Bonelli!
Hoje soube através de Sidney Gusman em seu twitter a notícia do falecimento de Sérgio Bonnelli.
Sérgio Bonelli (1932-2011) , editor/autor de quadrinhos, foi o grande responsável por trazer à vida personagens como Tex, Zagor, Mister No e tantos outros através de seu trabalho. Foi uma morte inesperada que pegou todo mundo de surpresa.
No site oficial da Sérgio Bonelli editore, localizado neste endereço eletrônico: http://www.sergiobonellieditore.it/ havia o comunicado do falecimento de Sérgio Bonelli e os sinceros agradecimentos a todos que mostraram afeição neste momento triste para a arte sequencial. O portal TexBR localizado neste endereço eletrônico: http://www.texbr.com/index.html ficará em luto por 3 dias e, em memória e em respeito a tão grande personalidade quadrinhística mundial, terá a sua página inicial apresentada em tons de preto. Maurício de Sousa e seu estúdio também deixaram a sua homenagem ao autor via twitter.
@mauriciodesousa: "Nossa homenagem ao editor italiano Sergio Bonelli, que nos deixou hoje e fará muita falta"
Sempre que penso em Bonneli, Tex e outros Fumetti da Sérgio Bonelli Editore tenho boas lembranças. E de todas as lembranças, a mais forte que tenho é a de meu pai. Meu meu pai amava ler os fumetti do Tex e tinha uma coleção enorme do personagem.
Pra dizer a verdade, eu nunca gostei muito do personagem Tex. De todos os personagens da Sérgio Bonneli Editore os meus preferidos são Dylan Dog, Júlia e Martin Mystere (atualmente somente Júlia está sendo publicada no Brasil mas com um lenga lenga sobre cancelar ou não e sem o tratamento que a revista merece).
Tenho poucas lembranças de meu pai pois ele morreu de câncer muito jovem (mais jovem do que a idade que tenho hoje) e eu era muito novo quando isto aconteceu. Algumas vezes consigo me lembrar do rosto de meu pai, de sua grande coleção de Fumetti que meu tio ficava dizendo sem parar que era muito legal.
Este ano quando estive visitando a Comic House para o lançamento de minha revista, meus tios estavam presentes por lá. E de todas as revistas que estavam nas preteleiras os meus tios foram direto para os Fumetti de Tex. E neste momento eles se desligaram um pouco do mundo e voltaram ao período em que meu pai estava vivo e no quanto ele gostava destes quadrinhos do Tex (e outras lembranças agradáveis surgiram em meio à conversa). Foi um dia bem importante para mim por vários motivos.
Sérgio Bonelli é um autor que admiro pela sua história, pelo seu trabalho... Por tudo! Ele proporcionou ao meu pai e a mim um mundo fantástico de aventuras presentes no Fumetti. Hoje eu ainda prefiro ler Dylan Dog, Júlia e Martin Mystere... Mas o Tex Willer continuará sendo o maior de todos os heróis do Fumetti porque ele me trouxe algo muito importante e que não tem preço: As lembranças sobre o meu pai.
Addio e Grazie di Tutto Sérgio Bonelli!
FIQ 2011- Documento em prol da valorização dos Quadrinhos no Brasil
Pensando na importância do crescimento editorial, bem como o reconhecimento que autores brasileiros estão ganhando internacionalmente, O FIQ abre espaço para o lançamento de um documento em prol da valorização dos quadrinhos no Brasil. A idéia é consolidar, com critérios específicos, a participação dos quadrinhos no PNBE, além da criação de uma categoria do segmento nos Prêmios Jabuti e Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil- FNLIJ.
O Documento estará disponível durante todo o evento, para quem quiser assinar (convidados, editores, expositores e visitantes), e circulará pela internet, alcançando quem não puder ir ao FIQ. Ele será encaminhado, pela organização do festival, ao Ministério da Educação, Câmara Brasileira do Livro e pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Soube desta informação importantíssima através do Facebook do FIQ neste endereço eletrônico: http://www.facebook.com/festivalinternacionaldequadrinhos para mais informações sobre o evento sigam o twitter @fiq_bh e o site oficial neste endereço eletrônico: http://fiqbh.com.br/. Adianto que farei questão de assinar o documento e que esta é uma ótima iniciativa da organização do evento considerando o que aconteceu este ano no país, em se tratando de valorização dos quadrinhos e educação.
FIQ 2011- TV FIQ: Lady's Comics
No capítulo anterior da TV FIQ a colorista Cris Peter falou de suas espectativas sobre o evento e apresentou uma de suas malinhas de viagem (com variações de cores ao longo do vídeo). Vamos ao capítulo de hoje:
TV FIQ: Lady's Comics
Para participar, grave uma mensagem em vídeo em até 1 minuto para organização do evento através deste e-mail: fiqdirecao@gmail.com falando sobre quem é você, de onde você é, o que vai fazer no FIQ, o que você pretende ver...(não necessáriamente nesta mesma ordem). Para acompanhar a TV FIQ de perto, sintonizem neste canal: http://www.youtube.com/user/tvfiq para acompanhar notícias sobre o evento, visitem este endereço eletrônico: http://fiqbh.com.br/ e para conhecer o trabalho destas Ladies, visitem este endereço eletrônico: http://ladyscomics.com.br/. Aguardem cenas dos próximos capítulos...
Assinar:
Postagens (Atom)